This Bulb: uma idéia iluminada

terça-feira, 28 de agosto de 2007 21:39 by Fernanda Vasconcelos Torres






Desligar a luz quando sair de um ambiente deve estar na cartilha pessoal de cada um. Mas quando se trata de eficiência energética (que significa consumir energia de maneira econômica, sem desperdícios), mudanças de hábitos de consumo podem ser importantíssimas.

De acordo com o INEE (Instituto Nacional de Eficiência Energética), uma lâmpada incandescente comum tem uma eficiência de 8% (ou seja, 8% da energia elétrica usada é transformada em luz e o restante aquece o meio ambiente). A eficiência de uma lâmpada fluorescente compacta, que produz a mesma iluminação, é da ordem de 32%.

Como o preço da lâmpada eficiente é entre 10 a 20 vezes mais caro do que a comum, a decisão de qual delas comprar dependerá de fatores econômicos que consideram a vida útil de cada uma e a economia proporcionada na conta de luz.



O filme "This Bulb", da National Geographic, reforça a importância do uso consciente de fontes energéticas, com o apelo de "mude uma lâmpada, mude o mundo". Advogando para a causa, as atrizes Natalie Portman, Kyra Sedgwick e a modelo Chloe Sevigny. A trilha ficou por conta de Aimee Mann.



INEE: www.inee.org.br  


 

0 Response to "This Bulb: uma idéia iluminada"