Fundada na primavera de 2005 por Bono Vox, Ali Hewson (esposa do cantor e ativista) e o designer americano Rogan Gregory, a Edun é uma empresa que traz como missão criar belas roupas, através de trabalho sustentável em áreas em desenvolvimento no planeta, particularmente na África.
As peças são produzidas também em países como Índia, Tunísia, Quênia, Peru, Uganda, Lesoto, Mauritius e Madagascar. Além disso, a marca age como uma forte voz, incentivando investimentos do mercado da moda no continente africano, como alternativa para terminar com a extrema pobreza que afeta a região.
Todas as camisetas da etiqueta são 100% algodão orgânico (tendo como principal fornecedor a empresa Indeo, como já comentei em um post anterior). Desde 2007 um novo braço da organização, o edun Live, trabalha com algodão produzido na África e de textura super macia na produção de camisetas.
O visual clean, sem estampas, traz como cartela de cores "Positivamente preto, Grande branco e Super Natural". Genesis, Adam, Eve, Lamb e Scion são os nomes das linhas, que tem como tema norteador a 'Eva Mitocondrial', uma teoria segundo a qual todos seríamos descentes de uma 'mãe' africana de 140 mil anos atrás, da região que onde hoje localiza-se a Etiópia, Quênia ou Tanzânia (conhecida como África Sub-Saariana), foco de ajuda da edun Live.
A EDUN traz coleções para homens e mulheres, com tops, calças, jeans, vestidos, jaquetas, malhas e suéteres com preços variando entre $ 36 e $ 400. Os produtos podem ser encontrados em algumas lojas multimarcas na Europa e Japão, mas a linha da edun Live pode ser comprada pelo site.
EDUN: www.edunonline.com
edun Live: www.edun-live.com
21 de abril de 2008 às 08:10
Why U took so long to have the big Idea. This is, in fact, the BIG Idea. The clothes are of good quality. I feel the will of buying them because they are practical, they can be casual and can be used in different events, and of course, the logic of fair trade. I buy because I want to use them, I feel good about it and still can contribute for a better world, at least is an attempt for social justice. Thanks