Pelcor: cortiça é novo ouro português

sexta-feira, 8 de junho de 2007 01:39 by Fernanda Vasconcelos Torres
            

Para os criativos portugueses da região do Algarve, a cortiça é matéria-prima farta não somente para abastecer a indústria vinícola de rolhas de ótima qualidade.

Em São Brás de Alportel - maior produtor nacional, o Sobreiro (como é chamada a árvore da qual é extraída a casca) ganhou destaque e chegou às passarelas. Através de um projeto desenvolvido pela Apcor (Associação Portuguesa de Cortiça) de reposicionamento de mercado e conscientização ecológica, roupas, calçados, artigos para decoração e pisos de ótimo acabamento se tornaram febre entre designers e estilistas.

A Pelcor desenvolve produtos sofisticados tendo como grande estrela das linhas a cortiça. Bolsas, malas, guarda-chuvas, poufs e conjuntos para escritório estão entre alguns dos artigos oferecidos pela empresa.

Outro destaque que utiliza essa nossa fibra é a estilista Cláudia Sousa, que apresentou um desfile inovandor com roupas elaboradas a partir da pele de cortiça - que ela garante ser super confortável - em 2003. A moça já havia ganho o 1º lugar no Cirac Fashion, um concurso para revelar jovens criadores em Portugal. Ela integra também o seleto grupo de nomes que apresentam suas coleções no Moda Norte, atuando para sua própria grife desde 2001.

Foto lateral do vestido: Copyright APCOR

Pelcor: www.pelcor.pt

Cláudia Sousa: www.claudiasousa.com

Apcor: www.realcork.org/index_pt.php

5 Response to "Pelcor: cortiça é novo ouro português"

  1. Fernando rabaneda Says:

    Gostaria de obter mais informações sobre seu produtos,para fins comercias.agradeço desde ja a sua atenção,e aguardo resposta.

  2. Paulo Says:

    Essa informação está muito INCORRECTA! A estilista Cláudia Sousa não ganhou projecção graças a nenhum desfile patrocinado pela Pelcor. A empresa de Cláudia Sousa foi formada antes e a sua projecção já é muito anterior a esse evento no qual participou com a Pelcor e outros em Maio de 2004. Pelcor vende produtos de muita qualidade mas NADA está relacionada com Cláudia Sousa.
    A projecção de Cláudia Sousa foi depois da BBC ter filmado a colecção de roupa e malas em Pele de Cortiça (em 2003). Nessa altura foi feito um desfile e secção fotográfica exclusiva para o canal Inglês. Essa mesma reportagem, passou durante uma semana, todos os dias no noticiário da BBC e foi inserido num programa da mesma. A partir dai a designer Cláudia Sousa, apareceu em vários telejornais nacionais da televisão portuguesa (RTP, SIC, TVI, NTV…), em vários programas , jornais e revistas importantes e até concursos. Há uns meses filmou para duas televisões Russas. É bom referir, que a imagem que aparece acima nesta mesma página, com uma modelo vestida em cortiça, é da colecção Exclusiva Cláudia Sousa e é uma das imagens tiradas no dia da secção fotográfica feita exclusivamente para a BBC. Sei disto tudo porque sou colaboradore da empresa.

    Paulo Reis

  3. Paulo Says:

    Secção, queria escrever = Sessão e colaborador sem o "e" ( desculpem os "erros", foi a pressa) Compr.

  4. Claudia Gonçalves Says:

    Ex.mos Senhores

    Tivemos conhecimento do artigo do vosso site e agradecemos a informação divulgada para a promoção da Cortiça. No entanto, gostariamos de referir que, de facto, a imagem de roupa de cortiça é da autoria de Claudia Sousa e foi tirada no contexto já explicado pelo comentário de Paulo Reis. Esta imagem deve ter sido retirada do nosso web-site, pelo que, e como está definido no link http://www.apcor.pt/artigo.php?art=342, a imagem pode ser usada mediante a identificação da fonte. Neste sentido, agradecemos que incluam na foto Copyright APCOR.

  5. Sérgio Vi Says:

    A estilista Cláudia Sousa, é sem dúvida bastante inovadora nas colecções que cria, fruto da sua excepcional criatividade e vanguardismo. Projecta-nos para espaços futuristas e ecléticos.
    Todas as suas peças são elaboradas com excelente detalhe e perfeição e uma enorme dose de profissionalismo.

    A cortiça é um excelente material, que pode ser aplicado para os mais diversos fins, revestindo com um toque suave todas as peças e acessórios de moda, como se fosse o mais puro veludo. Sem dúvida uma agradável surpresa, tanto à vista como ao tacto!

    Sérgio Vi