Bag for life: ecologia luxuosa à tiracolo

domingo, 31 de agosto de 2008 21:51 by Fernanda Vasconcelos Torres

 



Estava assistindo ao programa Estilo Moda (na TVCOM, da RBS/RS) e fiquei sabendo da Bag for life. A grife gaúcha produz bolsas que mesclam duas fortes tendências da moda contemporânea: sustentabilidade e luxo.

O luxo das peças está na história das matérias-primas que pensam no meio ambiente, como algodão, couro vegetal, fibras de bananeira e tecido de fibras de garrafas PET recicladas. Resíduos de outros produtos (couro proveniente das indústrias moveleiras e calçadistas, lonas de barco e de outdoors) também servem de inspiração para coleções que carregam a história original dos materiais. Os detalhes de metal recebem banho de níquel free, que além de anti-alérgico é menos poluente que os demais acabamentos.

Nessa proposta de produtos exclusivos, todas as coleções possuem edições limitadas e numeradas. Cada bolsa vem com uma etiqueta com um número único, impressa em papel moeda, com itens de segurança e informando o nome de árvore que a cliente "plantou" ao comprar.

A premiada ecodesigner Karin Wilsmann - responsável também pela Gueto - assina algumas criações. " Procuramos da ênfase à contratação do trabalho de ateliers de costura e cooperativas de artesãos. Direcionamos parte dos lucros para apoiar projeto ligado à conservação ambiental (Projeto Maquiné Bio Ativo). Envolvemos profissionais consagrados em eco-design no desenvolvimento dos modelos", explicam no site.

A loja - localizada no bairro Moinhos de Ventos, um dos pontos mais nobres da capital - foi projetada pela arquiteta Cristina Borges e traduz o conceito de sustentabilidade da marca. O showroom foi decorado com móveis de demolição. A tinta usada nas paredes era solúvel em água e a iluminação comcebida com lâmpadas de LED´S (duram muito mais e consomem muito menos energia do que as lâmpadas convencionais).

Todo o lixo do escritório, loja e showroom é separado para reciclagem. As embalagens promocionais são de algodão ecológico e produzidas pela Cooperativa de costurereiras UNIVENS- Unidas Venceremos.

Bag for life: www.bagforlife.com.br
R. Padre Chagas, 327, lj. 05. Galeria Victoria Plaza. Porto Alegre - RS.
Fone: (51) 3024.5645

0 Response to "Bag for life: ecologia luxuosa à tiracolo"