Feliz 2008!

domingo, 30 de dezembro de 2007 21:27 by Fernanda Vasconcelos Torres 3 comentários
world-in-our-hands.jpg

O ano de 2007 foi, sem dúvida, definitivo na história. Não somente pelos fatos políticos e científicos importantes, mas pela convergência de todas as áreas para um só pensamento: salvar o mundo.O Oscar e o Nobel para Al Gore fizeram parte da declaração de apoio à causa de combate ao aquecimento global e mudança de atitude do ser humano. Pensar no planeta não é mais uma questão ideológica, mas de sobrevivência. Ainda existem dúvidas em relação às pesquisas, ainda há desconfiança em relação às empresas ditas responsáveis e ecológicas. O que de fato se presenciou foi uma verdadeira "onda verde" invadindo o cotidiano do planeta, que trouxe consigo conceitos antes desconhecidos.


Quando criei o Eco Trends & Tips, no início desse ano, não pensei em fazer parte de só mais um modismo passageiro. Encarei como um desafio. Sempre acreditei na importância da comunicação como ferramenta para transformar o mundo. Como toda ferramenta, o resultado de seu uso é definido pela intenção de quem o usa.


A minha intenção é compartilhar descobertas com todos vocês e incentivar iniciativas positivas, mesmo que ainda pequenas, rumo a uma mudança de comportamento. Falar de moda, design, decoração, faz parte desse universo presente no dia-a-dia que passa despercebido mas que exerce uma super influência no resultado final.


Fecho esse ano de 2007 com quase 80 mil acessos no blog-site e com a sensação de dever cumprido. Não poderia deixar de agradecer a todos os leitores que participaram, contribuindo com dicas, questionando os conteúdos, enviando e-mails, promovendo essa troca tão rica que um canal interativo proporciona. A todos vocês, muito obrigado. Que o próximo ano seja um ano consciente, de renovação da vida e aprendizado constante.  



Feliz 2008!


Fernanda Vasconcelos Torres
Eco Trends & Tips
Vista esta camiseta e salve o mundo!

Natalie Portman assina coleção de sapatos politicamente corretos

662744-9271-cp.jpgA atriz Natalie Portman vai lançar em fevereiro de 2008 uma coleção de sapatos em parceria com a grife norte-americana Té Casan. A coleção, que recebe o nome de The Natalie Portman Collection, traz sapatos politicamente corretos, os chamados vegan, que não usam nada que seja proveniente de animais durante o processo de fabricação.

Os modelos estarão disponíveis para pré-venda a partir de 15 de janeiro de 2008 pelo site da grife (www.tecasan.com) ou na loja localizada em Nova York.

As peças devem custar aproximadamente US$ 200, sendo que 5% dos lucros serão destinados a obras de caridade.

Fonte: Redação Terra

ECOBOLSAS: cultura de moda em prol do planeta



dscn1017.jpg


A jornalista gaúcha Mauren Motta acaba de desenvolver uma linha de shopping bags comdscn1054.jpg o selo ECOBOLSAS. Seguindo o boom das bolsas ecologicamente corretas - que colaboram para diminuir o uso de sacolas plásticas, as peças são reversíveis, com estampas coloridas em diversas padronagens, alças reforçadas e etiquetas inteligentes - que facilitam o fechamento e transformam a sacola de compras de 55x45cm em um pequeno rolinho.

"A idéia é dispensar o plástico no momento das compras e acompanhar a tendência ecologicamente correta. Não apenas por modismo, mas sim para provocar uma mudança de hábito. Afinal de contas, uma simples sacolinha plástica leva 200 anos para se decompor", explica a criadora no blog. A produção é da Cafofo Coisas, marca que desenvolve produtos diferenciados de moda e decoração no RS.

ECOBOLSAS by Mauren Motta: http://maurenmottaecobolsas.blogspot.com

Vestindo a consciência

16:21 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
exemplo, já cunhou o termo ecomoda para as iniciativas atreladas ao uso de materiais que colaboram com a sustentabilidade do planeta.

A coleção de verão 2008 da Timberland, batizada de Earthkeepers traz camisetas desenvolvidos com algodão orgânico – cujo cultivo, sem agrotóxicos, não agride o meio ambiente -; o algodão naturalmente colorido – cultivado no estado da Paraíba, já nasce com as fibras coloridas e não tem necessidade de tingimento com corantes que prejudicam o solo -; e o algodão com PET reciclado.

Da Imaginarium, rede de franquias que prega o fundesign, as blusas femininas são confeccionadas em fibra de bambu, obtida por um processo natural - além de um toque macio, a fibra tem propriedades anti-bactericidas e alta absorção de umidade. As embalagens também abraçam a causa, se transformam em cartaz de conscientização, com várias dicas de pequenas atitudes que podem contribuir para um mundo mais sustentável.

Não só o planeta agradece como também muitos consumidores ficam satisfeitos em comprar produtos e serviços de empresas preocupadas com o desenvolvimento sustentável. Uma pesquisa realizada pela Market Analysis e pelo Instituto Akatu revelou que 33% dos compradores brasileiros adotam atitudes conscientes na hora das compras, o que representa uma em cada três pessoas.

Além disso, 37% dos entrevistados afirmam pagar mais por materiais não-nocivos ao meio ambiente e oito em cada 10 consumidores que manifestaram disposição a pagar mais, aceitariam um sobrepreço de 25% a 35% pela mercadoria com selo ambiental.

