Carlos Motta: design ecológico tipo exportação

quinta-feira, 25 de outubro de 2007 22:16 by Fernanda Vasconcelos Torres
102.jpg74.jpg 

O arquiteto e designer Carlos Motta também é um surfista e pescador apaixonado. Do mar veio toda a inspiração para iniciar seus trabalhos com marcenaria, a partir de matéria-prima trazida pelo oceano.

Essa conexão com uma vida simples e próxima da natureza é notável em suas criações para mobiliário e projetos arquitetônicos. "Faço projetos de mobiliário brasileiro atual, muito honesto, sem pretensões a vanguarda", definiu em entrevista ao Itamaraty.

Além de troncos e madeira de redescobrimento (retirada de barcos e canoas antigas), madeiras maciças certificadas como amendoim, mogno, cedro e cabriúva são materiais comuns ao designer. Influências brasileiras, escandinavas e norte-americanas que valorizam a simplicidade impulsionam Motta.

Sustentabilidade e responsabilidade social fazem parte das preocupações do arquiteto. "Já que o meu produto é caro e eu vendo para pessoas com grana, tento fazer com que o rico que está numa ponta transfira uma parte da grana para a outra ponta, onde está o marceneiro. E eu estou no meio dessa história. Organizando, fazendo design", conta em seu livro.20050210_165701_design-mota4.jpg

Tanta critividade e talento recebe o merecido reconhecimento, tanto em âmbito nacional quanto internacional. A cadeira São Paulo (foto ao lado), por exemplo, de 1982, conquistou o primeiro lugar no 2º Prêmio Museu da Casa Brasileira e consagrou-se como um clássico para decoradores bem informados. Sua técnica construtiva hoje é aplicada a uma linha inteira de mobiliário, produzido em escala, em forma semi-industrial.

Sempre presente em exposições no exterior, sua última passagem foi pelo London Design Festival 2007, representando o Design Brasileiro com peças como as cadeiras São Paulo e Guaiúba, e as poltronas Sabre e Poltrona Astúrias.

Aos admiradores e profissionais que admiram criações com consciência ecológica e sustentável, os produtos podem ser encontrados no atelier de Carlos Motta, ou em diversas lojas especializadas em peças assinadas. No exterior, o designer exporta para Estados Unidos (NY e LA), Holanda e França.

Carlos Motta: www.carlosmotta.com.br

0 Response to "Carlos Motta: design ecológico tipo exportação"