Consciência verde na Pure London
















A terceira temporada da Pure London de inverno 2010 que aconteceu entre os dias 8 e 10 de fevereiro mostrou a preocupação com a ética ambiental na construção de peças de vestuário. Foram apresentadas opções interessantes e de qualidade na malha retilínea com materiais orgânicos em cashmere, lã e algodão.

Uma das grandes preocupações neste setor da feira foi procurar entender e identificar o quanto os compradores das grandes redes de lojas estão preparados para absorver estes produtos e colocar no mercado.

A indústria ainda não tem condições de disponibilizar para o mercado peças com preços que venham de encontro com a realidade do consumidor. Por isso junto com o produto deve ser feito um trabalho com via de mão dupla.

Primeiro de conscientização e valorização do público destes produtos e segundo dos designers e da indústria em procurar disponibilizar produtos que sejam comerciais e de máxima qualidade. Neste caso falamos de prazos maiores de duração das peças de vestuário, que possam preencher todos os requisitos de satisfação do consumidor, fazendo assim valer à pena o investimento.

A feira procurou controlar de forma equilibrada a prática dos preços nos produtos, por que a pratica normal é dos custos neste tipo de material chegar a aumentar em quatro vezes mais em relação aos produtos normais. Mas os resultados finais dos seminários e das vendas na feira provaram que mesmo assim os compradores demonstram interesse por este tipo de produto, apesar da recessão.

Selecionamos bons exemplares de malha retilínea produzidos com lãs e algodões orgânicos que apresentaram um design focado no público jovem com estilo urbano street. As peças de malha acompanharam esta evolução e apresentam muito dinamismo e jovialidade apesar da simplicidade das peças e do foco comercial, que neste caso é fundamental.

Fonte: Núcleo de Pesquisa e Comunicação/UseFashion
Consultoria: Angela Aronne
Fotos: Agência Fotosite e UseFashion.

Madonna é a celebridade mais mal vestida em lista da Peta

17:07 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
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 A cantora americana Madonna lidera a lista de celebridades mais mal vestidas do ano publicada dia 06 de março pela organização Pessoas pela Ética no Tratamento dos Animais (Peta).

"Quando você vê Madonna vestindo peles, entende por que ninguém copiou seu estilo desde 1984", afirmou este coletivo em sua página de internet. "Sabemos que ela agora está com um jovem (o modelo brasileiro Jesus Luz), mas alguém tem que dizer a 'Madge', seu apelido, que usar peles não a transforma em um puma", acrescentou.

 A Peta também critica as irmãs Olsen, que ocupam o segundo lugar da lista.

 "Já que a pele acrescenta 20 anos e 10 quilos, talvez Mary-Kate e Ashley pensem que seu guarda-roupa de matrona desviará a atenção dos rumores sobre sua bulimia", explicou a organização.

 A atriz Maggie Gyllenhaal (a Rachel de "Batman - O Cavaleiro das Trevas") também não escapou de levar alfinetadas. Segundo a Peta, ela não possui qualquer sentido de moda.

 "Talvez Christian Bale (que faz o Batman no mesmo filme) tenha caído em sua cabeça durante as gravações", ironiza o coletivo.

 A organização questionou também por que o rapper Kanye West se autoproclama a "voz" de sua geração enquanto usa peles, algo que a entidade considerou "cruel e ultrapassado".

 O quinto lugar ficou com a atriz e modelo britânica Elizabeth Hurley.

"Em vez de alardear os restos de animais, esta sereia murcha poderia se concentrar nos restos de sua carreira", afirmou a ONG.

 A Peta explicou em seu site que espera que estes "prêmios" sirvam para chamar a atenção às celebridades na hora de usar peles.

 

Fonte: Yahoo!Brasil pela agência EFE | Imagens: Reprodução

Trendwatching.com divulga 12 eco sub-tendências

16:28 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

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A empresa trendwatching.com trabalha com pesquisa de tendências de consumo em 120 países. Anualmente eles divulgam um relatório que traz uma prévia do que acontecerá no decorrer do ano.

"Embora a crise financeira possa reter algumas iniciativas verdes, o futuro nunca pareceu tão ecológico. Principalmente porque a criação de uma economia mais sustentável não é uma opção, mas uma necessidade. E todos sabemos que a necessidade é a mãe da invenção. Essa é a razão pela qual este mês, em meio ao desmoronamento de bancos, encontro do G20 e planos de estímulo, destacamos 12 eco sub-tendências que qualquer comerciante ou empresário pode praticar hoje mesmo", explicam.

Confira o relatório completo aqui (em inglês).

