Boeklampen: The book is under the table

moment1.jpg



Atelier Bomdesign é uma loja holandesa online com produtos de design bacana e materiais reciclados. O destaque tem sido os lustres feitos com livros que ganharam o nome de Boeklampen, no idioma local.

A idéia é insinuar que os livros podem servir tanto para aprender como para iluminar. Livros usados são reestruturados e uma máscara é aplicada para que a luz ganhe tons suavizados. Todos criado manualmente, os lustres são uma proposta para ambientes mais descolados - e pessoas idem.

Na página o valor das peças fica em torno de 200 a 400 euros. Vale a pena conferir também as cestinhas e porta-lápis feitos com discos de vinil reciclados.

Atelier Bomdesign: www.bomdesign.nl

The Green: estilo verde de vida e soluções comunitárias

23:26 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
jeff_swartz1.jpg

The Green é o primeiro programa com grade de horários regular na televisão dedicado inteiramente ao meio ambiente. Apresentado por Robert Redford no Sundance Channel (Canadá), o destino de capa episódio é escolhido pela premiada jornalista Simran Sethi e pela líder comunitária Majora Carter, duas mulheres dinâmicas que tem se distinguem por suas idéias revolucionárias em áreas como planejamento civil e prática de negócios internacionais.

The Green online irá apresentar conteúdo multimídia focado na ecologia global e conceitos 'verdes' de vida que o ser humano equilibrado precisa, com cuidado responsável pelo planeta.

The Green reflete um aspeto importante de conscientização do público sobre questões ecológicas e a tendências de aproximar o ambientalismo sustentável da vida moderna. O objetivo é cumprir a função dupla de edificar e entreter, com ênfase na informação, dar conselhos práticos e construir um mundo melhor junto à comunidade.

O programa não tem previsão de aportar no Brasil, mas nos Estados Unidos é apresentado pelo Discovery Channel.

The Green: http://www.sundancechannel.com/thegreen

Beleza e saúde direto da natureza

22:40 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

Procter & Gamble
Uma das maiores companhias mundiais, a Procter & Gamble (P&G) afinou sua preocupação com o impacto ambiental. Uma de suas marca, The Gillette Company, é a fundadora da Corporate Wetlands Restoration Partnership (Organização de Parceiros para Restabelecimento de Ambientes Aquáticos e Pantanosos), para a qual doou milhões de dólares para restabelecer e preservar locais ecologicamente críticos.

Da mesma forma através da iniciativa Children's Safe Drinking Water (Salve a água potável para as crianças) a P&G tem purificado mais de 500 milhões de litros de água ao redor do mundo. A companhia Herbal Essences - outra marca da empresa - utiliza plásticos reciclados e recicláveis em suas embalagens e cria fórmulas com elementos renováveis, como palma e óleo de coco.  “Os consumidores irão recompensar as empresas e marcas que lhes derem algo em troca", declarou Susan Arnold, vice-presidente do P&G Beleza, Saúde e Suntentabilidade Corporativa.
Herbal Essences Body Envy Volumizing Shampoo
Preço: $3
Yves Rocher
Com a empresa enraizada em maquiagem e produtos para pele a base de plantas, Yves Rocher tem uma longa estrada de interesse em impacto ambiental. Foi a primeira companhia de cosméticos a receber três certificados ISO por segurança, qualidade e proteção ambiental.  

Seus belos catálogos são impressos em papel produzido a partir da polpa de árvores retiradas de áreas controladas de reflorestamento e as encomendas são enviadas em caixas recicláveis de papel cartão recliclado. 
Seus produtos são biodegradáveis e vendidos em embalagens recicláveis ou com opção de troca de refil.  A Yves Rocher Foundation também coordena o Women of the Earth Awards (Prêmio Mulher da Terra), que reconhece e recompensa financeiramente mulheres de todo o mundo por seus esforços para melhorar a humanidade e o meio ambiente.
Yves Rocher Inositol Végétal Optimizing Moisturizer Day 1st Lines - Preço: $25 -|| Yves Rocher Inositol Végétal Eco-Refill - Preço: $21 || Disponível: www.yvesrocher.ca


L'Oréal
A L'Oréal Paris desenvolveu um produto contendo Pro-Xylane, um ingrediente processado por 'química verde'. Pro-Xylane é encontrada principalmente em produtos anti-envelhecimento e totalmente biodegradável - é feita com Xylose, uma molécula de açúcar produzida pela madeira (ou beech wood). A Pro-Xylane imita o processo natural da Xylose, que absorve e retem água na pele.

