Thermogreen: componente reciclável para calçados

sábado, 16 de fevereiro de 2008 15:27 by Fernanda Vasconcelos Torres

montagem.jpg


A empresa gaúcha Formax Quimiplan desenvolveu a primeira aplicação prática brasileira de TPU (poliuretano termoplástico), desenvolvido com base orgânica para a indústria calçadista, substituindo o petróleo e causando menos impacto ambiental, por ser 100% reciclável.

contracouro.jpgA linha Thermogreen é composta por contrafortes e couraças (peças internas que estruturam os sapatos - clique na imagem ao lado para ver detalhes) produzidas a partir de polímeros de fontes renováveis, como soja, milho, mamona e girassol. O preço é equiparado ao praticado no mercado pelos produtos petroquímicos. Nas imagens, exemplos do material, sua aplicação e resultado.

“Nossas diretrizes e nossos projetos visam o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e sistemas, capazes de enfrentar os mais importantes desafios globais da atualidade, relacionados, sobretudo ao meio-ambiente e a negócios sustentáveis”, explicou o diretor da Formax, Flávio Faustini, em entrevista ao Portal da Couromoda. Ele projeta uma substituição em mais de 50% da produção, hoje em uma média de 600 mil metros/mês.

De acordo com a Assintecal, o consumo mundial de calçados em 2007 ficou na faixa dos 16,3 bilhões de pares. Mais de 700 milhões produzidos no Brasil.

Formax Quimiplan Componentes para Calçados Ltda.
Rod. RS 240 - Km 04 , 3611
CEP: 93140-240 - São Leopoldo / RS
Tel.: (51) 568-1384
Fax: (51) 568-1384
formax@formax.com.br

2 Response to "Thermogreen: componente reciclável para calçados"

  1. surf4ever Says:

    Bela iniciativa dessa empresa de calçados.
    A tip to you:
    http://www.green-bloggers.com/
    Dá pra colocar um selo assim como nesse blog:
    http://greensurfing.blogspot.com/
    Falou,
    Gustavo

  2. Juçara Cesar Says:

    Sou fabricante de calçados e gostaria de saber mais sobre o produto e custos bem como prazo de entrega,estamos no CE.

    Grata