Ecologia e espiritualismo são inspiração para Outono/Inverno 2010

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 21:07 by Fernanda Vasconcelos Torres


O ano de 2010 começou sob o efeito da decepção pela falta de acordo na Cop15, conferência das Nações Unidas sobre clima, realizada em dezembro, na Dinamarca, ao apagar das luzes de 2009. Apesar do grande palco político e midiático, o encontro mundial, que reuniu representantes de 192 nações, não trouxe avanços no que se refere ao comprometimento dos países para conter o aquecimento global. Por conta da degradação da natureza, aliada aos fenômenos naturais, tragédias provocadas por chuvas, enchentes e nevascas vêm se sucedendo em todos continentes, trazendo morte, destruição e prejuízos.

Mas, o que o mundo da moda tem a ver com isto? Tudo, afinal, moda não é só consumismo supérfluo, é também cultura e comportamento que influenciam, diretamente, o estilo de vida e a relação das pessoas como o meio onde vivem.  Nestes tempos de questionamentos e reflexões, o principal desafio dos birôs internacionais – que apontam direções para novos produtos -, é sensibilizar para questões que vão além do glamour e do luxo.

Novo paradigma
A Promostyl, agência de pesquisas de tendências globais, com sede em Paris e representada no Brasil por Arena Bureaux de Estilo, destaca que o espírito principal da estação é a necessidade de acreditar “em algo sublime”; por isso, a Espiritualidade é o que norteia as influências que são apresentadas em quatro temas, Confira:

  • Exo-Tech/Eco-tech – tecnologia e ética - A reconciliação dos dois lados do cérebro para inventar um mundo mais justo e sustentável. A nova consciência ecológica traz também uma nova visão de mundo, da criação, produção e distribuição. A ética caminha junto com a estética, a ciência e a criação. São utopistas pragmáticos que usam a tecnologia para criar um mundo mais sustentável, solidário e digno. Fontes de energia renovável, arquitetura ética, bem-estar urbano com plantas fazendo parte do cenário, trazer para a cidade um pouco das florestas, fusão do natural com o artificial, futurismo nômade. Materiais reciclados, seda emborrachada, plástico biodegradável, estampas de animais e plantas. É um tema otimista, tecnológico e ético, que acredita que o amanhã será um dia melhor e mais bonito, que o mundo será generoso e eco-friendly.



  • Perspective/Autonomia – terrestre e radical - Tema mais conceitual. Apresenta a reconciliação, de forma inesperada e radical, do low tech com o high  tech, do intelectual com o funcional.

    Vivemos em uma era de absoluta convergência. Produtos “2 em 1” inusitados e que, muitas vezes, podem ter até mais utilidades.

    O comércio via web revolucionou o relacionamento entre consumidores e marcas e as lojas físicas estão se reinventando e injetando doses afetivas no atendimento a este novo cliente, que deseja produtos inteligentes e personalizados.

    Minimalismo, low profile, design retrô, noção de que “menos é melhor”, proximidade, a arquitetura inserida na paisagem, a cidade como o playground dos artistas, interatividade, materiais recicláveis e de baixo custo - como feltro, plástico, papel machê -, cartolinas, vidro fumé, alumínio, produtos inspirados no dia-a-dia industrial - como clips que podem se transformar em colares. Futurismo, neon. Um convite para repensarmos a noção de equilíbrio.



  • Heritage/Distinção – espiritual e tradicional - É um resgate de valores antigos, a arte do bem viver, o senso estético - que é austero e chique, meticuloso e valoriza demasiadamente os detalhes -, a elegância, o altruísmo, o rigor e o perfeccionismo. Traz de volta o conceito de clubes, de pequenos grupos, coleções de séries limitadas comercializadas em pontos-de-venda exclusivos. Alfaiataria no streetwear, artesanato com tecnologia, o “rurbanism” – rural + urbanismo - cidades menores como novos grandes destinos turísticos, um elogio à simplicidade rústica trabalhada com materiais de qualidade. Sobriedade em justaposição com o espírito gótico das catedrais, objetos devocionais em 3D, cristais, rosários modernos, correntes, a arte dos ourives que trabalham com ouro e prata e a arte dos relojoeiros são valorizadas como a hand made com precisão e rigor.

  • Oracle/Estimulação – esoterismo em todas as suas formas - Para trazer um pouco mais de magia para o cotidiano. Mitologia, artes divinatórias, tarot, sonho secreto de transformar a vida real em contos de fadas. Neoorientalismo, poesia, estampas que parecem desenhos infantis, tecidos adamascados, jacquards, bordados, metais, madeira, peles, estampas de animais de florestas, um clima de outono nas florestas, surrealismo, românticos excêntricos.


 

Fonte: Textilia

1 Response to "Ecologia e espiritualismo são inspiração para Outono/Inverno 2010"

  1. Ecologia-e-espiritualismo-sao-inspiracao-para-OutonoInverno-2010. : Sysmaya Says:

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