Bambu: flexibilidade e lucro do oriente para o ocidente

domingo, 29 de abril de 2007 23:46 by Fernanda Vasconcelos Torres

bamchao.jpg


“Seja flexível como o bambu, que quando o vento bate ele cede, e não rígido como o carvalho, que quando o vento bate ele quebra.” - Provérbio chinêsbambay.jpg

A mais marcante tendência e aposta rentável tem sido sem dúvida o bambu - e as várias aplicações possíveis do produto.

O tecido produzido a partir da planta apresentam benefícios tanto para o consumidor quanto ao meio ambiente. Características como maciez, capacidade de absorção e eliminação de umidade e conservação de temperatura corporal (refresca no calor e aquece no frio), flexibilidade sem perder a forma original, ação antibactericida e hipoalergênica são pontos relevantes para a escolha do produto. Ideal para roupas infantis e para bebês, como a da foto ao lado.

O bambu também possue mais uma vantagem: pode ser considerado 100% bampot.jpgsustentável, uma vez que não precisa de estímulo humano para seu crescimento - que ocorre em cerca de 3 meses. Não há necessidade do uso de pesticidas. Por ser natural, é biodegradável.

Em uma perspectiva econômica, a produção tem custos baixos e renda garantida. O terreno para plantio não é problema: o bambu é utilizado também para reabilitação do solo.

Além da indústria têxtil, a arquitetura também percebe o bambu como matéria-prima criativa para ambientes. Desde utensílios até pisos de durabilidade superior aos já disponíveis no mercado até utensílios e artigos mais elaborados para interiores.

http://www.bambooclothes.com/

http://www.bambooclothing.co.uk/why_is_bamboo_better.html

http://www2.uol.com.br/tododia/bamboolook/

0 Response to "Bambu: flexibilidade e lucro do oriente para o ocidente"