Denim ecológico conquista segmento jeanswear

quinta-feira, 28 de julho de 2011 22:33 by Fernanda Vasconcelos Torres

Depois de lançar o Bio Denim®, tecido feito com fios reciclados, e de aplicar no beneficiamento têxtil o inédito acabamento com manteiga de cupuaçu Alsoft® Amazontex, a Tavex Corporation lança mais dois produtos com foco na sustentabilidade: o denim Wood, feito com algodão orgânico colorido, e o Jeather Denim que substitui o couro. 

As novidades foram apresentadas em primeira-mão para os clientes da marca no Bureau Tavex Inverno 2012, realizado no dia 19, no Espaço Bosque, em São Paulo. “Buscando entrelaçar os conceitos de sustentabilidade e inovação, a Tavex se empenha em criar uma coleção de grande impacto e ineditismo para a moda”, enfatiza Maria José Orione, gerente de marketing da empresa. Segundo ela o Wood é um conceito inédito. Evolução do Organic Denim, lançado em janeiro de 2009 pela companhia, este tecido é produzido com algodão cultivado sem componentes químicos e com fibras recicladas do processo de fabricação. 

Certificado pelo Instituto Biodinâmico Brasileiro e pela Embrapa, o algodão usado neste tecido é colorido naturalmente, o que deixa a peça jeans final com um visual eco fashion. O novo tecido recebe também o acabamento natural já conhecido do mercado – , feito com manteiga de cupuaçu em substituição aos amaciantes sintéticos.

Com cara de couro

Outro lançamento, que segue a tendência mundial dos grandes fabricantes de jeanswaer, é o tecido com acabamento que imita o aspecto de couro. No caso do produto Jeather Denim®, cujo nome remete à fusão das palavras leather e Jegging, a proposta é, além de substituir o material natural, aplicar no tecido resinas que também proporcionam aspecto visual, conforto e brilho, deixando o tecido mais maleável. “O desenvolvimento de produtos como esses está alinhado com o processo de incorporação pela Tavex dos princípios de sustentabilidade adotados pela GRI (Global Report Iniciative), que é baseada no tripé: eficiência econômica, equidade social e equilíbrio ambiental. Hoje, a companhia tem uma linha de produtos inovadores com esta marca sustentável, que são muito bem aceitos pelo mercado”, acrescenta Maria José Orione.

Tecnologia em denim

Resultado da união da Tavex (Espanha 1846) e Santista Textil (Brasil 1929) em 2006, a Tavex Corporation é considerada uma das empresas líderes na produção mundial de tecidos diferenciados. As duas marcas somam uma trajetória de mais de 150 anos na produção de denim flats e workwear. 

Empresa do Grupo Camargo Corrêa, no Brasil, a Tavex, com a nova coleção Inverno 2012, segue sua linha conceitual da busca pelo bem-estar, cujo primeiro produto foi lançado em 2010 com a linha Denim® Therapy, quando o princípio ativo do Aloé Vera foi incorporado ao denim por meio da nanotecnologia. Outra novidade implantada pela Tavex no segmento jeanswear foi agregar biocerâmica ao denim, visando proporcionar uma sensação de bem-estar e equilíbrio. Segundo a empresa, este benefício foi comprovado por estudo realizado pela Kosmocience. 

O complexo biocerâmico consiste em uma combinação de vários óxidos metálicos que, depois de aquecidos, adquirem a propriedade de captar os raios do sol e o calor do corpo convertendo-os em raios infravermelhos. Por isso, o tecido contendo esta tecnologia em sua composição, ao entrar em contato com a pele, estimula o tônus muscular, melhora o equilíbrio e auxilia na recuperação após esforço físico, garantem os especialistas.

Fonte: Textilia

0 Response to "Denim ecológico conquista segmento jeanswear"