Scuppies querem consumir sem peso na consciência e cuidar do meio-ambiente sem fazer militância

terça-feira, 20 de maio de 2008 20:54 by Fernanda Vasconcelos Torres
Um novo grupo de consumidores cresce no cenário global em pesquisa do jornal "London Times". São os Scuppies (Standing for Socially Conscious Upwardly Mobile Persons) um híbrido de hippies e yuppies, considerados os mais influentes desta geração por se importar com o meio-ambiente e causas sociais, e ao mesmo tempo dão importância à qualidade de vida, seguem tendências de moda, gostam de viajar e se preocupam com o saldo bancário.

“Sou um profissional ambicioso. Gosto de coisas boas e procuro ter segurança e saúde. Mas não vou atrás dos meus objetivos sem ter uma consciência social”, diz o americano Chuck Faila, inventor do termo. Ele é também responsavél pelo “The Scuppie Handbook”, manifesto sobre o novo estilo de vida. “Nós queremos salvar o mundo, sim. Mas enquanto isso queremos aproveitar nossas vidas. Não acreditamos em compromisso. Ser eco-friendly não implica em abrir mão do prazer”, explica.

Traçando o perfil dos scuppies, a reportagem aponta como características do grupo ir ao Starbuck's tomar café apenas se tiver o selo Fair Trade (produto orgânico com certificado de comércio justo), ir a supermercados naturais e trocar a sacola de plástico por retornáveis e usar lençóis de algodão orgânico para dormir. E não é só isso. A glamourização do socialmente correto e conscientização ecológica é regra entre as pessoas dos altos níveis da sociedade, de Bono Vox a Leonardo DiCaprio, dando lugar a um novo tipo consciência. “Gastos e consumismos excessivos estão fora de moda”, escreve Chuck.

“Você não vai encontrar em scuppie preso a um pau-brasil no meio da floresta amazônica ou protestando sobre o tanque de óleo. Você vai encontrá-lo nas aulas de yoga e nas cafeterias orgânicas", explica.

Fonte/Imagem: Erika Palomino

2 Response to "Scuppies querem consumir sem peso na consciência e cuidar do meio-ambiente sem fazer militância"

  1. Geraldine Says:

    Muito bom o post.
    parabéns

  2. Deborah Mattos Says:

    muito legal!
    particularmente acho funciona mais viver e espalhar uma nova consciência no cotidiano do que abraçando árvores em alguma floresta! Se não consumirmos o errado não haverá quem o produza ;)