Uma das marcas da companhia, a Lancôme, está trabalhando com a Carbonfund.org para eliminar o impacto ambiental das viagens de suas garotas-propaganda para divulgar a marca. No setor industrial, a L'Oréal está desenvolvendo uma tintura para cabelos a partir de plantas que recupera água de certos processos e reutiliza para outros. O calor desprendido pelos compressores da planta também é recirculado, mantendo a ação e minimizando o uso da energia.
Vichy Laboratoires Neovadiol Intensive Densifying Care with Pro-Xylane
Preço: $46

Fonte: http://www.ellecanada.com/ellecanada/client/en/Beauty/DetailNews.asp?idNews=237623&idsm=0

Stella McCartney: orgânica do guarda-roupa à pele

20:50 by Fernanda Vasconcelos Torres 2 comentários
stella.jpg

Além de roupas para os mais diversos estilos - sempre com uma identidade de chic-consciente, a estilista-britânica-filha-de-ex-beatle Stella McCartney decidiu tratar também da nossa primeira roupa: a pele.

Chamada Care by Stella McCartney,  sua linha é composta de produtos orgânicos para cuidados diários. Durante três anos ela desenvolveu o projeto, deixado um pouco de lado com o nascimento do seu filho, em fevereiro de 2005.

"Eu não queria usar nada na pele dele. Só queria passar óleo de oliva porque eu senti como se tudo pudesse ser absorvido - e eu realmente gostaria de proteger este pequeno recém-nascido. Por que quando vamos envelhecendo deixamos de ter cuidado com o que utilizamos em nossa própria pele?", questionou Stella.

A estilista pensou em todos os tipos de pele e na natureza: os ingredientes tem certificado de 100%  orgânicos. As substâncias ativas - que foram revisadas pela Ecocert, órgão que concede o selo - contém grandes quantidades de nutrientes essenciais, explica Joëlle Guesnet, pesquisadora e diretora de desenvolvimento da linha Care by Stella McCartney na YSL Beauté. “É o caso de vitaminas, antioxidantes e micronutrientes, assim como essenciais aminoácidos e ácidos graxos que ajudam nossas células a funcionar corretamente", completa.

 Fonte: http://www.ellecanada.com/ellecanada/client/en/Beauty/DetailNews.asp?idNews=237654

Maquiagem orgânica: cosméticos naturais

18:22 by Fernanda Vasconcelos Torres 7 comentários

makeup.jpg



De acordo com a Euromonitor International, cerca de U$ 50 bilhões são gastos anualmente por americanos em cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Apesar da The United States Food & Drug Administration regular o uso de certas substâncias nos produtos de beleza, não há regulamentação específica para selos como 'hipoalergênico', '100% natural' ou 'orgânico'.

O estado da Califórnia sai na frente com um projeto que obriga as indústrias a informarem os órgãos responsáveis do governo sobre as fórmulas e composições químicas. A intenção é eliminar elementos de potencial cancerígeno ou tóxico, como o caso do di-butyl phthalate (di-butil ftalato, responsável por alterações hormonais graves e presente geralmente em esmaltes para unha) e do 1,4-dioxane (1,4 dioxano, provável cangerígeno detectado em amostras de xampu, sais de banho e alguns cosméticos).

