Essa novidade eco fashion vem do Chile e são as botas
Dacca por Camila Labra. As botas Dacca utilizam como matéria-prima as sacolas plásticas, sim aquelas de mercado. Além disso, as botas são impermeáveis. As sacolas plásticas passam por um processo de fusão através do calor que geram uma lâmina grossa e resistente.
Esta lâmina possui as propriedades do polipropileno: impermeabilidade, flexibilidade, leveza, e não é tóxico. Isso permite o contato com a pele. Na parte interior as botas são forradas com tecido acolchoado o que evita a transpiração da pele e as torna mais confortáveis. As cores das botas são as mais variadas possíveis devido à variedade de cores de sacolas plásticas.
Tem vários modelos disponíveis e de várias cores. Ainda não está a venda no Brasil, mas quem sabe algum designer de moda se inspire e faço algo semelhante. Este tipo de iniciativa facilita a prática do consumo consciente e da moda sustentável. São ideias inovadoras e sustentáveis como esta que contribuem para a disseminação de práticas para o desenvolvimento sustentável.
Fonte:
Blog do Rancho
Posted in
Calçados,
Criatividade,
Meio Ambiente,
Moda,
Reciclagem,
Sustentabilidade
A sugestão é criar pequenos vasos reutilizando velhos coadores de pano. A ideia é da jornalista gaúcha Angela Oliveira, do blog
Magrinha, e foi publicada na revista Manequim em abril de 2005.
Para começar, pegue um coador de pano que você já não usa mais e lave bem. Se quiser dar um toque especial, é possível tingir o coador. Como o material utilizado é pano, tintas de tecido pegam muito bem e dão muito certo. Espere secar.
Para “envasar” suas plantas, você também pode fazer de duas maneiras: Corte uma garrafa PET em uma altura suficiente para que fique escondida dentro do coador de café. A seguir, faça pelo menos uns quatro furos, no fundo da garrafa para que a água da rega ou da chuva – caso fique pendurado na área externa, possa escorrer. Adicione terra adubada na garrafa e plante suas ervas aromáticas, ou flores. Coloque dentro do coador.
A segunda maneira é fazer o processo de plantio diretamente no coador. Mas, caso opte por este tipo de vaso, o melhor mesmo é deixar o coador na forma original, sem tinta. Pode ser que com a chuva e a rega, a tinta acabe saindo, mesmo que desbote pouco, também não se sabe se o corante utilizado pode afetar a saúde de suas plantas. Estes vasos são indicados para área externa, uma vez que o escoamento da água carrega um pouco de terra. Além da sujeira, ele vai molhar o que estiver embaixo.
Neste caso, verifique de tempos em tempos se a quantidade necessária de terra para manter sua planta saudável está na medida certa. Caso não esteja, complete com um pouco de adubo.
Para pendurar seus vasos, basta colocar um prego na parede e pendurar o coador pela alça.
Se os vasos forem enfeitar o interior de sua casa, opte por plantas que não exijam tanta água e lembre-se de não regar demais para que não escorra demasiado. Escolha locais onde a água possa cair, eventualmente. Com informações do blog
Vila do Artesão e
Ciclo Vivo.
Fonte:
Eco em Moda
Posted in
Decoração,
Ecologia,
Meio Ambiente,
Reciclagem,
Sustentabilidade