Nike: do chão das fábricas para as quadras de basquete


nike-zoom.jpg

steve-nash-home.gifSteve Nash (foto ao lado), estrela do Phoenix Suns, e a Nike uniram-se para criar o Nike Trash Talk (foto acima), o primeiro tênis de basquete 100% produzido de restos da indústria. Nash, que estreiou o modelo no jogo Phoenix x Dallas Mavericks, falou de sua conscientização: "Qualquer oportunidade para promover o meio ambiente e preservar nosso planeta é uma passo na direção certa", declarou numa coletiva de imprensa.

O Nike Zoom BB II Low alia o design esportivo que consagrou a marca ao mote da sustentabilidade. Sobras de couro que antes acomulavam nos chãos das fábricas são costuradas em zig-zag. As palmilhas são feitas a com restos de espuma. O solado usa borracha reaproveitada, incorporando materiais antes descartados de outras linhas de produção ou vindos do Nike Grind (programa de reciclagem de calçados criado pela empresa em 1993). Os cadarços e revestimento também utilizarão produtos que agridam menos a natureza. Até a caixa é de papel reciclado.

Uma edição limitada será nas cores oficiais dos dois uniformes do Phoenix e uma na cor escolhida por Nash. O preço sugerido é U$100.

Nike: www.nike.com
Leia mais aqui (em inglês): http://www.nikebiz.com/media/pr/2008/02/13_Nash.html

Thermogreen: componente reciclável para calçados

sábado, 16 de fevereiro de 2008 15:27 by Fernanda Vasconcelos Torres 2 comentários

montagem.jpg


A empresa gaúcha Formax Quimiplan desenvolveu a primeira aplicação prática brasileira de TPU (poliuretano termoplástico), desenvolvido com base orgânica para a indústria calçadista, substituindo o petróleo e causando menos impacto ambiental, por ser 100% reciclável.

contracouro.jpgA linha Thermogreen é composta por contrafortes e couraças (peças internas que estruturam os sapatos - clique na imagem ao lado para ver detalhes) produzidas a partir de polímeros de fontes renováveis, como soja, milho, mamona e girassol. O preço é equiparado ao praticado no mercado pelos produtos petroquímicos. Nas imagens, exemplos do material, sua aplicação e resultado.

“Nossas diretrizes e nossos projetos visam o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e sistemas, capazes de enfrentar os mais importantes desafios globais da atualidade, relacionados, sobretudo ao meio-ambiente e a negócios sustentáveis”, explicou o diretor da Formax, Flávio Faustini, em entrevista ao Portal da Couromoda. Ele projeta uma substituição em mais de 50% da produção, hoje em uma média de 600 mil metros/mês.

De acordo com a Assintecal, o consumo mundial de calçados em 2007 ficou na faixa dos 16,3 bilhões de pares. Mais de 700 milhões produzidos no Brasil.

Formax Quimiplan Componentes para Calçados Ltda.
Rod. RS 240 - Km 04 , 3611
CEP: 93140-240 - São Leopoldo / RS
Tel.: (51) 568-1384
Fax: (51) 568-1384
formax@formax.com.br

Ecobags promovem o Brasil e seus estilistas em NY

15:03 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
ecoembra.jpg

 Desde o dia 1º, até a sexta-feira, dia 8, a Embratur vai distribuir sacolas ecológicas com estampas de destinos nacionais (como as da foto acima, dos modelos do Pantanal e dos Lençóis Maranhenses), durante a Mercedes-Benz Fashion Week, um dos principais eventos internacionais de moda, em Nova York.

Bonito e Fernando de Noronha também estampam as ecobags feitas a partir de fibra de malva da Amazônia, que leva apenas dois anos para degradação.

A ação tem parceria com a Abest (Associação Brasileira de Estilistas) e envolve outros eventos do calendário internacional de moda. O objetivo é divulgar o Brasil e seus estilistas entre os formadores de opinião presentes nos desfiles, em showrooms e feiras internacionais de moda.

Fonte: Núcleo de Pesquisa e Comunicação UseFashion
Fotos: Divulgação

EcoBuilding 2008 no Brasil

eco_building_2008.jpg


São Paulo receberá nos dias 23, 24 e 25 de Maio de 2008 o EcoBuilding, Fórum Internacional de Arquitetura e Tecnologias para a Construção Sustentável.

O evento tem como objetivo ampliar o conhecimento e a discussão em âmbitos nacional e internacional sobre a construção sustentável, desde os conceitos fundamentais à mais avançada arquitetura, a aplicação de materiais, tecnologias e soluções construtivas, bem como análises de casos referenciais, regulamentações e tendências de mercado nacionais e internacionais para a sustentabilidade na construção.

Os sete eixos temáticos discutidos serão Arquitetura bioclimática e sistemas passivos, Eficiência energética das edificações, Materiais construtivos sustentáveis, Técnicas construtivas e tecnologias para a sustentabilidade, Conservação e uso racional da água, Sistemas de avaliação e certificação da sustentabilidade de edificações e Políticas públicas e incentivos à construção sustentável. Um quadro internacional de palestrantes é a oportunidade perfeita para trocas globais de conhecimento.

Além do Fórum Internacional serão realizados dois eventos paralelos: o Eco Building Show (Salão de Produtos e Tecnologias Sustentáveis para a Construção, com stands de empresas e indústrias) e o Eco Building Projects Exhibition (Exibição de projetos de construções sustentáveis em painéis, videos ou maquetes, cuja seleção prévia será sujeita à aprovação da comissão organizadora). A expectativa é que 3.000 participantes circulem diariamente pelo campus da UNIP Vila Mariana.

Eco Building 2008: www.anabbrasil.org/ecobuilding2008

Millebolleblu: para a turminha ecológica e saudável

17:35 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários

mille.jpg



"Sua segurança é a melhor formulação do futuro. " Nascida das convicções da médica Sandra Goraieb e de Agostino Faccini, a Millebolleblu é uma empresa de Campinas - SP que lembrou nos pequenos com muito carinhos.
millebolleblu.jpgPensando no futuro e trabalhando no presente, oferece linha têxtil e cosmética infantil e para gestantes, produzidos livre de susbtâncias nocivas ao ser humano e ao meio ambiente.

"A Millebolleblu está vinculada ao futuro do ser integral. Seres plenos, que buscam informações sobre produtos cosméticos e de higiene pessoal. Seres plenos, que sabem o tamanho da responsabilidade ao escolher o que é mais saudável para entrar em contato com a pele de seus filhos e filhas. Seres plenos, que já possuem a consciência de que bons aromas, boas texturas, boas fragrâncias devem estar em equilíbrio com a segurança de crianças e de futuras mamães", explicam em seu site.

O nome, Mille bolle blu, veio de uma expressão italiana que ignifica 'mil bolhas azuis', uma metáfora delicada para a atmosfera protetora que proporciona aos seus clientes.

Millebolleblu: www.millebolleblu.com.br