Para tornar a água captada de mananciais em água potável, as estações de tratamento usam sulfato de alumínio, que, por reações químicas, aglomera impurezas como fósforo, manganês e bário, levando-as para o fundo do tanque. A prática de retirar o lodo para devolvê-lo ao rio ou deixá-lo em algum terreno está com os dias contados. Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) exige que o resíduo seja encaminhado a aterros sanitários. Na experiência que fez sob orientação da professora Ediane Rosa, Cunha retirou o lodo de uma estação da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) e esperou que o material secasse para depois incorporá-lo à argila na fabricação de sete tijolos. “Por nossos testes de absorção e resistência, os tijolos se classificam como bons para vedação (fechamento de paredes), mas não para suportar cargas como num pilar”, relata Ediane.
Como o tema não se esgotou, Cunha seguirá com sua pesquisa na pós-graduação, que pretende iniciar este ano. Na seqüência do trabalho experimentará variações da mistura, com porcentuais diferentes dos 20% de lodo desidratado e 80% de argila que usou nos primeiros tijolos. Também fará outros testes, para verificar a carga suportada pelo tijolo e que resíduos ele deixaria em caso de demolição. “Talvez possamos evoluir para uma telha com a mesma composição”, acredita o engenheiro civil.
O produto tem perspectivas comerciais, mas não há, até o momento, fabricantes decididos a incorporá-lo às suas linhas de produção. O que é certo é que os testes prosseguirão, sempre sob a ótica dos ganhos ambientais. “O tijolo é duplamente ecológico, porque reduz a retirada de argila do meio ambiente e porque aproveita o resíduo que iria para a terra”', afirma Cunha.
Fonte: O Estado de São Paulo (Elder Ogliari)
Foto: IBDA (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Tecnologia)
--------------------------------------------------------------------
Recomendo!
Assista também a matéria do programa Cidades e Soluções (Globo News) sobre tijolo ecológico, que não precisa ser cozido, é auto-encaixável e dispensa qualquer tipo de acabamento - sendo uma alternativa verde para o tijolo comum, que polui a atmosfera e aumenta o desmatamento. Com o uso do tijolo ecológico, pode-se economizar cerca de 30% no valor da obra. Ainda são mostrados exemplos de sustentabilidade e responsabilidade social, como o trabalho realizado com encarcerados.
A reportagem é do jornalista André Trigueiro (responsável também pelo Mundo Sustentável - linkadíssimo faz tempo no blogroll de Sites Referências do Eco Trends & Tips).
28 de março de 2008 às 08:45
Que bom que o ramo da construção civil pode contar com projetos como este e assim se inserir de vez na era da sustentablidade.
11 de setembro de 2008 às 17:39
tijolos ecol. de argila
contato 51 97386950
16 de março de 2009 às 13:45
Tudo bem?
Tenho a maquina de fazer pranchas de surf, e todo o lixo que se forma é materia prima pura do pó de polietano.
Ja soube que extiste a possibildiade de mistura na fabricaçao de tijolos.
Como podemos viabilizar isso?
Atenciosamente
Rafael Medina
5 de maio de 2009 às 18:19
Olá !! tenho interesse na construção de uma casa com o tijolo ecológico, sou de Sapiranga/RS (região metropolitana de Porto Alegre), mas estou com dificuldade de encontrá-lo por aqui.... teriam alguma indicação de lugar onde posso conseguir?
Atensiosamente
Monique G. Wachburger
1 de agosto de 2009 às 14:09
Ola, tenho duas máquinas de fabricar TEco, a maior parte do solo de Sapiranga é aproveitável. Mais detalhes s/fabricação e mistura do solo-cimento entrar em contato email
21 de outubro de 2009 às 11:23
Boa tarde
A Hexpo/Fiergs disponibiliza vitrines modulares, sistema inédito para expor seus produtos no mairo complexo empresarial FIERGS. local onde circulam cerca de 80 mil pessoas/mês dentre elas brasileiros e estrangeiros, gostaria de saber o e-mail para enviar nosso material de apresentação para o seu produto.
Atenciosamente
Cleber Amaral
28 de fevereiro de 2010 às 12:13
Boa tarde gostaria de faze uma casa com material desse no estado de sc poderiam me indicar uma construtora que trabalhe com esse material, obrigado.
Me envia a resposta para meu email