Eco-Iconic e Eco-Embedded: tendências de consumo para 2008

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008 14:42 by Fernanda Vasconcelos Torres
honda1.jpgmitsubishi.jpgbahrainwtc.jpg 

O Trendwatching - empresa que funciona como observatório de tendências internacionais de mercado - divulgou a lista de 8 macrotendências de consumo para 2008. Uma delas é a Eco-Iconic. "Após alguns anos, a tendências ECO transformou-se em ECO-UGLY (feia, cara, com pouca diferença de performance como alternativa para produtos e serviços da 'esfera tradicional'), depois em ECO-CHIC (artigos eco-friendly que parecem tão bons e legais quanto as versões menos responsáveis) e finalmente em ECO-ICONIC em 2008: produtos e serviços eco-friendly jogando pesado, design assinado e de marcas, que ajuda seus proprietários eco-conscientes a visivelmente exibir suas eco-credenciais aos parceiros", explica o relatório.

Para ilustrar a tendência, o novo Honda FCX Clarity, o Mitsubishi I e o Bahrain World Trade Center (fotos acima) são exemplos de uso de fontes renováveis de energia, sem poluir o meio ambiente, custo acessível e conforto nivelado aos produtos e serviços tradicionais. "Quando você desenhar sua linha de eco-produtos para 2008 ou 2009, não copie o que já está fora do mundo não-ecológico, mas seja verdadeiro, original, e sim, icônico. Não importa se é um carro, um edifício ou garrafas de detergente", acrescentam.

Ainda há uma sub-tendência chamada ECO-EMBEDDED, "para produtos, serviços e regras que, uma vez instalados ou implementados, espalham sua eco-bondade sem exigir muito esforço (ou nenhum esforço) dos bem-intencionados-porém-preguiçosos consumidores. Pense em construções verdes, cidades verdes, a proibição das sacolas plásticas e muito mais".

Gostou da idéia? O relatório de tendências completo pode ser comprado no site (é um tanto caro, mas para empresas é investimento). Se quiser conferir as outras sete dicas para este ano, clique no link abaixo e aproveite a degustação (em inglês).

Trendwatching (8 important consumer trends for 2008): www.trendwatching.com/briefing/

0 Response to "Eco-Iconic e Eco-Embedded: tendências de consumo para 2008"