Engenheiro desenvolve tijolo ecológico no RS

domingo, 23 de março de 2008 22:26 by Fernanda Vasconcelos Torres
00127_02.jpgO lodo resultante do processo de tratamento de água pode deixar de ser um problema ambiental e econômico para tornar-se um componente das paredes na construção civil. É o que indica uma pesquisa feita pelo engenheiro civil Rafael Pinto da Cunha durante sua graduação na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, que mostrou a viabilidade de misturar o resíduo à argila na fabricação de tijolos.

Para tornar a água captada de mananciais em água potável, as estações de tratamento usam sulfato de alumínio, que, por reações químicas, aglomera impurezas como fósforo, manganês e bário, levando-as para o fundo do tanque. A prática de retirar o lodo para devolvê-lo ao rio ou deixá-lo em algum terreno está com os dias contados. Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) exige que o resíduo seja encaminhado a aterros sanitários. Na experiência que fez sob orientação da professora Ediane Rosa, Cunha retirou o lodo de uma estação da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) e esperou que o material secasse para depois incorporá-lo à argila na fabricação de sete tijolos. “Por nossos testes de absorção e resistência, os tijolos se classificam como bons para vedação (fechamento de paredes), mas não para suportar cargas como num pilar”, relata Ediane.

Como o tema não se esgotou, Cunha seguirá com sua pesquisa na pós-graduação, que pretende iniciar este ano. Na seqüência do trabalho experimentará variações da mistura, com porcentuais diferentes dos 20% de lodo desidratado e 80% de argila que usou nos primeiros tijolos. Também fará outros testes, para verificar a carga suportada pelo tijolo e que resíduos ele deixaria em caso de demolição. “Talvez possamos evoluir para uma telha com a mesma composição”, acredita o engenheiro civil.

O produto tem perspectivas comerciais, mas não há, até o momento, fabricantes decididos a incorporá-lo às suas linhas de produção. O que é certo é que os testes prosseguirão, sempre sob a ótica dos ganhos ambientais. “O tijolo é duplamente ecológico, porque reduz a retirada de argila do meio ambiente e porque aproveita o resíduo que iria para a terra”', afirma Cunha.

Fonte: O Estado de São Paulo (Elder Ogliari)
Foto:
IBDA (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Tecnologia)

--------------------------------------------------------------------
Recomendo! 

Assista também a matéria do programa Cidades e Soluções (Globo News) sobre tijolo ecológico, que não precisa ser cozido, é auto-encaixável e dispensa qualquer tipo de acabamento - sendo uma alternativa verde para o tijolo comum, que polui a atmosfera e aumenta o desmatamento. Com o uso do tijolo ecológico, pode-se economizar cerca de 30% no valor da obra. Ainda são mostrados exemplos de sustentabilidade e responsabilidade social, como o trabalho realizado com encarcerados.  

A reportagem é do jornalista André Trigueiro (responsável também pelo Mundo Sustentável - linkadíssimo faz tempo no blogroll de Sites Referências do Eco Trends & Tips).

7 Response to "Engenheiro desenvolve tijolo ecológico no RS"

  1. poloservicos Says:

    Que bom que o ramo da construção civil pode contar com projetos como este e assim se inserir de vez na era da sustentablidade.

  2. vladmir rocha Says:

    tijolos ecol. de argila
    contato 51 97386950

  3. Rafael Medina Says:

    Tudo bem?
    Tenho a maquina de fazer pranchas de surf, e todo o lixo que se forma é materia prima pura do pó de polietano.
    Ja soube que extiste a possibildiade de mistura na fabricaçao de tijolos.
    Como podemos viabilizar isso?

    Atenciosamente
    Rafael Medina

  4. Monique Graziela Says:

    Olá !! tenho interesse na construção de uma casa com o tijolo ecológico, sou de Sapiranga/RS (região metropolitana de Porto Alegre), mas estou com dificuldade de encontrá-lo por aqui.... teriam alguma indicação de lugar onde posso conseguir?

    Atensiosamente
    Monique G. Wachburger

  5. Paulo Says:

    Ola, tenho duas máquinas de fabricar TEco, a maior parte do solo de Sapiranga é aproveitável. Mais detalhes s/fabricação e mistura do solo-cimento entrar em contato email

  6. Cleber Amaral Says:

    Boa tarde
    A Hexpo/Fiergs disponibiliza vitrines modulares, sistema inédito para expor seus produtos no mairo complexo empresarial FIERGS. local onde circulam cerca de 80 mil pessoas/mês dentre elas brasileiros e estrangeiros, gostaria de saber o e-mail para enviar nosso material de apresentação para o seu produto.

    Atenciosamente
    Cleber Amaral

  7. luis Says:

    Boa tarde gostaria de faze uma casa com material desse no estado de sc poderiam me indicar uma construtora que trabalhe com esse material, obrigado.
    Me envia a resposta para meu email