Luxo reciclado: moda ecológica com história*

domingo, 12 de julho de 2009 18:03 by Fernanda Vasconcelos Torres

ysl-new-vintage



A maison francesa Yves Saint Laurent lançou mês passado sua primeira coleção sustentável, batizada de New Vintage. “Nós continuamos fazendo belas roupas com inteligência e consciência”, declarou o diretor criativo Stefano Pilati à Vanity Fair. Clássicos editados em tecidos que por dez anos figuraram no estoque, como sobra de coleções anteriores, ganharam novamente destaque na vitrine da Barneys (NY). As peças são numeradas, seguindo a tradição da haute couture.

A onda verde chegou definitivamente aos grandes conglomerados como PPR e LVMH (donos de algumas das principais casas de moda mundiais), que buscam associar a credibilidade de suas marcas ao ecologicamente correto.

As passarelas mostram releituras do passado com um perfume contemporâneo. Os leilões de celebridades, bazares e brechós de grife são cada vez mais frequentes. Quem acompanha as tendências de mercado e a economia mundial já deve ter notado que esse ar de nostalgia é a soma da crise ambiental com a crise financeira internacional. Mas resta a dúvida: como ser fashion sem prejudicar o planeta e o bolso?

Encontrar um caminho criativo para lidar com a escassez de recursos pode ser o primeiro passo. A sustentabilidade depende do consumo consciente. Conectada a essa realidade, a moda faz uma pausa para refletir, revirar os baús e reciclar ideias e materiais. Em tempos de recessão, o luxo do momento é o novo antigo.

* Publicado em Donna ZH

1 Response to "Luxo reciclado: moda ecológica com história*"

  1. Camila Says:

    Prezado Contato
    estou lhe enviando este email pois adorei seus produtos, das roupas ecológicas e justamente estamos trabalhando nisso para realizar um desfile ecológico em nosso colégio, onde os alunos estão se empenhando na área de sua futura profissão, porém estamos precisando de qualquer tipo de colaboração, sejam eles materiais ou alguma ajuda financeira sendo que todo o arrecadamento seria destinado para o hospital do cancer e divulgariamos o seu trabalho, colocariamos seu nome em destaque e ao fazer a doação voce tambem estaria doando e contribuindo para o hospital do cancer.
    espero seu contato o mais breve possível, pois sera realizado dia 25 de outubro.
    obrigada.
    Camila Copat
    grata.