Estudo feito pela TNS Interscience para a Consumidor Moderno, com o tema “Empresas que mais Respeitam o Cliente”, revelou que 51% dos entrevistados consideram como um item muito importante as ações de responsabilidade social que a empresa realiza na hora de se decidir por uma marca.
 
A indústria de bens de consumo já reúne iniciativas de sucesso. Ao fazer algumas substituições na tampa de plástico de seus desodorantes, a Unilever contribuiu com a simplificação da reciclagem das embalagens.

Outra. Com mudanças simples nas garrafas pet de refrigerantes, a AmBev, acabou economizando matéria-prima, o que resultou em 650 toneladas a menos no consumo de plástico por ano, reduzindo, conseqüentemente, o volume de lixo gerado. Ou seja, no fim, o benefício não é só do planeta, é redução de custos para a própria empresa também.

Fonte: Consumidor Moderno

Tags e etiquetas sob o conceito de ecologia

16:12 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
1.jpg2.jpg3.jpg

                       4.jpg5.jpg 6.jpg

Etiquetas e seus complementos são o diferencial do jeans. Pensando nisso, selecionamos as principais novidades em aviamentos apresentados durante a 1ª edição do Denim by Premiere Vision, que aconteceu na semana passada em Paris.

O conceito de ecologia aplicado a materiais reciclados como papéis e couro vegetal, foi unânime entre as marcas. Em parceria com a dinamarquesa Mindtag, a catarinense Tecnoblu apresentou um mix de couro, recouro, além de tecidos de algodão ricamente elaborados (fotos 1 e 2).

Feltros, couro, recouro, microfibra, algodão, poliéster, plástico, silicone, PVC, metal e papel com toques metalizados, naturais, étnicos, camuflados e bordados, foram a aposta da francesa AB Tag (fotos 3 e 4).

Já a italiana Okinawa destacou o couro vegetal, que se adapta ao segmento pelo fato de ser muito macio. A celulose com acabamento especial e resistente foi outro recurso utilizado em etiquetas e cadarços delicados, além de aplicações de aviamentos variados (fotos 5 e 6).

Núcleo de Pesquisa e Comunicação/UseFashion
Fotos: © Agência Fotosite

I LV ECOBAGS: mais sacolas para a coleção

domingo, 2 de dezembro de 2007 01:03 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
geral_8062_thumb_01.gifSeguindo a febre mundial (e agora nacional também), a campanha I LV ECOBAG será lançada no dia 6 de dezembro na Mundo Arte Global (Av. Protásio Alves, 2.876), às 19h, junto à ExpoMink (exposição de customização e reciclagem de caixinhas de leite). No evento, serão lançadas cinco versões das ecobags pintadas por artistas e outras com as marcas das empresas que já aderiram à campanha.

O modelo básico da sacola foi desenvolvido pelo estilista Marcelo Bohrer. Ela é feita em sarja de algodão orgânico isento de agrotóxicos, tem o fundo chato para acomodar melhor as compras e alças resistentes que podem durar mais de três anos.

O legal desse projeto é que qualquer empresa que se preocupa de verdade com o meio ambiente pode comprar lotes da sacola (mínimo de cem unidades) e imprimir a sua marca. Além de colaborar com a natureza, ela divulga o seu nome por meio de uma causa tão nobre e ainda tem a chance de dar um mimo tão especial para clientes e funcionários neste final de ano.

Jorge Mello, responsável pelo movimento Simplicidade Voluntária no estado e consultor do projeto, conta que a sacola é produzida pela Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (Univens), da Vila Nossa Senhora Aparecida, em Porto Alegre. Parte da renda adquirida com a venda das ecobags é destinada ao projeto de educação ambiental de estudantes de escolas públicas realizado pela Fundação Gaia. Cada uma é vendida no varejo por R$ 16.

Fonte: As Patrícias e Portal UseFashion

Mundo Arte Global: www.mundoarteglobal.com.br

I LV ECOBAG: www.marboh.com.br/iloveecobag/

Empresas interessadas devem entrar em contato pelo telefone (51) 9153 1757 ou e-mail marboh@marboh.com.br.

Isabela Capeto e Taeq: moda techno-bambu nas gôndolas

00:03 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
17671.jpg 17667.jpg

1215728.jpgA estilista Isabela Capeto (na foto, com Alexandra Santos, diretora da Taeq) foi convidada pela Taeq (marca do grupo Pão de Açúcar que trabalha com foco na qualidade de vida) para desenvolver uma linha de produtos sustentável.

Uma mini-coleção de 14 peças (camisetas, macaquinhos, bolsas, leggin e jaquetas 4661gr.jpgcom estamparia exclusiva) desenvolvidas em techno-bambu, tecido sustentável e ecológico, seguindo as tendências do verão.

As peças estão disponíveis nas lojas do Pão de Açúcar e Extra - uma maneira interessante de introduzir moda eco-friendly no mercado.

Taeq: www.taeq.com.br

Pão de Açúcar: www.paodeacucar.com.br

________________________________________________________

Outra empresa do ramo varejista a entrar na "Corrida da Sacola" é a Wal-Mart. De acordo com nota publicada na coluna Informe Econômico do jornal Zero Hora de hoje, a multinacional iniciará em 2008 a venda de sacolas de lona, algodão cru e papel e caixas de papelão e plásticas para o transporte das compras. Os preços serão subsidiados. A idéia é convencer o cliente a trazer de casa sua própria embalagem para as compras. O projeto se inicia no primeiro semestre, por Curitiba (PR). Pelos cálculos da rede, são consumidas em suas lojas 1,2 bilhão de sacolas plásticas anualmente.