Foi aberto recentemente um concurso de moda sustentável que está em sua 2ª Edição: o Concurso de Desenho Talentos Design ‘ 10. Ele é voltado para alunos do ensino superior e patrocinado pela Fundação Banco Santander.
Na primeira etapa do concurso, serão selecionados os 50 projetos mais pontuados pelos internautas. A ex-aluna do curso Princípios do Vestir Consciente, Mari Bernardes, enviou projeto chamado “Aquarela” e vai participar da seleção.
Este projeto tem como objetivo transformar o ato do vestir numa prática sustentável e também num meio de despertar nas crianças uma consciência ecológica de maneira divertida e interativa.
As peças foram inspiradas na música “Aquarela” de Toquinho e possuem diferentes funções. A saia amarela pode ser usada como capa e possui bolsos bordados que transformam-se nas páginas de um livro. Destas páginas podem desprender-se broches, permitindo que a criança interaja com a história. Estes broches são preenchidos com sementes e podem ser utilizados para formar os 5 componentes do jogo de baliza. Quando a roupa não mais for utilizada ela poderá formar um vaso no qual serão plantadas as sementes.
• Materiais / Técnica aplicada
Neste projeto foram utilizados tecidos 100% algodão orgânico, cedidos pela empresa Coexis. Também foram utilizados botões de coco, colchetes metálicos, elásticos, conta de lágrima, linhas 100% algodão e sementes. Todos os tecidos e a grande maioria das linhas foram tingidos com corantes naturais oriundos de extratos vegetais e frutas. Foram realizados bordados manuais sobre os tecidos.
• Significado e relação com a sustentabilidade
Neste projeto são utilizados majoritariamente materiais biodegradáveis, renováveis e menos tóxicos ao meio ambiente e aos humanos. A modelagem permite que a roupa adapte-se ao crescimento da criança prolongando seu ciclo de vida.
O processo de confecção é artesanal e reduz o gasto de energia não humana. Além disso, os bordados manuais contribuem positivamente com os serviços de bordadeiras locais, o que gera ativos sociais. Já a multifuncionalidade das peças reduz o consumo de outros produtos e todos os gastos relacionados à fabricação e transporte destes.
Os versos da canção estimulam a criança a pensar sobre o mundo que a cerca, todos os seres que nele habitam e como futuramente podem “descolorir” tal como sua roupa. Por isto a importância de práticas responsáveis e sustentáveis tal como o plantio de mudas como forma de descarte.
Para votar basta clicar nos “círculos” que aparecem de baixo da foto. Clicando no quinto círculo você atribuirá a pontuação máxima (5 pontos) e clicando no primeiro atribuirá a pontuação mínima (1 ponto). Você poderá votar em qualquer obra do concurso uma vez por dia, todos os dias, porém o prazo para votação é até 03 de Maio (até as 08:00) apenas. Para saber melhor sobre o projeto basta clicar em “ficha técnica”.
Prêmios
• O VENCEDOR receberá como prémio 5.000 euros (valor bruto).
• Os 5 SEGUNDOS CLASSIFICADOS receberão 2.500 euros (valor bruto) cada.
• EXPOSIÇÃO DAS OBRAS: os 50 projectos mais votados pelos cibernautas serão expostos no segundo semestre de 2010 na Casa de América, em Madrid, Espanha. O júri nomeará entre estes o vencedor e os 5 segundos classificados.
O concurso contou com mais de 4 mil estudantes de diversos países, como Espanha, México, Colômbia, Argentina, Bolívia, Suécia, Itália e Estónia, em sua 1ª edição.
Mais informações no site oficial.
Fonte: Ecotece
8 de maio de 2010 às 09:37
[...] Fonte: Ecotece e Eco Trends & Tips [...]
19 de maio de 2010 às 19:30
Oi veja o meu blog sobre design-consumo e meio ambiente, agradeço desde já a visita, um abraço.
2 de julho de 2010 às 07:19
olá, desculpa a invasão, só queria fazer uma pergunta. eu participei no concurso de desenho sustentável e ainda não recebi qualquer diploma, por acaso não sabes de nada? responde para o meu mail. obrigada