Góoc: um case de sucesso, uma lição de vida

espaco.jpg


Góoc significa raiz. Não há como conhecer uma empresa sem conhecer suas raízes. Thai Q. Nghia tinha 21 anos e vivia num Vietnã assolado pela ditadura e repressão. Em 1979, um petroleiro da Petrobras encontrou um barco de pesca em alto-mar no sudeste asiático. Thai Q. era um dos tripulantes.

Refugiado no Brasil, o vietnamita venceu a solidão e muitas barreiras culturais. "Eu iniciei minha vida sozinho no Brasil negativamente: mudo, não falava português; surdo, não entendia nada; cego não sabia onde estava e para onde deveria ir", lembra. Mesmo assim, não desanimou. Estudou por um tempo Matemática na USP, mas foi por uma dívida que descobriu sua vocação.destaque.jpg

"Em 1986, estava estudando e trabalhando quando emprestei dinheiro a um amigo. Era o final do Plano Cruzado, ele quebrou e fez o pagamento do empréstimo com bolsas. Fui obrigado a sair na rua para vendê-las para recuperar o dinheiro. Vendia as bolsas em Cotia (SP) e Itapevi (SP) e comecei a ganhar dinheiro com isso. Pensei: "isso é legal!". Passei a comprar mais bolsas e continuei vendendo. Um tempo depois, achei melhor parar de trabalhar e pedi demissão. Não me deixaram sair. Em vez disso, queriam me promover. Saí assim mesmo e decidi montar meu negócio. O trabalho foi tomando tanto meu tempo que não conseguia me concentrar nos estudos e abandonei o curso no terceiro ano", contou em entrevista a Catho.

Com seu sonho de liberdade e espírito empreendedor, o jovem fundou o Grupo Domini, responsável por criar marcas como Goóc, ômely e Koan.

A Góoc (ex-Yepp)  é o carro-chefe, trabalhando com calçados e acessórios confeccionados com 70% de produtos reciclados. Mais de 1.000.000 de pneus usados já foram reutilizados na produção de solados. "Também é importante a inclusão, aceitar o que as outras pessoas não aceitam, como o lixo. Trabalhar com um material que ninguém quer mais", complementa. A energia para alcançar metas e vencer desafios não pára aí. "Cada cidadão brasileiro terá um par de chinelos Goóc", projeta Thai Q., prospectando 210 milhões de pares até 2014.

Góoc: www.gooc.com.br

Natural Fashion: eco-fashion cooperado

22:19 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
                    natural4.jpgnatural1.jpgnatural3.jpgnatural2.jpg

O Consórcio Natural Fashion foi fundado em abril de 2000, na cidade de Campina Grande, Paraíba, gerando cerca de 850 empregos diretos e indiretos. Tendo como objetivos principais fortalecer as empresas têxteis e de confecções e ajudar a enfrentar a concorrência acirrada no mercado externo, a cooperativa iniciou o plantio de algodão colorido (com melhoramento genético).

No começo eram 10 hectares de produção. Hoje a matéria-prima vem de 2000 ha de plantio. O fio é tecido em uma pequena empresa local, a Entrefios. O trabalho de tecelagem é feito com diversas parcerias, incluindo empresas têxteis de Sergipe e Pernambuco.

As inspirações para coleções surgem do imaginário e cotidiano nordestinos, com cores que lembram muito as nuances sertanejas e o aspecto rústico da região. Os produtos (roupas, acessórios, artigos de cama, mesa e banho e até brinquedos) estão a venda em todo o país. No site a localização é feita por estados. .

Natural Fashion: www.naturalfashion.com.br

This Bulb: uma idéia iluminada

21:39 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários






Desligar a luz quando sair de um ambiente deve estar na cartilha pessoal de cada um. Mas quando se trata de eficiência energética (que significa consumir energia de maneira econômica, sem desperdícios), mudanças de hábitos de consumo podem ser importantíssimas.

