Design em Permacultura no Instituto Arca Verde

domingo, 2 de março de 2008 20:10 by Fernanda Vasconcelos Torres
img47b4b68c06e94.jpg

De 14 a 23 de março o Instituto Arca Verde realizará o curso Design em Permacultura.  Criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970, o termo tem origem na permanent agriculture (agricultura permanente), que mais tarde expandiu para permanent culture (cultura permanente).

Partindo do conceito de sustentabilidade ecológica, a idéia englobou a sustentabilidade dos assentamentos humanos. De acordo com a Wikipédia, a permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

"Para nós, a permacultura é mais do que estratégias de planejamento e projeto para otimizar a energia em um sistema. É uma forma de ver o mundo. E nesta visão, temos a posssibilidade ao nosso alimg47b7276febd70.jpgcance de criar culturas permanentes e sustentáveis em nossa vida, cuidando do Planeta Terra e das populações que nele vivem em um ambiente de partilha, solidariedade e confiança", explicam no site.

A Arca Verde é uma ecovila criada há dois anos por um grupo de amigos com a mesma preocupação: trabalhar a sustentabilidade conjugando ecologia, economia solidária, valores sociais cooperativos e participativos no mesmo tempo presente. "Somos pesquisadores, experimentadores e multiplicadores destas idéias através da sensibilização ambiental", definem-se.

Os participantes do curso - que acontece na sede do Instituto, no município gaúcho de São José dos Ausentes -  são convidados a trilhar caminhos muitas vezes desconhecidos na construção de um conhecimento adaptado a sua própria realidade. "Nestes intensos dias, eles viverão os princípios, éticas e técnicas da permacultura com todos seus sentidos, interiorizando a essência do pensamento e ação permacultural para aplicar em suas vidas", esclarecem.

O custo por participante é R$620,00, incluindo aulas teóricas e práticas, certificado, material didático digital, hospedagem em camping ecológico e alimentação natural ovo-lacto-vegetariana.

Mais informações no site www.arcaverde.org, através do e-mail institutoarcaverde@gmail.com ou pelo telefone 54-99017745.

1 Response to "Design em Permacultura no Instituto Arca Verde"

  1. angelica maria de vasconcelos cintra Says:

    ilmo sr

    SIM GOSTARIA DE TER UMA OPORTUNIDADE DE CONHECER O TRABALHO DE VOCÊS.
    SOU FORMADA EM CIENCIAS BIOLOGICAS BACHAREL E LICENCIADA E TENHO MUITO PARA APRENDER.
    APESAR DE TER MAIS DE DEZ ANOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO E TER FEITO ESTÁGIOS EM INSTITUTOS DE PESQUISA EM São Paulo.nunca tive a oportunidade de ir ao sul do País e experiências com desenvolvimento sustentável seria válida.E adoraria aprender praticas sustentáveis e melhorar na educação ambiental
    Angelica Maria de VASCONCELOS Cintra.
    Biologa .
    esp TECNOLOGIA DEALIMENTOS E Gestão AMBIENTAL