III Conferência Latino-Americana da Cadeia Produtiva de Algodão Orgânico será no Brasil

segunda-feira, 24 de março de 2008 21:45 by Fernanda Vasconcelos Torres





Quer entender como o algodão é produzido? Assista a primeira parte do vídeo Fibra Ética - Algodão Orgânico (com legendas em português do Instituto Ecotece) clicando no vídeo acima e confira a seqüência aqui

Incentivar e contribuir com o desenvolvimento da produção de algodão orgânico no Brasil são os objetivos da III Conferência Latino-Americana da Cadeia Produtiva de Algodão Orgânico, que será realizada nos dias 7 e 8 de Abril de 2008.

Com a realização da Organic Exchange e YD Confecções/Coexis, o evento pretende estabelecer redes de contato regionais e globais entre os participantes; expor sobre o mercado de algodão orgânico nacional, latino-americano e mundial; apresentar modelos atuais existentes, o desenvolvimento do setor e as inovações que estão expandindo o mercado para entender as possibilidades de criar uma cadeia têxtil sustentável.

Os visitantes poderão participar de grupos de trabalho interativos sobre 'O Algodão Orgânico' (com conteúdo básico); 'Certificação e Integridade' (o que é, porque é preciso e os desafios); e conhecer de perto o case da Historic Futures (que desenvolveu um software de rastreamento on-line). Paralelamente ao Congresso, acontecerá uma feira com exposição de produtos feitos a partir do produto-tema do encontro.

"A realização desse primeiro evento no Brasil tem uma forte justificativa, já que o país é líder no mundo da moda, tem forte mercado interno, além de apresentar um imenso potencial para expandir-se no negócio de algodão orgânico nacional e internacionalmente", ressaltam os organizadores.

Segundo Relatório Anual da Organic Exchange, a demanda das indústrias por fibra de algodão orgânico cresceu de 13.610 toneladas em 2004 para 45.837 em 2006, o que representa um crescimento médio de 118%. De acordo com organização, existem, atualmente, 50 companhias com significativos programas de algodão orgânico, aproximadamente 1.500 pequenas e médias marcas e comerciantes participando do mercado de algodão orgânico a nível global e também, 67 projetos certificados com programa de agricultores.

No ano de 2006, as vendas do mercado de produtos de algodão orgânico foram 85% mais altas do que em 2005 e estimativas mostram um crescimento de 83% nas vendas de 2006 para 2007. As porcentagens para produtos de vestimenta usual são de 85% do total das demandas do mercado, roupas de cama são 10% e higiene pessoal 5%. Hoje figuram entre os 10 maiores produtores de fibra orgânica no mundo a Turquia, Índia, China, Síria, Peru, USA, Uganda, Tanzânia, Israel e Paquistão.

CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DA CADEIA PRODUTIVA DE ALGODÃO ORGÂNICO
Data: 7 e 8 de abril
Horário: 09:00 às 18:00
Local: Golden Tulip Paulista Plaza Hotel, na Alameda Santos, 85 - Jardins - São Paulo- Tel.: 11 3177-0400
Inscrição para a Conferência: www.organicexchange.org

Para mais informações
www.organicexchange.org
www.coexis.com.br
www.ecotece.org.br 

E-mails e Telefones:
doraliz@organicexchange.org
eber@coexis.com.br -
(11) 8585-3685
anacandida@ecotece.org.br - (11) 8267-3277

0 Response to "III Conferência Latino-Americana da Cadeia Produtiva de Algodão Orgânico será no Brasil"