De acordo com o INEE (Instituto Nacional de Eficiência Energética), uma lâmpada incandescente comum tem uma eficiência de 8% (ou seja, 8% da energia elétrica usada é transformada em luz e o restante aquece o meio ambiente). A eficiência de uma lâmpada fluorescente compacta, que produz a mesma iluminação, é da ordem de 32%.

Como o preço da lâmpada eficiente é entre 10 a 20 vezes mais caro do que a comum, a decisão de qual delas comprar dependerá de fatores econômicos que consideram a vida útil de cada uma e a economia proporcionada na conta de luz.



O filme "This Bulb", da National Geographic, reforça a importância do uso consciente de fontes energéticas, com o apelo de "mude uma lâmpada, mude o mundo". Advogando para a causa, as atrizes Natalie Portman, Kyra Sedgwick e a modelo Chloe Sevigny. A trilha ficou por conta de Aimee Mann.



INEE: www.inee.org.br  


 

Appel & Frank: festa para compras eco-chic


appelfrank.jpg



Karen Appel e Jody Frank são duas fashionistas de São Francisco (EUA). Juntas criaram a Appel & Frank, uma empresa que organiza e realiza eventos de moda na cidade. Para o dia 27 de setembro, elas programaram o primeiro Eco-Chic Shopping Event. O agito rola em horário de happy hour, no Regency Center, com 65 designers independentes e ecologicamente corretos.

Para dar uma pausa, um lounge-café foi projetado todo em móveis de materiais sustentáveis. O próprio cafezinho é comprado de produtores próximos, reduzindo a emissão de poluentes no transporte. Se o stress ainda não tiver ido embora,  a dica é conferir também tratamentos de spa que incluem ingredientes e drinks naturais.

O passaporte para essa small trip urbana custa U$10 (podendo ser comprado online, no próprio site das meninas, ou no local), que serão repassados para a ONG Friends of the Urban Forest (que planta árvores e dá palestras sobre preservação ambiental). As primeiras 300 compradoras que chegarem ao evento ganharão uma shopping bag com ícones verdes.

Appel & Frank: www.appelandfrank.com

Action Blog Day: comunicação pelo verde






"O que aconteceria se todo blog publicasse um post discutindo o mesmo tema, no mesmo dia?". Para responder essa pergunta, dia 15 de outubro acontecerá o primeiro Blog Action Day. A idéia é unir esforços dos blogueiros antenados ao redor do planeta para falar de assuntos relacionados ao meio ambiente.


"Nós queremos mostrar o potencial e o poder da comunidade de blogs, que é uma comunidade fragmentada mas com tamanho, extensão e diversidade incríveis. Aproximando todos por um dia, nós podemos ver o quanto pode ser conseguido, e o quanto podemos ser ouvidos", disse Collis Ta'eed, blogueiro australiano e co-fundador do movimento.


O evento será uma constante no calendário virtual, com edições anuais. Para participar é simples. O cadastro pode ser feito no próprio site. Depois é só publicar um post no seu blog (na data do Blog Action Day) sobre um assunto de sua escolha que envolva o meio ambiente. Os mais altruístas podem doar os ganhos com propagandas para ONGs e entidades de proteção ambiental.


Blog Action Day: www.blogactionday.org

Guadua Bambu: decoração e paisagismo sofisticados e naturais


bambulounge.jpg


A dupla de arquitetos gaúchos André Chaluppe e Alex Klein criaram em 2002 a Guadua Bambu. Na época estudantes da UFRGS, eles começaram o trabalho na área de construção e ambientação de espaços com bambu.

De lá para cá, já participaram de eventos como a Mostra de Paisagismo Iguatemi (foto acima) e realizaram trabalhos para várias empresas de diversos setores. Os ambientes sempre aconchegantes são só parte do trabalho dos guris. A sofisticação fica por conta dos detalhes e do acabamento impecável. Biombos, duchas, armario.jpgfontes e luminárias são alguns elementos do portfolio variado dos designers, que também realizam projetos sob medida. O kit Quiosque é multifacetado, servindo tanto para fazendas, casas de praia ou estabelecimentos comerciais.

