Consumo consciente na moda também significa economia no bolso

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010 19:14 by Fernanda Vasconcelos Torres


A busca pelo consumo consciente está literalmente na moda e, hoje, já é possível se vestir bem e ser ecologicamente correto ao mesmo tempo e, o melhor, sem gastar muito.

Segundo a consultora de moda e professora da Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, Andréia Miron, as compras em brechós ou as reuniões entre amigos para a troca de roupas (em inglês, swishing), além de serem alternativas baratas representam também uma forma de reunir amigos e descontrair.

"Hoje está muito em alta o uso do vintage, que é o uso de peças de outras épocas. Além disso, neste tipo de compra, a pessoa pode comprar uma roupa de marca com preço até 70% menor".

Outras opções
Outra ideia é adotar o hábito da customização. Em outras palavras, colocar a criatividade em ação e dar cara nova às peças que há muito estão no guarda-roupa.

"Além de colaborar com a natureza e com o bolso, a pessoa ainda garante exclusividade", diz Andréia.

Já quem quer ser ecologicamente correto na hora de se vestir, mas não abre mão de comprar coisas novas, deve começar a observar a procedência e os materiais usados na fabricação de roupas e acessórios.

"Ao comprar uma roupa nova, a pessoa deve observar a procedência, pesquisar e evitar ao máximo os materiais sintéticos, optando pelas fibras naturais, além de abolir o uso de peles".

Garantindo boas aquisições
Independentemente da forma que você escolher para renovar o guarda-roupa, para não se perder em meio a tanta oferta e garantir boas compras - você precisa tomar alguns cuidados.

Em primeiro lugar, tenha certeza de que realmente vai usar o produto que está levando. Mesmo podendo abusar um pouco da criatividade na hora da escolha, levando uma peça que provavelmente não encontrará em uma loja tradicional, você deve avaliar primeiro qual é o seu estilo. Não adianta, por exemplo, adquirir um vestido super colorido anos 60 e depois não ter coragem de usá-lo, deixando-o jogado em um canto do armário.

Em caso de dúvida, vale a recomendação básica de consultores de moda: leve peças clássicas, como terninhos em cores sóbrias ou conjuntos de tailleurs e saias, que estão sempre imunes a modismos e tendências passageiras.

Além disso, procure experimentar tudo o que quiser comprar, já que geralmente, em brechós, por exemplo, as trocas não são permitidas.

Fonte: Yahoo!

1 Response to "Consumo consciente na moda também significa economia no bolso"

  1. Fernanda Rocha Says:

    Adorei a dica! Hoje em dia, ter consciência ecológica é uma questão de sobrevivência. E esse post é perfeito com as várias dicas dadas.