Além do presidente Barack Obama, mais de 100 mil pessoas já doaram suas calças em denim para a entidade Cotton from Blue to Green transformá-las em revestimento de prédios nos Estados Unidos. É preciso 500 pares de jeans para forrar uma casa média e o projeto já beneficiou mais de 180 famílias carentes.
Este processo sustentável, que existe desde 2006 e surgiu para alertar as pessoas de que o denim é reciclável, ocorre através das cinco etapas listadas abaixo:
1) Milhares de jeans usados são doados à entidade, uma vez que esta é uma peça bastante popular, de grande circulação e que ganha diversas releituras ao longo do ano;
2) Na fábrica, o primeiro passo para a reciclagem é a retirada de botões, zíperes ou quaisquer outros detalhes que não sejam em denim;
3) As peças voltam ao estado original de fibra através de inúmeros processos;
4) Reprocessada, a fibra é tratada com soluções de borato para resistir mais ao fogo e ao bolor. Este tratamento químico é bastante seguro para o consumidor e menos tóxico do que o sal de cozinha;
5) Prontas, as folhas de isolamento são cortadas e organizadas para distribuição em residências e prédios comerciais, com o objetivo de melhorar o isolamento térmico.
Recorde em parceria com a National Geographic
No dia 12 de agosto, a entidade espera entrar para o livro dos recordes com a ajuda da National Geographics Kids. A “Cotton from Blue to Green” planeja ser registrada na publicação como detentora da maior coleção de roupas para reciclar. A tentativa será feira no Union Station, em Washington, sede do governo dos Estados Unidos.
Fonte: UseFashion
6 de agosto de 2009 às 18:51
Seu blog é totalmente perfeito, sou estudante de biologia, gostei bastante da matéria não conhecia essa finalidade para o jeans.
qualquer coisa da uma passada no meu blog.
www.biologadesalto.blogspot.com
xeru