O atelier, localizado em Porto Alegre, tem espaço destinado para cultivo de mudas de seis espécies diferentes de bambu - que podem ser adquiridas no local. Além dos produtos, a empresa oferece serviços como aluguel de objetos para eventos, cursos de capacitação e palestras para interessados em aprender essa arte milenar decorativa.

Guadua Bambu: www.guadua.com.br

Cânhamo é proposta de consumo inteligente na moda

21:56 by Fernanda Vasconcelos Torres 5 comentários
A preocupação com o planeta e o aumento do consumo acabou gerando foto1.jpgum número maior de pesquisas no setor têxtil, fazendo com que antigas fibras, como a do Cânhamo, fossem testadas. Mesmo sendo proveniente da controversa Cannabis Sativa, a matéria-prima promete destaque no mercado de malharia.

Alguns resultados apontaram que o filamento é cinco vezes mais resistente que o do algodão e um hectare apenas produz o mesmo que foto2.jpgquatro de eucalipto. Também possui alto valor de absorção, o que facilita o tingimento e a fixação das cores, podendo ser tramado a outras fibras menos resistentes. Sua propriedade biodegradável segue a qualidade cada vez mais exigida pelo mercado.

Na última edição da Pitti Filati, em Firenze, vários lanifícios apostaram no desenvolvimento de produtos a partir do foto3bone.jpgCânhamo, como é o caso da empresa Botto Paola, que lançou o “fio 100% Canapa” (Cânhamo, em italiano), com aspecto rústico, mas superfície macia e sedosa (foto 1).

Outro exemplo é a do lanifício Lora Piana, que o trabalhou na versão 100% e em misturas com outros materiais (foto 2). Marcas renomadas como a Adidas já desenvolveram linhas de produtos específicos com a fibra (foto 3).

Fonte: Núcleo de Pesquisa e Comunicação/UseFashion
Fotos: Reprodução e UseFashion

Look Organics: naturalmente infantil

lookorg.jpg


Produzir roupas infantis que dêem liberdade aos movimentos e sejam bonitas não é fácil. Mas Josie Jesser, designer de Austin (EUA) prestou mais atenção nesse universo após o owner.pngnascimento de sua filha Cate, em 2002. Dois anos depois ela chegava ao mercado com linhas de roupas para crianças com tecidos naturais.


Para a coleção de verão 2007, Josie trabalhou com algodão 100% orgânico da Harmony Art (empresa especializada em tecidos orgânicos com estampas fofas exclusivas). Cores vivas e modelagens confortáveis fazem a cabeça da meninada que aprende a cuidar da natureza brincando.


Look Organics: www.lookorganics.com


Harmony Art (tecidos): www.harmonyart.com

H&M: aposta no algodão orgânico

         lb11_normal.jpgdivided07_6_normal.jpglb23_normal.jpg 


Depois de apostar no universo virtual, a gigante H&M investe na tendência de moda orgânica em sua coleção outono-inverno. O sucesso do teste na estação anterior indicou que o mercado está pedindo opções confortáveis e naturais.barn07_2_normal.jpg


Com linhas especiais para homens, mulheres, adolescentes e crianças, a marca oferece da roupa íntima ao casaco mais pesado para suportar o frio inverno do norte.


"Naturalmente nossos consumidores estão interessados no meio ambiente, mas também é importante estar por dentro das últimas tendências. Estilos românticos combinados com influências esportivas são a chave deste outono, com o jeans como tecido complementar", explica Margareta van den Bosch, designer chefe da H&M.


A fibra do momento é algodão orgânico - e carrega uma etiqueta para fácil identificação dos clientes. Túnicas, vestidos mini são as formas básicas para a coleção feminina. Mamães e bebês podem encontrar desde jeans especiais para gestantes a roupinhas para os pequenos. Na linha masculina, muita camiseta e estilo militar. 

