Silvia Ferrer: moda e poesia verde

quinta-feira, 15 de julho de 2010 22:06 by Fernanda Vasconcelos Torres

Mistura fibras e cores, Aproveita o não aproveitado,
Onde tudo é permitido,
Tornando útil o inútil,
Se unindo para aquecer,
Envolve e enfeita.

A poesia acima é a apresentação da coleção Multimix, da baiana Silvia Ferrer. Radicada em Goiás, a estilista e ambientalista cria peças coloridas reciclando materiais e abusando do lirismo lúdico da criatividade.

Da necessidade ela extraiu o conhecimento de transformar o que seria descartado em algo novo. "Venho de uma família simples, sou a terceira de cinco filhos. Sempre herdava as roupas das minhas irmãs mais velhas, minha mãe comprava o mesmo tecido e fazia roupas para todos. Comecei desde menina. Com 12 anos já fazia minhas próprias roupas, a máquina era de pedalar, minha mãe cortava e eu costurava. Deixava de lanchar na escola, juntava o dinheiro para comprar tecidos, quando não dava pegava roupas usadas, as desmontava, lavava, passava e fazia outra, e quando começava a puir cerzia, remendava", recorda.

O dom, segundo ela, foi herança da avó. "Nunca vi um fuxico como o dela". Quando chegaram as lojas de departamento, dava seu toque pessoal. Com a experiência adquirida, desde 2002 Silvia trabalha com customização, recuperaração de peças manchadas, queimadas a ferro e rasgadas, usando técnicas de bordados, pintura a mão e tingimento.

"Gosto de confeccionar peças versáteis. Aproveito os retalhos, não desperdiço nada. A matéria prima que utilizo nas minhas criações são roupas novas, usadas, danificadas, refugo de costureiras (retalhos, sobra de aviamentos, linhas, e outros), bijuterias antigas, peças de metal, peças de madeira, massa de biscuit, cacos de cerâmica, lacre de latinha, cerâmica mineral, tingimentos com chá, tinta acrílica, plástica, técnicas de douração, e outros materiais que podem ter utilidade em minhas criações", explica.

Sua fonte de inspiração é o desafio de tornar útil o inútil. Mas por que escolher a moda para comunicar seu carinho pela natureza? "Porque é a embalagem, a casca, a proteção, a máscara, o disfarce, o invólucro, o esconderijo, a fantasia, a poesia, o romance, a imagem, o desafio e a atitude de ser". Silvia Ferrer faz acessórios e versos que encantam e enfeitam.

0 Response to "Silvia Ferrer: moda e poesia verde"