“Seja flexível como o bambu, que quando o vento bate ele cede, e não rígido como o carvalho, que quando o vento bate ele quebra.” - Provérbio chinês
A mais marcante tendência e aposta rentável tem sido sem dúvida o bambu - e as várias aplicações possíveis do produto.
O tecido produzido a partir da planta apresentam benefícios tanto para o consumidor quanto ao meio ambiente. Características como maciez, capacidade de absorção e eliminação de umidade e conservação de temperatura corporal (refresca no calor e aquece no frio), flexibilidade sem perder a forma original, ação antibactericida e hipoalergênica são pontos relevantes para a escolha do produto. Ideal para roupas infantis e para bebês, como a da foto ao lado.
O bambu também possue mais uma vantagem: pode ser considerado 100% sustentável, uma vez que não precisa de estímulo humano para seu crescimento - que ocorre em cerca de 3 meses. Não há necessidade do uso de pesticidas. Por ser natural, é biodegradável.
Em uma perspectiva econômica, a produção tem custos baixos e renda garantida. O terreno para plantio não é problema: o bambu é utilizado também para reabilitação do solo.
Além da indústria têxtil, a arquitetura também percebe o bambu como matéria-prima criativa para ambientes. Desde utensílios até pisos de durabilidade superior aos já disponíveis no mercado até utensílios e artigos mais elaborados para interiores.
http://www.bambooclothes.com/
http://www.bambooclothing.co.uk/why_is_bamboo_better.html
http://www2.uol.com.br/tododia/bamboolook/