Vestidos estampados para meninas e jeans e camiseta para meninos adolescentes. Túnicas românticas e camisetas com estampas compõe o visual da criançada. Nas cores, muito preto, cinza e azul - seguindo a paleta comportada que conferimos nesse inverno.

H&M: www.hm.com

Swap-O-Rama-Rama: reciclagem com calor humano

sexta-feira, 10 de agosto de 2007 11:23 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

diybag1.jpg


Misture roupas sem uso do armário, máquinas e aviamentos e muita discontração entre amigos. Essa é a idéia do  Swap-O-Rama-Rama, um bazar onde todo mundo pode extravasar seu lado criativo e dar cara nova para o que estava só ocupação espaço no roupeiro.sewerjanome.jpg

“Não há nenhuma beleza na roupa mais finao se gerar fome e tristeza.” Partindo das palavras de Gandhi e preceitos de que reciclar gera um bom karma, o evento de trocas e customização teve início nos EUA e já conquistou adeptos pelo mundo todo, como em Israel e no Canadá.

Cada participante contribui com uma sacola de roupas e acessórios que não usa mais. As peças ficam expostas para seleção de todos. Feito o filtro, o passo seguinte é levar tudo para estilistas, costureiras e outros colaboradores do mundo fashion que estejam participando para trabalhar o look. O resultado são peças únicas e elaboradas.

As contribuições que não encontraram dono são doadas a instituições de caridade locais. Uma alternativa para quem gosta de moda personalizada e contribui para poupar os recursos naturais (e financeiros também). Na finaleira ainda rola um desfile para apresentar as composições montadas. A idéia pode ser reproduzida por quem estiver diposto. No site explica direitinho como levar o Swap para sua cidade.

Swap-O-Rama-Rama: www.swaporamarama.org

Indigenous: eco-fashion com ares dos andes

quarta-feira, 8 de agosto de 2007 17:37 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários

indigenous1.jpg 


Viajando pela América do Sul, Scott Leonard descobriu um tesouro incalculável: o artesanato nativo. Essa diversidade e riqueza cultural retonaram junto a sua bagagem, rumo ao norte da Califórnia. Junto ao seu amigo Matt Reynolds, Scott compartilhou a visão de um mundo orgânico e sustentável, dando origem à Indigenous.indigenous.jpg

Os trabalhos são todos manuais (como bordados e tear),  com mão-de-obra de artesãos indígenas peruanos, de regiões carentes. Alpaca, algodão orgânico, seda (obtida por uma técnica que preserva as larvas do bicho-da-seda), lã merino (de textura mais suave) são algumas das fibras utilizadas nas peças.

A marca desenvolveu o Tencel, uma nova fibra, de fonte renovável, extraída da polpa da madeira e 100% biodegradável. Além disso, o tecido utiliza nano tecnologia para propriedades como absorção, controle da temperatura corporal, suavidade no toque e variações estéticas.

 Indigenous: www.indigenousdesigns.com

Bicicletas de bambu para esportistas ecológicos

sábado, 4 de agosto de 2007 23:05 by Fernanda Vasconcelos Torres 3 comentários

bamboobicycle.jpg


Bicicletas são disparadamente um meio de transporte ecológico. Basta ver o exemplo da bamboosmall.jpgChina e sua transformação visível após a explosão do número de veículos nas grandes cidades. 

Enquanto as pesquisas sobre veículos elétricos ainda estão engatinhando, as bikes são a moda da vez para que curte praticar esportes (e proteger o meio ambiente). Quatro designers já mostraram que incluir materiais de fonte renovável em acessórios bamboobike.jpgdesportivos é possível.

