Upciclying: reciclagem com estilo é tendência

sábado, 24 de julho de 2010 01:59 by Fernanda Vasconcelos Torres
Tom Szaky (foto acima), CEO da TerraCycle, fará palestra no 14˚ Congresso Brasileiro de Embalagem 2010 em setembro. O assunto: Upciclying. Se você ainda não ouviu falar do assunto, com certeza irá.

Um artigo ótimo da Andrea Vialli (Estadão) define superbem o conceito: "Upcycling é o termo usado para a reinserção, nos processos produtivos, de materiais que teriam como único destino o lixo, para criar novos produtos. É transformar algo que está no fim de sua vida útil em algo novo, de maior valor, sem precisar passar pelos processos físicos ou químicos da reciclagem. O material é usado tal como ele é". 

A norte-americana TerraCycle ancorou no Brasil em 2009 e já coletou mais de um milhão de embalagens, que são transformadas em acessórios (bolsas, mochilas, estojos, cadernos, guarda-chuvas, etc). Parte do dinheiro arrecadado com a venda dos produtos é revertida em doações. O trabalho envolve também mais de 90 mil coletores de matéria-prima para reciclar.
 
Segundo Vialli, a indústria da moda também está atenta ao Upcycling. Em Londres, por exemplo, já há pontos de coleta de roupas e sapatos com os contêineres para lixo reciclável. Os responsáveis pela iniciativa são empresas como a LMB, que coletam roupas e sapatos que as pessoas não querem mais e as reinserem no processo produtivo (menos de 10% é descartado). No Brasil, marcas como a Cavalera e Osklen já estão aderindo ao conceito.

0 Response to "Upciclying: reciclagem com estilo é tendência"