Charlie Boots: ethical designer britânico cria looks numerados e sustentáveis

domingo, 24 de outubro de 2010 22:17 by Fernanda Vasconcelos Torres

O ethical designer Charlie Boots cria sua moda com princípios fortes: ética, sustentabilidade e muita elegância. Usando materiais reciclados e produção de itens exclusivos reversíveis, ele segue em sua missão hercúlea de banir o fast fashion.

Cada peça é feita a mão por Boots, que constrói pedaço a pedaço, aproveitando sobras ou tecidos vintage que recupera. "Eu me tornei designer de moda com 28 anos de idade, mas queria fazer isso desde que eu tinha 10 anos! Vivia em Bangkok durante vinte anos e queria ter meus projetos realizados por um alfaiate. Isso pode ser extremamente frustrante, quando a interpretação que o outro faz do seu projeto muitas vezes não coincide com a sua idéia (para não mencionar a barreira do idioma). Percebi que precisava aprender alfaiataria, a cortar, e então passei a fazer uma certa moda na Bath Spa University. Foi aí que comecei a olhar para a moda ética. Quando entendi o enorme impacto negativo dessa indústria em muitas pessoas, eu soube que trabalhar com ética era o caminho que eu poderia tomar", contou em entrevista ao Amelia's Magazine

Prioriza a matéria-prima orgânica, proveniente do fair trade (comércio justo, que combate a exploração de mão-de-obra em países subdesenvolvidos e trabalho infantil), além de tecidos vintage e reciclados. "Utilizar tecidos orgânicos significa que os trabalhadores da indústria do algodão não estão sofrendo problemas de saúde graves e que levam muitas vezes à morte (cerca de 20.000 por ano), como resultado dos pesticidas utilizados. Tecidos de bambu e cânhamo, como são sustentáveis - estes dois em particular, não requerem pesticidas, muita água ou uma série de cuidados. 95% dos meus tecidos são originados no Reino Unido", explica. Os tecidos de bambu e linho, os vintage dos anos 30/40 são importados dos EUA e os de quimono do Japão.

A maioria dos modelos são reversíveis, o que só faz acrescentar à sua sustentabilidade. Ele finaliza as roupas  com acabamento invisível (típico de alfaiataria e haute couture, bem diferente do prêt-à-porter). Duas versões em uma mesma peça. Charlie Boots numera seus looks: são 10 unidades (essa exclusividade agrega valor ao produto). Selecionei quatro opções - acima - que mais me chamaram a atenção (o vestido preto está perfeito!). Anotem esse nome e confiram também a linha de acessórios e as coleções completas aqui.

0 Response to "Charlie Boots: ethical designer britânico cria looks numerados e sustentáveis"