A União Européia pretende ainda este ano instituir uma política chamada Registration, Evaluation and Authorization of Chemicals (REACH) - Registro, Avaliação e Autorização de Substâncias Químicas, que irá exigir que companhias de cosméticos apresentem informações compreensíveis a respeito dos riscos que as substâncias  oferecem à saúde humana e ao meio ambiente.

Confira abaixo alguns produtos básicos:

Lábios

Muitos batons ainda são produzidos com substâncias derivadas do petróleo - uma fonte não-renovável e que pode causar reações alérgicas. Sem falar da  benzophenone (benzofenona, responsável por distúrbios hormonais e presente em produtos com FPS - fator de proteção solar) e do phenol (fenol, comum em hidratantes labiais que causa diarréia, desmaios, tontura e infertilidade, além de danos ao fígado quando absorvida ou ingerida em alta concentração. Alternativas para lábios sexies, saudáveis e naturais já existem:

Perfect Organics Super Moisturizing Shea Butter Balm ($3.99) and Vegan Lip and Cheek Shimmers ($18.99) www.perfectorganics.com 
Suncoat Natural Lip Shimmer ($8.99) www.suncoatproducts.com
Carol's Daughter Natural Shine for Lips ($6) www.carolsdaughter.com
Dr. Hauschka Novum Lipgloss ($16.95) www.drhauschka.com
Gabriel Cosmetics Lipstick ($12.95) and Lipliners ($9) www.gabrielcosmeticsinc.com
Earth's Beauty Sheer Lip Glaze ($11.95) www.earthsbeauty.com

Rosto

Entre os maiores problemas encontrados em produtos para tratamento faciais estão os conservantes parabeno e a base de formaldeído. Ambos são conhecidos por causar irritação na pele e sabe-se que o segundo possue ação cancerígena, presente em pequenas amostras em conservantes (DMDM hydantoin, diazolidinyl urea, imidazolidinyl urea and quaternium-15) , podendo evaporar de produtos líquidos. Fragrâncias sintéticas, geralmente utilizadas para disfarçar o odor químico de alguns produtos, pode conter ftalato. Confira algumas idéias para manter a pele linda sem agredir a saúde:

Base, Pó Compacto, Iluminador e Blush

Real Purity Crème Foundation ($23.99) and Powder Blush ($12.99) www.realpurity.com
Zuzu Luxe Oil-free Liquid Foundation ($22.95) and Blush ($14.85) www.gabrielcosmeticsinc.com
Dr. Hauschka Translucent Make-up ($32.50) and Rouge Powder ($26) www.drhauschka.com
Earth's Beauty Satin Powder SPF 15 ($24.95) and loose powder Mineral Colours Blush ($11.50) www.allnaturalcosmetics.com
Miessence Bronzing Dust ($25.95) bodysoul.mionegroup.com
Aveda Uruku Cheek-Lip cream ($14) www.aveda.com

Corretivos

Gabriel Cosmetics Concealer ($11.50) www.gabrielcosmeticsinc.com
Earth's Beauty Undereye Light Concealer ($12.95) www.earthsbeauty.com

Olhos 

Os olhos são uma das mais sensíveis partes do corpo. Portanto, cosméticos para eles repletos de substâncias potencialmente irritantes como talco podem ser especialmente problemáticos. Alguns tipos de rímel - especialmente os para definição ou volume - podem conter thimerasol (conservante a base de mercúrio que causa reações alérgicas e é uma conhecida neurotoxina).

Ingredientes a base de petróleo, como nylon e poliéster, também são comuns em máscaras para cílios de definição pois facilitam o efeito de volume e alongamento, mas são a causa disparada de dermatites de contato. Para um olhar sedutor e livre de alergias:

Dr. Hauschka Mascara Intermezzo ($23.50) www.drhauschka.com
Suncoat Natural Mascara ($15) www.suncoatproducts.com
Miessence Pure Black Mascara ($20.50) bodysoul.mionegroup.com
Gabriel Color Eyeshadow ($10.30) www.gabrielcosmeticsinc.com
Nvey Eco eye shadow ($24) www.econveybeauty.com  

Aplicadores e Pincéis

Pincéis para maquiagem são feitos com pêlo de animais ou materiais sintéticos. O mais comum e encontrado no mercado é a fibra de poliéster chamada Taklon. Infelizmente, nada é de graça.

