Baobá: 'artigo de lixo' no luxo

segunda-feira, 19 de novembro de 2007 18:36 by Fernanda Vasconcelos Torres

baoba.jpg


 O luxo teve origem no artesanal. Partindo desse conhecimento, a historiadora Daniela Moreau uniu a tradição da tecelagem ao desejo das consumidoras modernas por peças especiais, fundando a Gondwana e Baobá, em 1994. A proprietária conta que  a idéia surgiu a partir da vontade de usar fios "ambientalmente corretos" na tecelagem. "Comecei usando resíduos da indústria da seda. Depois conheci o trabalho da Patagonia, empresa norte-americana que produz roupas para esportes e que utilizam tanto o PET reciclado como a algodão orgânico produzido sem agrotóxicos". Decidida a procurar estas matérias-primas aqui no Brasil, Daniela chegou a Unnafibras, empresa que produz fibras de poliéster a partir de garrafas PET recicladas.


Além de oferecer produtos diferenciados para vestuário e decoração, a empresa recicla materiais que, normalmente, seguiriam para o lixo. Valorizar a matéria-prima natural e apostar no trabalho artesanal são objetivos alcançados pela tecelagem Gondwana Produtos Artesanais, localizada na Fazenda Rancho Grande, em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo. Lá xales, mantas, colchas e cortinas são confeccionados por dez tecelãs (todas ex-colhedoras de café que trocaram baoba2.jpgo trabalho no roçado pela lida com teares manuais),  a partir de fios poucos convencionais. Em 1997 foram introduzidos na produção os fios produzidos a partir da reciclagem de garrafas plásticas e em 1998 o algodão orgânico certificado e o algodão peruano naturalmente colorido. Em 2000 a empresa recebeu o Prêmio Ecodesign da FIESP.


Cerca de 400 peças de vários tamanhos e padronagens são produzidas mensalmente, em 14 teares de madeira, semelhantes aos usados no século XVIII.  O principal ponto-de-venda é a loja Baobá Ecofábricos, na região dos Jardins, na capital paulista. Várias peças já foram adquiridas pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, pela prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e pela artista plástica Tomie Ohtake.



Baobá / Gondwana Produtos Artesanais
Rua Oscar Freire, 154, São Paulo, fone (11) 282-3219. Os produtos também estão à venda na loja Bons Fluidos, no Shopping Villa Lobos, em SP

1 Response to "Baobá: 'artigo de lixo' no luxo"

  1. Julio Cesar Xavier Botelho Says:

    Olá gostaria de repassar minha revista de educação ambiental à Baobá,A/C Daniela Moreau.Mandei recentemente via correios
    mas voltou por causa de endereço insuficiente.