As Bambucicletas do brasileiro Flavio Deslandes (designer formado pela PUC-RJ) ganharam o mundo e são vendidas na Dinamarca. A Calfee Bamboo oferece três opções (pro, tri e cross), de acordo com o nível técnico do usuário, prometendo perfomances eficazes do dia-a-resource.jpgdia até aventuras em terrenos mais exigentes.

Inspirado na idéia da Calfee, o eslovaco Brano Meres desenvolveu a Bamboo MTB Frame, que pesa cerca de 10.7 kg e tem conectores de carbono para redução dos danos em caso de impacto. Ross Lovegrove (que já atuou como designer de marcas de luxo, como Louis Vuitton e Hèrmes) desenvolveu para a Biomega um modelo em bambu com design super clean.  

Bambucicletas: 
Refshalevej 2
1432 Kbh. K
Denmark
Tel: +45 26623292 

Calfee Bamboo: www.calfeedesign.com/bamboo.htm

Brano Meres: www.bmeres.com/bambooframe.htm

Biomega: www.biomega.dk/content.aspx?itemid=50

Arte em Pneus: trabalho social e criação artística

14:32 by Fernanda Vasconcelos Torres 29 comentários

dsc02671.jpg



Pneus usados são um problema? Não para Daniel Beato. O designer de produto recebeu um desafio da Goodyear do Brasil, em 2004, para contemplar os princípios da ecoeficiência, que buscam a utilização de recursos naturais de forma consciente e eficiente, dando uma melhor disposição ao lixo gerado, baseados no princípio dos 3’Rs (Redução do consumo, Reutilização quando não é possível reduzir e Reciclagem quando não é possível reutilizar ou reduzir).

"O conceito principal é retirar pneus do meio ambiente e dar acesso a todos a criação e produção de móveis emborrachados, trabalhando principalmente com jovens e adolescentes, colocando-os em contato com a arte funcional, desviando assim o acúmulo de resíduos sólidos da região, contribuindo com a reutilização de sucatas automotivas e pneus inservíveis, retardando sua disposição e decomposição no meio ambiente prevenindo epidemias causadas pelo acúmulo de lixo", explica no site da ONG Arte em Pneus, criada por ele.568722-9296-cp2.jpgBrinquedos, mesas, bancos e cadeiras foram criados a partir de pilhas de pneus velhos na garagem da casa de Beato. "Daí eu vi aquele monte de pneus lá em casa e percebi que seriam uma boa matéria-prima para esse tipo de produção, já que são descartados em abundância no meio ambiente. Aí comecei a inventar", contou em entrevista recente ao portal Terra.

Com a missão de conscientizar, reeducar e capacitar através de ações sociais para comunidades em desvantagem social, tendo como objetivo promover a reinserção social e educação ambiental, a ONG trabalha com pessoas capacitadas especialmente para essa função, de entidades como os alunos do Orfanato Pão do Pobres de Santo Antônio. No total já são 150 profissionais, que desfrutam de certa autonomia na criação de linhas especiais, como a de bolsas.

Agora o designer planeja mais uma obra ousada: construir sua primeira casa totalmente feita de pneus. Em um terreno de cerca de 1,2 mil metros quadrados em Itaquera, São Paulo, irá ser sede da Arte em Pneus. As fundações serão feitas com concreto DI (Deformável e Isolante), que também é produzido a partir de pneus velhos e será doado por duas empresas. As paredes da casa serão erguidas com pneus inteiros, que, segundo o designer, têm propriedades térmicas - o que evitaria o calor excessivo dentro da construção. Já para o telhado devem ser usados embalagens Tetra Pak ou tubos de pasta de dente. Além disso, Beato planeja construir duas torres de pneus que funcionarão como cisternas para captar a água da chuva. Tudo para aumentar a ecoeficiência do projeto.

"Queremos construir cinco casas nesse terreno, para abrigar escritório, alojamento, sala de aula e depósito da ONG. Acredito que concluiremos as construções ainda em 2008", prevê.

