3º Prêmio Assintecal/Petrobras quer reduzir poluição calçadista

segunda-feira, 16 de novembro de 2009 14:25 by Fernanda Vasconcelos Torres

get_image


Como parte do esforço da cadeia calçadista de reduzir seu risco ambiental, fornecedores de materiais se unem para incentivar a diminuição no uso de solventes na indústria. Trata-se da 3ª edição do Prêmio Assintecal/Petrobras de tecnologia em adesivos e processos de colagem para calçados.

“O uso de solventes derivados de petróleo é o principal problema ambiental para a maioria dos fabricantes de calçados”, explica Valdemar Masselli, vice-presidente da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos).

Segundo ele, como se trata de um produto tóxico, seu uso expõe os trabalhadores a risco ocupacional. “Percebe-se que o interesse de reduzir o uso é tão grande que a principal fornecedora do produto, a Petrobras, está participando do prêmio”.

Aposta na tecnologia

“A filosofia do prêmio”, conta Masselli, “é aproximar universidades e instituições de pesquisa da indústria para que as aplicações desenvolvidas nos laboratórios cheguem às fábricas”.

Com o uso de nanotecnologia no adesivo, por exemplo, é possível realizar a colagem de alguns tipos de componentes de calçados sem o uso de solvente.

get_image2Como participar do prêmio

As inscrições vão até 18 de dezembro e estão abertas para estudantes, pesquisadores e profissionais da área. Acesse o site especial para conhecer detalhes e inscrever-se.

Os trabalhos serão julgados por uma comissão de especialistas do setor. O 1º colocado receberá R$ 10 mil e o segundo, R$ 5 mil.

Os ganhadores serão anunciados durante o Congresso de Inovação Tecnológica, de 4 a 5 de fevereiro de 2010.

Nas imagens (ao lado), ganhadores da 2ª edição, e corte de material colado usando nanocompósitos em microscópio.



 



Fonte: UseFashion

1 Response to "3º Prêmio Assintecal/Petrobras quer reduzir poluição calçadista"

  1. Trackback Says:

    Comentario...

    [..]Articulo Indexado Correctamente[..]...