Bicicletas são disparadamente um meio de transporte ecológico. Basta ver o exemplo da China e sua transformação visível após a explosão do número de veículos nas grandes cidades.
Enquanto as pesquisas sobre veículos elétricos ainda estão engatinhando, as bikes são a moda da vez para que curte praticar esportes (e proteger o meio ambiente). Quatro designers já mostraram que incluir materiais de fonte renovável em acessórios desportivos é possível.
As Bambucicletas do brasileiro Flavio Deslandes (designer formado pela PUC-RJ) ganharam o mundo e são vendidas na Dinamarca. A Calfee Bamboo oferece três opções (pro, tri e cross), de acordo com o nível técnico do usuário, prometendo perfomances eficazes do dia-a-dia até aventuras em terrenos mais exigentes.
Inspirado na idéia da Calfee, o eslovaco Brano Meres desenvolveu a Bamboo MTB Frame, que pesa cerca de 10.7 kg e tem conectores de carbono para redução dos danos em caso de impacto. Ross Lovegrove (que já atuou como designer de marcas de luxo, como Louis Vuitton e Hèrmes) desenvolveu para a Biomega um modelo em bambu com design super clean.
Bambucicletas:
Refshalevej 2
1432 Kbh. K
Denmark
Tel: +45 26623292
Calfee Bamboo: www.calfeedesign.com/bamboo.htm
Brano Meres: www.bmeres.com/bambooframe.htm
Biomega: www.biomega.dk/content.aspx?itemid=50
5 de agosto de 2007 às 22:49
[...] Postado originalmente por Fernanda Vasconcelos Torres no blog Eco Trends & Tips. [...]
5 de agosto de 2007 às 22:52
Parabéns pelo blog, leitura diária garantida.
Reproduzi este texto no blog de nosso grupo de ciclismo, muito bacana a dica!
;-)
7 de agosto de 2007 às 11:29
Muito show, Fernanda!
Eu não tinha idéia de que isso estava assim tão avançado!
Valeu!
Gustavo