ONG Arte em Pneus: www.arteempneus.com.br

Bush convoca cúpula mundial sobre clima no fim de setembro

13:53 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

nov8bushspeech4.jpg





O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou nesta sexta-feira que seu governo vai sediar uma conferência global sobre mudanças climáticas em Washington no mês que vem.Os Estados Unidos convidaram representantes da ONU, da União Européia e de 15 das maiores economias do mundo, incluindo o Brasil, para uma reunião de alto escalão nos dias 27 e 28 de setembro, de acordo com o convite às autoridades internacionais divulgado pela Casa Branca.

As negociações têm como objetivo preparar um acordo até o final de 2008 para a redução a longo prazo de emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Cientistas dizem que a acumulação destes gases causa o aquecimento global.

"Os Estados Unidos estão comprometidos a colaborar com outras economias grandes para uma contribuição detalhada de uma nova estrutura global até o final de 2008, que contribuiria para um acordo global sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas de Mudança do Clima até 2009", afirma o texto do convite divulgado pela Casa Branca.

Bush mencionou pela primeira vez a vontade de promover uma conferência do tipo em maio, pouco antes da cúpula do G8 na Alemanha.

Além do Brasil, o encontro contaria com a participação de representantes da União Européia, da ONU e delegados de Austrália, Canadá, China, Índia, Indonésia, Japão, México, Rússia, África do Sul e Coréia do Sul.

A reunião também incluiria representantes de quatro países europeus (França, Alemanha, Itália e Grã-Bretanha), além dos delegados da União Européia.

A conferência será mediada pela secretária americana de Estado, Condoleezza Rice.

Na cúpula do G8 em junho, Bush concordou em fazer cortes substanciais e não-específicos nas emissões de gases dos Estados Unidos e negociar um tratado para substituir o Protocolo de Kyoto até 2009.

Fonte: BBC Brasil

Original Truck: reciclar com estilo

quarta-feira, 1 de agosto de 2007 12:20 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários

truck.jpg


Mês passado rolou o 1º Paraná Business Collection. A grife curitibana Original Truck abriu a programação apresentando uma proposta ousada e consciente. Um mix de peças conceituais e ready to wear utilizando viscolycra com papel (um material criado para construção civil com alta resistência) nas roupas e cintos de segurança e lonas de caminhão nos acessórios (bolsas e pochetes).

Com trilha do artista curitibano "O Lendário Chucro Billi Man e Sua Monobanda Orquestra", peças como macacões backot.jpgmultifuncionais (que permitem variadas composições de look) abusaram de cores primárias e neutras, com toques de laranja e dourado (promessas para o verão 2008).

Criada em 1997 pelos estilistas Eduardo Zanon (filho de um dono de transportadora, daí a inspiração) e Tatiana Hadas, a grife faz uma brincadeira com a palavra "truck" e sua prima fonética no português "truque" no nome. De acordo com os empresários, a coleção trabalha com materiais reutilizados que não agridem o meio ambiente e são auto-sustentáveis, seguindo os conceitos primordiais da marca.

Com passagens por feiras descoladas como Mercado Mundo Mix, Mix Bazzar (RS), Babilônia (RJ) e BSB (DF), as primeiras produções da dupla já denunciavam sua preocupação com o meio ambiente, evidenciada nos materiais das peças, como lona de caminhão, câmeras de pneu, mangueiras de incêndio e sacos de batata. Uma pesquisa para produção de um couro vegetal está em andamento.

Convites para participação em feiras internacionais (Itália e Grã-Bretanha) abriram espaço para divulgação da marca, que já resultou em parcerias expressivas como a Osklen, onde desenvolveram parte da coleção de verão.

A Original Truck está localizada na R. Fernando Moreira, 320 - Centro - Curitiba - PR
Fone: (41)30762780 e truck_shop@hotmail.com

O site ainda não está disponível, mas o edereço será www.originaltruck.com.br

Desfile Original Truck: www.paranabusinesscollection.com.br/galerias/original_truck/index.html