O Fashion Rio não apresentou muitas novidades para o Inverno 2008. Tecidos ecológicos não foram vistos nas passarelas, mas do lado de fora da Marina da Glória dois modelos com roupas de mergulho e máscaras (foto ao lado) apresentavam um protesto contra a destruição da natureza: desmatamento, aquecimento global e o extermínio de animais. “Se não cuidarmos do mundo, essa é a roupa que iremos usar num futuro próximo”, alertavam fashionistas mostrando o tecido de poliéster, que protege o corpo dos raios ultravioletas.
Aproveite essa "estabilidade da moda" para reaproveitar as peças que já estão no guarda-roupa. Inspire-se nos looks propostos e tendências bacanas, como introduzir patchwork ou elementos étnicos artesanais no visual, criando uma experiência globalizada ao vestir e estimulando o trabalho artesanal (bordados, aplicações, tricô, tear, etc.). O fashion manual está com tudo!
Já no Rio Moda Hype - evento paralelo que lança novos talentos nacionais - duas grifes apostaram nos conceitos ecológicos e sustentáveis. A Landacarú (foto 1) apresentou uma coleção em tecidos feitos manualmente com fibras naturais. Muito xadrez e listras em blusas de manga longa, casacos, cachecóis e chapéus. Algumas peças dispensam aviamentos (como botões e zíperes) abusando de elásticos e cordões.
A Pluz Brasil (foto 2) propôs um novo movimento a cara dos jovens urbanos: o "Eco Punk". A proposta do estilista Paulo Luz é de um punk com engajamento ecológico. Na cartela de cores, o tradicional preto e o cosmopolita cinza foram as cores para a coleção. Saias com volume balonê, botas de couro sintético e uma silhueta ampla aquecem e libertam para movimentos e atitudes rock'n'roll sem agredir o meio ambiente.
Confira fotos e vídeos dos desfiles da Landacarú e Pluz Brasil nos links abaixo:
http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2754&contentid=188667
http://moda.terra.com.br/fashionrio2008inverno/interna/0,,OI2229098-EI10836,00.html
16 de janeiro de 2008 às 14:00
Fernanda, mandei um e-mail pra ti! É para um projeto modístico! Eu, a Ju e a Fabi estamos esperando por ti! bj, Raquel