Em nome do bem-estar humano, as fibras animais sofrem processo químico de esterilização, enquanto os sintéticos são derivados do petróleo, uma fonte não-renovável. Discos, bolas e cotonetes de algodão são uma escolha mais ecológica. Todavia, escolha produtos com atributos ecológicos, como certificação contra crueldade com animais e  embalagem reciclada.



Grassroots Organic Cottonballs and Rounds ($2.95 and $3.49) www.grassrootsnaturalgoods.com)
Organic Essentials Cotton swabs ($5.49) www.drugstore.com)
Aveda Face Powder Brush utiliza fibras Taklon  e uma percentagem de 30% de fibras flexíveis renováveis e 63% de polipropileno reciclado ($32.50) www.aveda.com
Dr.Hauschka Rouge Powder Brush utiliza pêlo de cabra recolhido ($38.95) www.drhauschka.com
Certificado pela Leaping Bunny, os pincéis Earth's Beauty Kabuki and Blush são feitos com pêlo de cabra recolhido ($14.95) www.earthsbeauty.com

 Fonte: http://www.thegreenguide.com/doc/119/makeup

Bambu: flexibilidade e lucro do oriente para o ocidente

domingo, 29 de abril de 2007 23:46 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

bamchao.jpg


“Seja flexível como o bambu, que quando o vento bate ele cede, e não rígido como o carvalho, que quando o vento bate ele quebra.” - Provérbio chinêsbambay.jpg

A mais marcante tendência e aposta rentável tem sido sem dúvida o bambu - e as várias aplicações possíveis do produto.

O tecido produzido a partir da planta apresentam benefícios tanto para o consumidor quanto ao meio ambiente. Características como maciez, capacidade de absorção e eliminação de umidade e conservação de temperatura corporal (refresca no calor e aquece no frio), flexibilidade sem perder a forma original, ação antibactericida e hipoalergênica são pontos relevantes para a escolha do produto. Ideal para roupas infantis e para bebês, como a da foto ao lado.

O bambu também possue mais uma vantagem: pode ser considerado 100% bampot.jpgsustentável, uma vez que não precisa de estímulo humano para seu crescimento - que ocorre em cerca de 3 meses. Não há necessidade do uso de pesticidas. Por ser natural, é biodegradável.

Em uma perspectiva econômica, a produção tem custos baixos e renda garantida. O terreno para plantio não é problema: o bambu é utilizado também para reabilitação do solo.

Além da indústria têxtil, a arquitetura também percebe o bambu como matéria-prima criativa para ambientes. Desde utensílios até pisos de durabilidade superior aos já disponíveis no mercado até utensílios e artigos mais elaborados para interiores.

http://www.bambooclothes.com/

http://www.bambooclothing.co.uk/why_is_bamboo_better.html

http://www2.uol.com.br/tododia/bamboolook/

Levi's 100% orgânico

22:43 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários


levi.jpg

 Desde a coleção outono-inverno 2006 (disponível exclusivamente nas lojas da marca) que a Levi's adicionou ao seus produtos mais um elemento: algodão orgânico.

Chamada de "Levi's Eco", a linha traz um logotipo de 'e' bordado no bolso da frente ou na bainha da perna direita da calça.

Além de utilizar tingimento orgânico, as peças incluem botões, tachinhas e zíperes reciclados. O próprio índigo natural colore alguns estilos de jeans.

Todas as embalagens são feitas com tecido orgânico ou papel reciclado, impresso com tinta a base de soja.

Os produtos estarão disponíveis para o grande público somente a partir da primavera de 2007, nos Estados Unidos.

