Quem já assistiu "Bonequinha de Luxo" lembra da cena em que a personagem de Audrey Hepburn observa a vitrine da Tiffany & Co. na 5ª Avenida. Pois a empresa de 172 de tradição em joalheria decidiu ceder espaço para uma bela causa: a conservação dos corais.
Com o tema "Under the Sea" (Sob o mar), pretende alertar o público que consome suas luxuosas jóias das consequências da extinção desses habitantes dos oceanos.
"Cada vitrine oferece uma visão diferente - e um colorido diferente - do fundo do mar. A topografia das montanhas e vales são formadas por areias brilhantes e banhadas em azul profundo, branco primitivo, lavanda e turqueza. Tecidos finos formam ondas de cor e bolhas ropiam em torno do vibrante coral esculpido em resina", descrevem.
Largamente utilizado em objetos de decoração e joalheria, o coral é extraído dos mares, tornando cada vez menor a extensão dos arrecifes (que demoram a se refazer e sofrem com o aquecimento global e métodos nada sustentáveis de pesca).
Desde 2002 a empresa suspendeu o uso dessa matéria-prima em suas criações. "Nós não podemos ser cúmplices dessa destruição. Esperamos sensibilizar os consumidores sobre essa importante questão e que outros joalheiros urgentemente unam-se a nós e se recusem a vender jóias com coral", enfatizou Michael J. Kowalski, presidente e diretor executivo da Tiffany & Co.
Além disso, a companhia apoia a ong SeaWeb, assim como sua campanha Too Precious to Wear (Tão precioso para usar), que busca educar consumidores e extratores sobre a conservação do coral.
A campanha estará nas vitrines durante toda a temporada de verão (no norte).
Fonte: Tree Hugger | Foto: Tiffany & Co./Paloma Picasso