Blackle: Google veste pretinho básico ecológico

quarta-feira, 4 de julho de 2007 20:31 by Fernanda Vasconcelos Torres

1183401443997_77.jpg


 Tudo começou em um post de Mark Ontkus, no seu blog Ecoiron. Ontkus pesquisou e descobriu que uma simples mudança de cor no background de um site poderia significar uma economia energética considerável.

Para exibir uma tela inteira branca, um computador usa cerca de 74 watts, enquanto uma preta consome 59 watts. Ontkus considerou o Google como exemplo, tendo seu layout inteiramente branco e com cerca de 200 milhões de buscas por dia. Partindo do pressuposto que cada busca é exibida por 10 segundos, chegou à conclusão que essa mudança economizaria 750 megawatts-hora (mWh) por ano. Um aparelho de ar condicionado gasta em média 1 mWh por ano. Poderíamos ter uma excelente redução de consumo de energia elétrica.

Inspirado pela idéia, o australiano Toby Heap (da Heap Media, empresa de mídia toby.jpgonline) lançou em janeiro deste ano o Blackle, um site que redireciona pesquisas. A iniciativa é simples mas as mudanças são grandes. O Google versão pretinho básico é elegante e ecologicamente correto. "Eu desenvolvi o Blackle porque pensei que alguém podia fazer um site que lembrasse a todos que precisamos de pequenas ações diárias para salvar a energia", explica o criador.

Um dos problemas destacados por  Heap é que a grande parcela dos usuários de sites de busca ainda utiliza monitores CRT (Cathode-Ray Tube - os tradicionais, com design de caixa), tendo poucos aparelhos LCD (Liquid Crystal Display - slim e econômicos) ou com novas tecnologias, como OLED (Organic Light Emitting Diode - uma nova tecnologia que deixa as máquinas mais finas e com definição fantástica, com baixo consumo energético). A diferença entre o primeiro tipo e os demais é física (a tecnologia utilizada, conforme evolui, permite um controle maior dos elétrons, portanto, da luz produzida por eles, sem desperdícios) e química (da substância utilizada como reagente para cores e reações de luz ao material da tela, por exemplo).

A estratégia de comunicação é a cara da web. "Nos ajude a divulgar o Blackle falando a seus amigos e sua família para o utilizarem como página inicial. Se você tem um blog, mencione. Ou coloque na assinatura do seu e-mail: Blackle.com - Saving energy one search at a time". Um apelo à solidariedade e conscientização de cada um.

Blackle: www.blackle.com  

Ecoiron: http://ecoiron.blogspot.com/2007/01/black-google-would-save-3000-megawatts.html

10 Response to "Blackle: Google veste pretinho básico ecológico"

  1. surf4ever Says:

    Sensacional essa aí do Blackle, Fernanda.

  2. boreiajr Says:

    Legal, mas eu prefiro o brasileiríssimo www.googlepreto.com

    :-D
    http://tradutorium.wordpress.com

  3. Garotinhaaa Says:

    Sem dúvida a idéia é ótima, mas o Google Preto http://www.googlepreto.com é muito melhor...

  4. Blackle « santaritta.com Says:

    [...] Fonte: Eco & Trends & Tips [...]

  5. Rev. Peterson Cekemp Says:

    Muito boa a idéia
    Meu blog foi um dos primeiros a comentar isso por aqui, e tá lá "faça do backle a sua página inicial"...
    Mas esse google preto aí eu não conhecia =D
    Ateh

  6. #16 - Blackle « F e B u s a t o Says:

    [...] Fonte: Eco & Trend & Tips [...]

  7. muisiin Says:

    http://pt.darkoogle.com

  8. aeiou Says:

    eu emprego Pretoogle.com.pt um pesquisador com motor google mas com fundo em preto como blackle mas na nossa língua.

    http://www.pretoogle.com.pt

    saude
    ;)

  9. Pedro Says:

    o googlepreto.com agora mudou de nome é htt://www.pretog.com mas é o site mais completo de todos com as opções de idioma e todo o resto

  10. Joseph Says:

    POde crer Pretog é 10