Verde para vencer a crise

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Estamos numa era de crise(s). E toda crise vem acompanhada de mudanças. O que torna esse momento especialmente delicado são suas proporções. A população mundial ultrapassa a casa dos bilhões de habitantes.

Nesse oceano de gente, que parece ter espaço para todos, a impressão é que o "nós" perdeu completamente o espaço para o "eu". Devemos decretar o fim do ego, esquecer da vaidade, dos desejos? Jamais! A solução mais consciente (e talvez a mais sábia) é olhar para trás e aprender a lição.

A história mostra que a moda, a arquitetura, os hábitos de consumo refletem o zeitgeist, o espírito do tempo. Quando optamos por um estilo de vida ecológico estamos comunicando nossa identidade, a preocupação com o outro, a necessidade do engajamento coletivo. Ser "eco" é ser amigo, é trocar, é dividir para multiplicar.

Se a crise ambiental e financeira pede um freio no consumismo, a palavra de ordem é uma só: criatividade. É hora de uma "DR" com o guarda-roupa e com a casa. A fila anda também para peças que não nos servem mais (não importa se foi o corpo ou o estilo que mudou). Como diz o ditado brasileiríssimo, sempre há um chinelo velho para um pé torto.

Em tempos hipermodernos, brechó não significa mais coisas pra lá de usadas e cheirando a mofo. Brechó (com "B" maiúsculo) é para estilosos, fashionistas e nostálgicos. Mas é também para antenados no que acontece no planeta - o aquecimento global está aí! - e adoram uma pechincha.

 A lista de endereços é grande (SP concentra a maioria), mas só para ter uma ideia, cresce a cada dia o número de lojinhas virtuais, entre elas as mais conhecidas Filet pra quem é Mignon, Lavou tá Novo e a versão online 'páginas amarelas' de brechós Vitrine  (com dicas ótimas).

O detalhe das roupas que mais tem importado ultimamente tem sido o bolso. A crise financeira internacional (aquela marolinha, sabe?) lavou como tsunami as bolsas (não só de valores) internacionais. Enganam-se, porém, aqueles que apostavam na queda das vendas de artigos de moda e decoração. O estímulo às compras está por todos os lados, com promoções e descontos que fazem o racional ficar descansando no ar condicionado enquanto os consumidores enlouquecidos disputam as ofertas.

Antes de cair em tentação,  siga um conselho básico da minha mãe. Basta responder perguntinhas simples como "eu realmente preciso disso", "vou usar onde, quando, por quê", "vale a pena investir nessa peça". Reflita um pouco antes de se atirar nas araras. Tudo ficar mais verde - o meio ambiente e seu cartão de crédito também. Traduzindo: isso é sustentabilidade.

Para saber como escolher bem, é preciso estar atento ao que rola nas passarelas e mostras de design, decoração e afins. Vale ler sempre o Eco Trends & Tips (mega jabá) e blogs do assunto.

2602719Se quiser aproveitar o tempo livre no final de semana na praia (sem desculpas!), uma boa pedida é ler o guia Eco Chic - Salvando o Planeta com Estilo, da jornalista norte-americana Christie Matheson. "Adotar um estilo de vida eco chic significa - ser dona de um guarda-roupa matador; sentir-se maravilhosa; comer e beber do bom e do melhor; e sentir-se mais conectada aos seus amigos, familiares e à natureza". Nessa crise, o verde virou o novo pretinho básico.

Calendário Pirelli 2009: diversidade ecológica

domingo, 23 de novembro de 2008 20:32 by Fernanda Vasconcelos Torres 2 comentários
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Conhecido pelo fantástico trabalho de fotografia artística (com cara de editorial de moda), o Calendário Pirelli é sempre aguardado e polêmico. Para o ano de 2009, apresenta uma mensagem ecologista. Peter Beird, autor das imagens, viajou com toda sua equipe a Bostwana, no continente africano. "Minha verdadeira preocupação é a destruição da natureza em nível global. Esquecemos totalmente em que se baseia a evolução e até que ponto é importante a diversidade na natureza. É o conceito básico para a sobrevivência", declarou Beir quando esta semana se apresentou sua obra-prima em Berlim.

Modelos superbadaladas como Daria Werbowy, Emanuela de Paula, Isabeli Fontana (foto acima), Lara Stone, Rianne Tem Haken, Malgosia Bela e Mariacarla Boscono, mostram seu lado mais selvagem para as câmeras. Babados a parte, Pirelli também não escapa da crise que atravessa o setor do automóvel e seus trabalhadores pedem à empresa menos top models com pouca roupa e mais iniciativas para o difícil momento econômico. Pelo visto, a salvação do mercado é salvar o planeta.