Levi's: www.levi.com

Cânhamo, algodão, soja e bambu

21:39 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
yarn2.jpg

Desde o final dos anos 90, a Pickering International Inc. desenvolve produtos têxteis feitos a partir de fibras naturais. Entre seus vedetes estão o cânhamo, o algodão orgânico, a soja e o bambu. A paleta de cores oferecida é um atrativo para os compradores.

www.pickhemp.com

BTC Elements: moda consciente

21:15 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários


summer.jpg 

Summer Bowen é uma exceção na terra do cinema. Idealizadora da BTC Elements, ela traduziu seu estilo de vida para o conceito da loja.

Com o slogan "Be the change" (Algo como "Faça a diferença"), a BTC oferece produtos de alta qualidade e estilo, agregando à compra uma inspiração de preservação do planeta e consciência social para os consumidores.

Roupas para toda a família e alguns objetos para casa fazem parte das opções.

www.btcelements.com

Waste: Poufs gigantes reciclados

20:44 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários

pool2-copia.jpg



Reciclar tecidos utilizados em revestimento de automóveis foi o desafio abraçado pela Waste.

A empresa com sede em Barcelona transforma os tecidos descartados da indústria automotiva em poufs gigantes que fazem as vezes de almofada, poltrona, espriguiçadeira e até uma cama. "É a nossa aposta para transformar o indesejável em desejável", declaram em seu site.

Todos produtos são feitos a mão por uma entidade de reinserção social de mulheres que facilita a incorporação destas ao mercado de trabalho. O produto tem boa aceitação para quem busca dar um toque sofisticado a lounges e ambientes chill out.

www.waste-bcn.com

E-fabrics: fashion e ecológico

19:53 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários








roupa_ecologica_gal07_230×330.jpg 

A foto acima faz parte de um ensaio fotografado por Bob Wolfenson no Teatro Amazonas para a revista ffwMAG!. O vestido-obra-de-arte foi criação de Lino Villaventura.

A convite de Oskar Metsavaht (Osklen), nomes badalados como Fause Haten, André LimaPatrícia Viera, Tereza SantosSamuel Cirnansck, Clô Orozco (Huis Clos), Gloria Coelho e Alê Ribeiro produziram peças dramáticas utilizando materiais elaborados pela E-fabrics.

O projeto iniciou em 2000 na própria Osklen, ganhando autonomia somente em 2006. Atualmente a iniciativa é só um braço da organização E-brigade, movimento de informação e sensibilização ambiental.

A idéia é mostrar que matérias-primas ecológicas como seda, lã e algodão orgânicos, malha PET, sementes e couro de tilápia podem ser transmutadas em belas criações. Ser ecológico sem abrir mão de ser fashion.

Oskar Metsavaht prefere definir como "o novo luxo". Ele explica que o "E" traduz a reunião de "earth, enviroment, education & energy". A etiqueta E-fabrics não é uma certificação, mas uma iniciativa com pretensão de ganhar vida e propagar-se culturalmente como vanguarda de sustentabilidade e tecnologia de moda.

www.e-brigade.org

www.e-fabrics.com.br

1% para o planeta

19:22 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários


1porcent1.jpg
1% For The Planet é um projeto ousado. Uma aliança de empresas comprometidas a destinar recursos para tornar o mundo um lugar melhor.

De acordo com o site, os membros reconhecem sua responsabilidade  e dependência com a saúde do meio ambiente, destinando 1% de suas vendas anuais para organizações ambientalistas internacionais .

Mais informações no site (inglês e francês): http://www.onepercentfortheplanet.org

Re:modern - Decoração e acessórios ecologicamente corretos

19:03 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

remod.jpg


 Mescle  bom design com consciência ecológica. O resultado pode ser visto no site da Re:modern, uma empresa que "desenvolve produtos, serviços de consultoria e recursos para fazer um bom design disponível para o público em geral", como se auto-descreve.


"A empresa foi fundada pela consultora e designer Mona Ying Reeves com a crença na abilidade do design de tornar a vida melhor, e dessa forma, o design responsável deve ser ainda mais engajado e abrangente", acrescenta.


