O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou nesta sexta-feira que seu governo vai sediar uma conferência global sobre mudanças climáticas em Washington no mês que vem.Os Estados Unidos convidaram representantes da ONU, da União Européia e de 15 das maiores economias do mundo, incluindo o Brasil, para uma reunião de alto escalão nos dias 27 e 28 de setembro, de acordo com o convite às autoridades internacionais divulgado pela Casa Branca.
As negociações têm como objetivo preparar um acordo até o final de 2008 para a redução a longo prazo de emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Cientistas dizem que a acumulação destes gases causa o aquecimento global.
"Os Estados Unidos estão comprometidos a colaborar com outras economias grandes para uma contribuição detalhada de uma nova estrutura global até o final de 2008, que contribuiria para um acordo global sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas de Mudança do Clima até 2009", afirma o texto do convite divulgado pela Casa Branca.
Bush mencionou pela primeira vez a vontade de promover uma conferência do tipo em maio, pouco antes da cúpula do G8 na Alemanha.
Além do Brasil, o encontro contaria com a participação de representantes da União Européia, da ONU e delegados de Austrália, Canadá, China, Índia, Indonésia, Japão, México, Rússia, África do Sul e Coréia do Sul.
A reunião também incluiria representantes de quatro países europeus (França, Alemanha, Itália e Grã-Bretanha), além dos delegados da União Européia.
A conferência será mediada pela secretária americana de Estado, Condoleezza Rice.
Na cúpula do G8 em junho, Bush concordou em fazer cortes substanciais e não-específicos nas emissões de gases dos Estados Unidos e negociar um tratado para substituir o Protocolo de Kyoto até 2009.
Fonte: BBC Brasil