II Congresso Internacional de Arquitetura discutirá desenvolvimento sustentável

sexta-feira, 24 de setembro de 2010 02:03 by Fernanda Vasconcelos Torres


Nos dias 21 e 22 de outubro, o Centro Universitário  Ritter dos Reis –(UniRitter), em Porto Alegre, receberá um dos maiores eventos sobre desenvolvimento sustentável do ano. O II Congresso Internacional de Arquitetura e Ambiente, uma realização da Fundação CEPA Brasil e co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, traz à Capital Gaúcha destacados especialistas do setor, apresentando diversos cases da  América Latina e Europa.

Durante o evento, que terá três temas abordados com maior ênfase – Cidade, Território e Arquitetura - o primeiro eixo temático estará voltado para o grande desafio dos gestores  da atualidade: a implementação de um novo modelo de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental, orientado a melhorar e resguardar a qualidade de vida da população e a Sustentabilidade do Território.

Entre os conferencistas internacionais já confirmados estão os espanhóis José Maria Ezquiaga e Rafael Mata, Felipe Leal (México) e Edward Rojas ( Chile). Outro destaque do evento é a presença do arquiteto e doutor em Urbanismo Sérgio Magalhães (Brasil). Sérgio  foi  responsável pela concepção e implementação do programa Favela-Bairro, no Rio de Janeiro, e no momento atua no Programa de Estruturação Urbanística de Nova Iguaçu/RJ e no Plano de Recuperação Urbanística de Bel-Air, Porto Príncipe, no Haiti.

A Conferência Inaugural estará a cargo do argentino Rubén Pesci, presidente há 35 anos da Fundação CEPA, que conta com inúmeros projetos em planejamento do desenvolvimento em distintas partes do mundo. No Brasil, entre outros, na área pública, a Fundação já atendeu as prefeituras de Santa Maria (RS), Santa Vitória do Palmar (RS), Imbituba (SC) e Florianópolis (SC). 

Na América Latina, entre os trabalhos mais relevantes da CEPA está o case Nordelta (na imagem do topo), na Região do Tigre, Província de Buenos Aires, assim como o projeto  “Camino del Gaucho”, que visa o desenvolvimento de redes de comercialização de produtos e serviços e a preservação da cultura gaúcha na região dos Pampas em seus três países de abrangência: Argentina, Uruguai e Brasil.

Inscrições e maiores informações no site www.ambitetura.com.br, pelo telefone (51) 3062.0037 ou pelo e-mail: inscricoes@ambitetura.com.br

0 Response to "II Congresso Internacional de Arquitetura discutirá desenvolvimento sustentável"