Alguns resultados apontaram que o filamento é cinco vezes mais resistente que o do algodão e um hectare apenas produz o mesmo que quatro de eucalipto. Também possui alto valor de absorção, o que facilita o tingimento e a fixação das cores, podendo ser tramado a outras fibras menos resistentes. Sua propriedade biodegradável segue a qualidade cada vez mais exigida pelo mercado.
Na última edição da Pitti Filati, em Firenze, vários lanifícios apostaram no desenvolvimento de produtos a partir do Cânhamo, como é o caso da empresa Botto Paola, que lançou o “fio 100% Canapa” (Cânhamo, em italiano), com aspecto rústico, mas superfície macia e sedosa (foto 1).
Outro exemplo é a do lanifício Lora Piana, que o trabalhou na versão 100% e em misturas com outros materiais (foto 2). Marcas renomadas como a Adidas já desenvolveram linhas de produtos específicos com a fibra (foto 3).
Fonte: Núcleo de Pesquisa e Comunicação/UseFashion
Fotos: Reprodução e UseFashion
2 de setembro de 2007 às 19:46
Infelizmente o preconceito quanto à fibra do cânhamo ainda é muito grande. Eu tenho uma blusa da Osklen feita a partir de Cânhamo e todo mundo que descobre a origem fica com aquela cara de "hum... maconheiro...".
Outro problema é que até hoje, todas as roupas que vi feitas a partir de cânhamo, tinham um preço elevadíssimo.
Abraços!
4 de março de 2009 às 11:36
entao, eu tbm acho que a cabeça das pessoas precisa melhorar quanto a essa ligação, que não deixa de estar correta, mas que não é por ai o caminho.
e quanto a questao de valores mais altos eu acredito que tenha a ver justamente por toda essa confusão da maconha com o canhamo... e pela dificuldade da pessoa poder trabalhar com toda a produção e compra do produto pra fabricação das roupas.
mas assim que puder eu vou comprar só roupas feitas a partir do canhamo, pois afinal elas serão para uma vida toda.
23 de junho de 2009 às 14:18
A cannabis é ha séculos conhecida por ter grande resistência e durabilidade (assim como seus efeitos recreativos), mais do que algodão e outras fibras sintéticas atuais.
Este foi um dos motivos de sua proibição: lobistas das plantações de eucalipto, industrias de petróleo e fibras sintéticas quiseram eliminar este antigo e poderoso concorrente.
O mundo inteiro usava a fibra da cannabis, seja em papel, tecido, cordas de navegações, ela era onipresente. Até a constituição original dos EUA foi escrita em folhas de fibras da planta.
Novidade é a última coisa que ela é.;-)
28 de julho de 2009 às 13:00
"Entre velas, cabos, e roupas, as caravelas de Cabral trouxeram toneladas de cânhamo ao Brasil!"
26 de agosto de 2009 às 20:41
Gostaria de saber onde comprar o tecido canhamo (o mais fino) a preço bom.