Walter Rodrigues desenvolve ecoshoes

terça-feira, 26 de maio de 2009 17:57 by Fernanda Vasconcelos Torres

conteudo_20010_foto_1_ecoshoes_logoÉ possível estar na moda e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente? Uma amostra de que é viável pôde ser vista nos pés da modelo e atriz Grazi Massafera, na 14ª edição do Fashion Rio, realizado em janeiro. Três modelos dos chamados ecoshoes (sapatos ecológicos), criados pelo estilista Walter Rodrigues, foram feitos de materiais recicláveis selecionados por pesquisadores do Laboratório de Química Industrial de Faculdade de Química da PUCRS.


Retalhos de madeira, casca de coco, chifres e ossos de animais, poliuretano, pintura com metalização a vácuo, retalhos de palmilhas e polímeros ABS foram algumas das matérias-primas utilizadas na confecção dos calçados sociais femininos que roubaram as atenções no evento carioca de moda.


14MATERIElas foram escolhidas por serem de fontes renováveis e por terem a capacidade de ser recicladas sem perder suas propriedades originais. "O verdadeiro sentido de inovação é pensar no futuro, construindo projetos que viabilizem e que concretizem um caminho de mudanças na criação de novos produtos. Sustentabilidade deve ser compreendida não mais como um plus na linha de produção, mas sim como uma regra a ser seguida daqui pra frente", observa Walter Rodrigues, que além de estilista é coordenador do Núcleo de Design e Inovação da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).


O projeto "Calçado verde com componentes ecológicos", desenvolvido com recursos da Finep e Sebrae, é uma parceria entre a PUCRS, a Assintecal e empresas de componentes de calçados. O papel do grupo de pesquisa, na primeira fase do estudo, foi selecionar os materiais que atendessem aos requisitos, além de fazer uma avaliação do ciclo de vida dos sapatos, a energia envolvida na fabricação e transporte dos materiais, entre outras informações. "Infelizmente não podemos estudar até o fim do ciclo desses calçados. Geralmente, quando não utilizam mais, as pessoas doam os calçados, e os destinos são os mais variados", conta a mestranda em Engenharia de Tecnologia de Materiais, Fabiana de Araújo Ribeiro. Em breve está prevista a chegada de um software especial para fazer esse tipo de cálculo com mais precisão.


Na segunda fase o grupo pretende desenvolver e melhorar materiais para a fabricação dos ecoshoes, principalmente por meio do reaproveitamento de resíduos. Dentre as ideias está a injeção de polímero com fibras naturais num salto, desenvolver uma cola mais ecológica e tentar reaproveitar o couro do tipo cromo, que atualmente tem seus restos colocados em valas especiais.


No dia 8 de junho, no Fashion Rio Primavera Verão 2009, serão apresentados outros modelos desenvolvidos no desfile de Walter Rodrigues (confira entrevista completa no site da PUCRS).


 


Fonte: PUCRS | Imagens: Assintecal e Correio do Povo

0 Response to "Walter Rodrigues desenvolve ecoshoes"