"Uma casa é como uma árvore que produz energia com suas "folhas' solares, envia para suas raízes, onde a armazena, compartilha ou devolve para a casa para produzir o fruto da eletricidade". A partir desse conceito a Fab Lab House inova o mercado construção sustentável.
Realizado em uma parceria do Institute for Advanced Architecture of Catalonia (Espanha) e o Massachusetts Institute of Technology (EUA), essa moradia inteligente é uma obra viva: capaz de gerar mais energia do que consome, além de produzir alimentos em horta própria e contar com um maquinário de última geração que permite aos moradores criarem seus próprios móveis e objetos.
"Se no século XX dizia-se que 'a forma seguia a função', no século XXI 'a forma segue segue a energía'. A casa não é mais uma máquina, mas sim um organismo habitável", definem. O sistema de controle permite avaliar em tempo real seu comportamento detalhado e sua interação com o entorno, criando perfis e compartilhando-os socialmente.
A Fab Lab House foi desenhada para ser habitada por uma família de quatro pessoas e estima-se que, quando colocada à venda, custe 199 mil euros.
Fontes: ZH e Fab Lab