Fonte (+ imagens): Cajon DeSastre

Denim orgânico nas passarelas

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Antecipando a novidade para o Verão 2009/2010, Carlos Miele apresentou na passarela do Claro Rio Summer o Organic Denim, da Tavex, feito com algodão 100% orgânico. Miele usou em sua coleção o que há de mais inovador e tecnológico disponível no Brasil no segmento de jeanswear.

O algodão utilizado neste tecido, certificado na Turquia, foi cultivado de maneira orgânica, sem pesticidas e outros produtos químicos. As técnicas de cultivo empregadas levam em conta os recursos naturais de fertilização, manejo de pragas e controle biológico.

O Organic Denim conta com fios de efeitos rústicos que garantem um visual autêntico e legítimo do jeans, e também será apresentado na próxima edição da Colombiatex.

Fonte: Textilia

Pistache & Banana: eco-fofo para a meninada

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Recebi um convite super querido para ir a SP (moro em Porto Alegre - RS) na inauguração de uma loja hoje, 14 de novembro, que traz o conceito de sustentabilidade para a moda infantil: a Pistache & Banana. Não poderei ir devido ao momento de imersão em TCC (o que tem me mantido um pouco afastada da web).

Mas não poderia deixar de comentar sobre essa marca que além de super fofa é consciente: usa algodão orgânico produzido por cooperativas inseridas em um conceito de comércio justo e transporta esses ideais para sua primeira loja, em Vila Madalena - onde utiliza madeira de demolição, tintas naturais e reaproveita a água da chuva na jardinagem. "Um futuro melhor para os nossos filhos é o que a gente mais quer, certo? Entretanto, a construção de um futuro melhor e com mais qualidade de vida terá de ser construído a partir de hoje", propõe o convite.

A marca de roupas infantil mostra todo seu orgulho no nome: "Pistache é verde; Banana, amarelo. Pistache & Banana é o Brasil em qualquer lugar". O site é uma fofura só e a coleção primavera-verão está uma delícia. Muito colorido para encher os olhos da criançada. Sob o tema "Quem canta conta um conto" traz toda a musicalidade e balanço da dança e ritmo brasileiros, com desenhos da artista plástica Gilda Lacerda.

Os pimpolhos que forem à loja encontrarão um jardim e, após as compras, poderão plantar árvores, que, depois de crescidas, serão levadas para a natureza e plantadas em margens de rios. Na área interna, há painéis informativos sobre meio ambiente, desenvolvidos especialmente para o público infantil.

A P&B trará ainda uma seção de brinquedos educativos – fabricados e vendidos por uma loja que nasceu no mesmo bairro –, resgatando brincadeiras que vêm perdendo espaço para a internet e os video games entre as crianças. "Envolver a comunidade do entorno de alguma forma também é uma prioridade da Pistache & Banana: por isso, o estilo da Vila Madalena foi trazido para dentro da loja, que conta com trabalhos em grafite, dando um caráter lúdico e adequado ao público infantil para essa forma de arte", explicam. Uma bela iniciativa para educar os pequenos para um mundo melhor e mais bonito.

 

Pistache & Banana: www.pistachebanana.com.br
Rua Harmonia, 198 – Vila Madalena – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2528 8280

Curso Princípios do Vestir Consciente

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Uma ótima dica para os interessados em compreender o parodoxo entre a estética efêmera da moda e a necessidade urgente de reduzir os impactos ambientais é o curso Princípios do Vestir Consciente. Citando a designer de tecidos ecológicos e sustentáveis Kate Fletcher, a proposta pode ser sintetizada em um conceito essencial: "Sustentabilidade sem o belo é triste, assim como o belo sem sustentabilidade é ignorante" .

O curso - pensado para profissionais e estudantes de moda e da cadeia do vestuário, pesquisa e inovação, design, empresários e demais interessados no tema - traça o percurso de uma visão sistêmica da cadeia produtiva do vestuário, dos princípios de avaliação do ciclo de vida do produto e das reflexões sobre as conexões entre a moda até o vestir e a consciência.

As aulas serão apresentadas pela jornalista Ana Cândido Zanesco, fundadora e presidente do Instituto Ecotece (organização de reconhecimento internacional). Com base nos conceitos fundamenais do design sustentável, nas atualidades do mercado e nas experiências dos participantes, seguindo as diretrizes da metodologia desenvolvida pelo Instituto Ecotece em parceria com o idds – Instituto de Design para Desenvolvimento Sustentável.

Os encontros acontecem nos dias 24, 25 e 26 de novembro (das 19h às 23h), no The Hub (mais que um virtual office super descolado, um espaço para compartilhar idéias com pessoas bacanas). O investimento é R$360,00 e as inscrições podem ser realizadas através dos e-mails contato@ecotece.org.br e info@idds.com.br, ou no site www.idds.com.br.