Francal: calçado leva preocupação ambiental

domingo, 19 de julho de 2009 21:24 by Fernanda Vasconcelos Torres
6686821Pneus se transformam em sandálias. A combinação de restos de tecidos, latinhas, cortiça e borracha dá origem a um par de tênis. Fibra de bambu é matéria-prima para sapatilha.

Iniciativas ecológicas e socialmente corretas como essas estão ganhando espaço na indústria calçadista e atraindo personalidades do porte do Pelé, como ocorreu ontem no segundo dia da 41ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal).

A mostra se estende até sexta-feira no Parque do Anhembi, em São Paulo. Em uma solenidade assediada pela imprensa e por tietes, Pelé lançou a sandália Eco Sandals, da empresa Goóc, de São Paulo. O ação faz parte do Projeto 2014 Goóc, que pretende tornar o Brasil referência mundial na fabricação de sandálias recicladas de borracha de pneu. Segundo o vietnamita Thai Quang Nghia, diretor da empresa, a meta é incentivar o consumo consciente e reativar a indústria de vulcanização – que está com 70% da capacidade ociosa e cerca de 10 mil desempregados. Pelé está à frente da campanha sem cobrar cachê.

– Quando eles (a Goóc) me explicaram o número de desempregados que tem essa indústria e o bem que isto pode fazer ao país, aceitei – explicou.

Para o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, as linhas ecológicas vêm conquistando novos adeptos, e a indústria está atenta à tendência. O Grupo Via Uno, de Novo Hamburgo, entra nesse mercado com uma nova marca, a Naturezza. O destaque fica com o tênis 100% ecológico. O tecido do esportivo é elaborado com fibras recicladas, sobras de resíduos industriais.

– O objetivo é, por meio do tênis, conscientizar as pessoas – diz Paulo Kieling, gerente de marketing da empresa.

Especializada no público infantil, a Ortopé, uma empresa da Paquetá, de Sapiranga, está inovando com a aplicação do conceito 3R (reduzir, reutilizar e reciclar) e o lançamento da linha Eco. Inserida na ideia de reduzir, a empresa apresenta o modelo “stika e puxa”, para os bebês. Em resumo, trata-se de um sapato dividido em duas partes e com uma presilha de ajuste. As duas combinações permitem que o calçado sirva para três numerações.

– A nossa preocupação se estende até as caixas dos nossos sapatos, que são recicláveis – destaca Luciana Nunes, gerente de marketing da Ortopé. (Clique na imagem abaixo para ampliar).


vitrina 



Fonte: Zero Hora

0 Response to "Francal: calçado leva preocupação ambiental"