Manual Do Arquiteto Descalço: bio-arquitetura na estante

sexta-feira, 20 de novembro de 2009 20:06 by Fernanda Vasconcelos Torres
Recebi a divulgação da Livraria Cultura e um título chamou a atenção. "Manual do Arquiteto Descalço", da editora Empório do Livro, não é um lançamento (a edição é de 2008 e chegou por aqui no início do ano), mas lendo a sinopse pode-se ter uma ideia:

"A bio-arquitetura é um conceito que une ecologia, arquitetura e urbanismo. Revela técnicas e maneiras de construção em harmonia com a natureza e os seus recursos, promovendo o equilíbrio entre o meio ambiente e o progresso e, ao mesmo tempo, ajudando o homem a habitar o mundo de forma digna.

 Neste livro, o arquiteto propõe explicações sobre contextos climáticos, formas e materiais que capacitam soluções sobre energia, água e saneamento que ajudam na obra, por meio do uso de eco-tecnologias alternativas".

O arquiteto e urbanista holandês Johan van Lengen - autor da obra - passou a maior parte de sua vida na América Latina - até se estabelecer no Brasil e fundar, em 1987, o TIBÁ – Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura (www.tibarose.com), na serra fluminense.

Encontrei uma resenha bem legal no Planeta Sustentável. Ficou curioso? Corre para a livraria!

0 Response to "Manual Do Arquiteto Descalço: bio-arquitetura na estante"