Benetton e Diesel: campanhas preocupadas com o aquecimento global

sexta-feira, 7 de setembro de 2007 21:25 by Fernanda Vasconcelos Torres

26_01.jpg



Conhecida por seu histórico de propagandas polêmcias - fruto do ócio criativo de Oliviero 10.jpgToscani - a United Colors of Benetton publicou a edição n° 271 da Colors, revista conhecida por seu caráter provocador e críticas inteligentes. Para o lançamento, palestrinha com ninguém menos que o guru do clima, Al Gore.

Com muitas imagens referenciais, eles dão as boas-vindas à ilha de Vörland, na Suécia, no anos de 2057, onde o correspondente Karl Prinsson foi investigar como as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável afetaram o lugar.11.jpg

Óbvio que tudo é uma brincadeira ácida do momento atual. Mesmo sendo num país nórdico, não há mais neve. O clima tropical se mistura a um novo estilo de vida, onde bombas de gasolina são peça de museu aberto e os habitantes usam somente produtos ecologicamente corretos e sustentáveis. Táxi-balão é o transporte rápido. Se quiser, aproveite as bikes e já pratique um exercício amigo.

Duas páginas da divertida revista são só com dicas sobre moda (clique nos quadradinhos acima para ampliar). A edição dessa vez escolheu o inglês, italiano e espanhol como idiomas.

diesel-global-warming-rio.jpg


A badalada marca de jeanswear italiano Diesel apostou numa publicidade(que provavelmente você já notou em algumas revistas do ramo) provocativa com o slogan “Global Warming Ready”.

As peças estão sendo veiculadas desde janeiro deste ano (em jornais, revistas e outdoors), com imagens sugestivas como aves tropicais em plena Veneza, areias desérticas invadindo a Muralha da China, Paris tomada por coqueiros e bananeiras. O Cristo Redentor, o Mount Rushmore, Londres e Nova York embaixo d'água (clique na foto acima para ver).

Vencedora do Leão de Prata por mídia impressa no Cannes International Advertising Festival 2007, a campanha rendeu muitas críticas à Diesel, acusada por alguns de aproveitar o mote ambientalista para associar sua imagem à uma nova corrente de consumo consciente e sustentável.

Diesel: www.diesel.com

Colors: www.colorsmagazine.com

3 Response to "Benetton e Diesel: campanhas preocupadas com o aquecimento global"

  1. Claudia Says:

    Hein? A Diesel ganhou um leão de Prata por conta desse anúncio?? Vc chegou a ver o video? Tem no meu blog, é simplesmente um insulto... http://ecodesenvolvimento.blogspot.com/2007/03/algum-poderia-me-explicar-que-raios-de.html

  2. Patricia Magrini Says:

    Sem falar que a Benetton é conhecida por práticas questionáveis para obtenção de matéria-prima, como o "mulesing" (esfolamento de ovelhas para obtenção de lá). Várias manifestações contra já foram feitas, não sei se a prática continua. De qualquer forma, aos meus olhos a empresa continua com sua reputação abalada e, para mim, precisa de muito trabalho para ser reconhecida como uma marca sustentável pelo consumidor consciente.

  3. Ana Camargo Says:

    Como que a Diesel está sendo acusada de se aproveitar de uma imagem ecofriendly? Pra mim as propagandas passam uma imagem de absoluta irrelevância das condições ambientais." O cristo está debaixo d´agua? E daí? O importante é estar bem vestido"