Cânhamo é proposta de consumo inteligente na moda

terça-feira, 21 de agosto de 2007 21:56 by Fernanda Vasconcelos Torres
A preocupação com o planeta e o aumento do consumo acabou gerando foto1.jpgum número maior de pesquisas no setor têxtil, fazendo com que antigas fibras, como a do Cânhamo, fossem testadas. Mesmo sendo proveniente da controversa Cannabis Sativa, a matéria-prima promete destaque no mercado de malharia.

Alguns resultados apontaram que o filamento é cinco vezes mais resistente que o do algodão e um hectare apenas produz o mesmo que foto2.jpgquatro de eucalipto. Também possui alto valor de absorção, o que facilita o tingimento e a fixação das cores, podendo ser tramado a outras fibras menos resistentes. Sua propriedade biodegradável segue a qualidade cada vez mais exigida pelo mercado.

Na última edição da Pitti Filati, em Firenze, vários lanifícios apostaram no desenvolvimento de produtos a partir do foto3bone.jpgCânhamo, como é o caso da empresa Botto Paola, que lançou o “fio 100% Canapa” (Cânhamo, em italiano), com aspecto rústico, mas superfície macia e sedosa (foto 1).

Outro exemplo é a do lanifício Lora Piana, que o trabalhou na versão 100% e em misturas com outros materiais (foto 2). Marcas renomadas como a Adidas já desenvolveram linhas de produtos específicos com a fibra (foto 3).

Fonte: Núcleo de Pesquisa e Comunicação/UseFashion
Fotos: Reprodução e UseFashion

5 Response to "Cânhamo é proposta de consumo inteligente na moda"

  1. L.G.B.Paiva Says:

    Infelizmente o preconceito quanto à fibra do cânhamo ainda é muito grande. Eu tenho uma blusa da Osklen feita a partir de Cânhamo e todo mundo que descobre a origem fica com aquela cara de "hum... maconheiro...".
    Outro problema é que até hoje, todas as roupas que vi feitas a partir de cânhamo, tinham um preço elevadíssimo.

    Abraços!

  2. guilherme Says:

    entao, eu tbm acho que a cabeça das pessoas precisa melhorar quanto a essa ligação, que não deixa de estar correta, mas que não é por ai o caminho.

    e quanto a questao de valores mais altos eu acredito que tenha a ver justamente por toda essa confusão da maconha com o canhamo... e pela dificuldade da pessoa poder trabalhar com toda a produção e compra do produto pra fabricação das roupas.
    mas assim que puder eu vou comprar só roupas feitas a partir do canhamo, pois afinal elas serão para uma vida toda.

  3. B! Says:

    A cannabis é ha séculos conhecida por ter grande resistência e durabilidade (assim como seus efeitos recreativos), mais do que algodão e outras fibras sintéticas atuais.

    Este foi um dos motivos de sua proibição: lobistas das plantações de eucalipto, industrias de petróleo e fibras sintéticas quiseram eliminar este antigo e poderoso concorrente.

    O mundo inteiro usava a fibra da cannabis, seja em papel, tecido, cordas de navegações, ela era onipresente. Até a constituição original dos EUA foi escrita em folhas de fibras da planta.

    Novidade é a última coisa que ela é.;-)

  4. Marco Says:

    "Entre velas, cabos, e roupas, as caravelas de Cabral trouxeram toneladas de cânhamo ao Brasil!"

  5. Albertina P. Candido Says:

    Gostaria de saber onde comprar o tecido canhamo (o mais fino) a preço bom.