Como parte do esforço da cadeia calçadista de reduzir seu risco ambiental, fornecedores de materiais se unem para incentivar a diminuição no uso de solventes na indústria. Trata-se da 3ª edição do Prêmio Assintecal/Petrobras de tecnologia em adesivos e processos de colagem para calçados.
“O uso de solventes derivados de petróleo é o principal problema ambiental para a maioria dos fabricantes de calçados”, explica Valdemar Masselli, vice-presidente da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos).
Segundo ele, como se trata de um produto tóxico, seu uso expõe os trabalhadores a risco ocupacional. “Percebe-se que o interesse de reduzir o uso é tão grande que a principal fornecedora do produto, a Petrobras, está participando do prêmio”.
Aposta na tecnologia
“A filosofia do prêmio”, conta Masselli, “é aproximar universidades e instituições de pesquisa da indústria para que as aplicações desenvolvidas nos laboratórios cheguem às fábricas”.
Com o uso de nanotecnologia no adesivo, por exemplo, é possível realizar a colagem de alguns tipos de componentes de calçados sem o uso de solvente.
Como participar do prêmio
As inscrições vão até 18 de dezembro e estão abertas para estudantes, pesquisadores e profissionais da área. Acesse o site especial para conhecer detalhes e inscrever-se.
Os trabalhos serão julgados por uma comissão de especialistas do setor. O 1º colocado receberá R$ 10 mil e o segundo, R$ 5 mil.
Os ganhadores serão anunciados durante o Congresso de Inovação Tecnológica, de 4 a 5 de fevereiro de 2010.
Nas imagens (ao lado), ganhadores da 2ª edição, e corte de material colado usando nanocompósitos em microscópio.
Fonte: UseFashion
21 de novembro de 2009 às 09:21
Comentario...
[..]Articulo Indexado Correctamente[..]...