Acessórios trendy reciclados e naturais

quinta-feira, 15 de maio de 2008 21:02 by Fernanda Vasconcelos Torres
Aproveitando tendências super atuais na moda, o Eco Trends & Tips traz três designers nacionais de acessórios  com propostas criativas.

Nana Hagen: artista plástica disposta a colaborar com o meio ambiente. "Há 5 anos trabalho com o 'lixo disponível' e abundante no planeta, o lixo digital. Procurando transformá-lo em algo útil e belo", define a artesã em seu blog Vem do Lixo. Anéis, colares, brincos e muitos mais são um exercício de imaginação geek. Lembrando a onda nerd que invadiu a moda, as peças da Nana são um charme para produções inteligentes. Uma linha inspirada no pintor russo Kandinksy traz arte em forma de pingentes (foto 1). A mais recente criação de Nana foi um projeto de ponto-de-venda da loja Relapso. Desde a vitrine até o piso com frisos de placas (foto 2), tudo com peças recicladas de pcs! Bem-vindo à Matrix!

Vicente Perrota:  formado em design de jóias pelo SindJóias de Limeira e moda no Senac/Campinas, o designer apresenta brincos (foto 3) feitos de papelão tecido, bordados e patchwork. "Tudo com um estilo muito moderno, leves e super exclusivos, porque não repito as peças", destaca. Para os fashionistas, cores, grafismos, recortes geométricos e animal print - que super lembram a atmosfera artsy anos 70/80. Uma linha de colares (foto 4) feitos de lã, fibras naturais, sementes e cerâmica com formas orgânicas que parecem raízes são inspirados no tribalismo africano.  Lembram o editorial da Vogue BR com a top Ana Beatriz Barros no pelourinho de outubro do ano passado, que já indicava a tendência étnica para o último verão (que permanece quente para o verão 2009).

Patricia Moura: a artista alagoada mora em Recife (PE) desde 2003. "Apaixonada pelo ilimitado poder de criação do ser humano, tenho buscado aprender e desenvolver a alma através do exercício criativo, tentando percorrer caminhos que possam transformar esta minha inquietude em objetos materializados e coloridos, muito coloridos, de forma que reflitam um pouco do meu olhar sobre essa explosão maravilhosa que é a vida", explica em seu site. Sua coleção 2008/2009 de biojóias foi inspirada no ano mundial das fibras naturais proposto pela ONU. "A decisão tem como objetivo estimular o aumento do consumo desse insumo, podendo contribuir fundamentalmente para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo, em especial populações humildes de países pobres, que dependem da produção e processamento de fibras
naturais para sobreviver", lembra. As peças (foto 5) misturam o sisal, juta, rami e outras fibras às pedras preciosas, sementes, coco, bambu, madeira, dentre outros materiais naturais. Verdadeiras obras de arte, os colares, brincos e pulseiras traduzem um estilo eco-consciente num look sofisticado.

2 Response to "Acessórios trendy reciclados e naturais"

  1. Patricia Moura Says:

    Olá Fernanda,
    Vim agradecer a referência feita ao meu trabalho e parabenizá-los por este fantástico espaço.
    Desejo saúde e paz.

    Um abraço fraterno

    Patricia Moura

  2. babeldasartes Says:

    Fernanda, veja também em nosso álbum do flickr ou no nosso blog a coleção de bijuterias e peças de decoraçnao feitas com escamas de peixe. São produtos ecossociais, produzidos por uma associação de mulheres com escamas de peixes sem restrição de pesca, coladas uma a uma com cola à base de água e, no caso das peças coloridas, são todas tingidas com corantes naturais.
    Um abraço,
    Francisco e Sandra, Babel das Artes