Os produtos são criativos e apresentam uma gama interessante de artigos para decoração do lar ou acessórios bacaninhas sem deixar de pensar no meio ambiente: almofadas fofas de tecido reciclado, vasos modernos ecologicamente corretos, bolsas charmosas feitas a partir de posters de filmes ou anéis feitos a partir de teclas de máquinas de escrever antigas.


Para conhecer mais, basta dar um pulinho em San Mateo, na Califórnia. Ou acessar www.re-modern.com

Carbon Free: tendência toma conta de eventos de moda

18:17 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

cf.jpg


 


O São Paulo Fashion Week,  a revista ffwMAG! e a Luminosidade - empresa responsável pelo evento - receberam o Selo Iniciativa Verde - Carbon Free ao promover o plantio de 4.294 árvores de mais de 80 espécies nativas em uma área degradada da Mata Atlântica.


O Donna Fashion Iguatemi ancorou como primeiro evento Carbon Free do RS. O cálculo estimou em 346 árvores a serem plantadas durante a época das chuvas, em outubro. Mais do que plantar, o compromisso da Iniciativa Verde é de realizar a manutenção das plantas pelo período de dois anos, garantindo a real neutralização do evento.


Para a realização da neutralização das emissões decorrentes da realização destes eventos, foram contabilizados as emissões decorrentes dos materiais utilizados na montagem do evento, transporte de pessoal envolvido na organização, do consumo de energia elétrica, do consumo de materiais descartáveis, entre outros.



Mas o fenômeno ambiental não se restringe apenas a grandes empreendimentos. Ser carbon free é um estilo de vida. Segundo cálculos da Iniciativa Verde, um cidadão de classe média, numa grande cidade brasileira, provoca, no seu dia-a-dia, a emissão anual de 2,08 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Traduzindo: esse cidadão precisa plantar 14 árvores para que, num prazo de 37 anos, esse prejuízo seja compensado. Ficou interessado? Acesse os links abaixo e confira o trabalho de algumas empresas responsáveis por esse movimento.

http://www.thegreeninitiative.com


http://www.carbononeutro.com.br/


 

Cientistas australianos desenvolvem tecido de vinho

17:35 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
p-m2-copia.jpg

Pesquisadores da University of Western Australia desenvolveram o projeto Micro-Be. Buscando alternativas para o convencional algodão, eles criaram um tecido à base de bactérias do vinho e da cerveja.

Uma película elástica de celulose formada a partir de resíduos de produto aproveitado quando o vinho é transformado em vinagre foi utilizada para criar este tecido fermentado.

"Nós estamos buscando com nisso provocar alguma discussão sobre os tecidos dofuturo, sobre a possibilidade de outros materiais que podemos usar além dos nossos habituais algodão e seda", declarou Gary Cass da University of Western California.

A inspiração para o projeto, segundo ele, veio do tempo em que trabalhou em um vinhedo. A camada de celulose que forma-se na superfície do vinho após prolongada exposição ao oxigênio é retirada dos recipientes e aplicada em manequins infláveis para tomar formato de roupa.

Quando a bactéria desenvolve-se formando uma superfície única, a manequim é esvaziada e removida, ficando somente a peça pronta para vestir.

Porém ainda falta muito para essa descoberta chegar às lojas. O tecido ainda precisa ser mantido úmido pois as fibras de celulose são como papel de seda e quando seca são facilmente rasgadas. "É a bactéria que mantém as fibras unidas. Não estamos usando nenhuma máquina de costura ou algo do tipo", explcia Cass.

Os pesquisadores também estão realizando experiências com painéis de tecido limpo produzidos a partir de cerveja. De acordo com os cientistas, o próximo passo é requisitar ajuda de um químico orgânico para criar fibras mais longas e mais utilizáveis para produzir um tecido sem costura.

Micro-Be Project: http://www.bioalloy.org/projects/micro-be.html