O bureau Trendwatching divulgou um resumo chamado "11 Tendências Cruciais de Consumo para 2011" (tradução livre). Entre elas está a Eco-Superior: produtos que não são apenas eco-friendly, mas superior aos concorrentes poluidores em todos os sentidos possíveis. Pense uma combinação de funcionalidade ecológica superior, qualidade superior, e economia superior.
Eles questionam: "por que a necessidade de ser Eco-Superior?" A resposta vem em dados: "O número de consumidores busca ativamente produtos 'verdes' está atingindo um patamar alto, e começam a questionar o valor e a eficiência de ser verde:
• Embora 40% dos consumidores se digam dispostos a comprar produtos verdes, apenas 4% dos consumidores realmente faz a escolha no momento da compra. (Fonte: Journal of Marketing, setembro de 2010)
• 58% dos consumidores globais acham que os produtos ecológicos são demasiado caros, enquanto 33% dos consumidores globais acham que os produtos ecológicos não são tão bons. (Fonte: GfK Roper, setembro de 2010)
• Enquanto a quantidade de produtos verdes disponíveis para os consumidores dos EUA aumentaram 73% entre 2009 e 2010, apenas 5% dos produtos não foram encontrados para incluindo alguma reivindicação "greenwashing". (Fonte: TerraChoice, Outubro de 2010)".
O boletim ainda alerta para a tendência de "marcas líderes em 2011 passarem da pura comercialização da sustentabilidade dos seus produtos e preocupação ecológica (com seu alcance de nicho) e seguirem direto ao coração das alternativas tradicionais - enfatizando a qualidade superior e design, maior durabilidade e baixos custos de operação dos produtos - de uma forma que vai recorrer até mesmo ao consumidor mais eco-céticos, egoístas ou financeiramente impugnados".
Exemplos Eco-Superior? O Ovopur, um bem concebido dispositivo de purificação natural e ecológica da água, ou o WC Stealth, que contém um sistema de lavagem que utiliza apenas 0,8 litros de água por descarga - poupando a família média de aproximadamente 20.000 litros de água por ano, ou DeZir Renault, um supercarro conceito 'verde' que viaja 0-60 em cinco segundos, ou a lâmpada 12 watt Philips EnduraLED (foto acima). Vamos ficar de olho no mercado e nas eco-novidades!
Fonte: Trendwatching
3 de dezembro de 2010 às 09:56
Olá! Muito legal esse assunto. Realmente vejo muitas pessoas concordarem que devemos ser ecologicamente corretos, mas raríssimas pessoal realmente tem atitudes desse tipo. Um detalhe que vocÊ citou e concordo: os produtos ainda são caros...baixando o preço dos produtos com certeza as pessoas iam aderir mais, afinal ia mexer com o bolso delas..e ai não tem resistencia que continue...