Casa Cor 2009: Moradias contemporâneas podem ser sustentáveis

quinta-feira, 28 de maio de 2009 11:16 by Fernanda Vasconcelos Torres

casa-corAbre



A Casa Cor, maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, propôs, em 2009, um desafio para todos os profissionais envolvidos no projeto: apresentar as novas tendências do ramo de uma maneira sustentável. A ideia é mostrar aos visitantes que ambientes sustentáveis não são sinônimos de lugares rústicos e primitivos.

Primitivismo, pouco conforto e qualidade, falta de beleza e ausência de sofisticação. Todas essas características ainda aparecem na cabeça de muita gente quando se fala em casas sustentáveis. Para mudar essa ideia equivocada e fazer as pessoas entenderem de uma vez por todas que sustentabilidade significa, antes de tudo, inovação e criatividade para melhorar a qualidade de vida e diminuir os impactos do planeta, a Casa Cor – maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina – adotou o tema sustentabilidade para o ano de 2009. 

Em parceria com o Grupo SustentaX, que é especialista em estratégias corporativas sustentáveis, o evento ofereceu assistência para todos os profissionais envolvidos na criação dos ambientes, afim de que as 14 “casas”, espelhadas por todo o Brasil, seguissem os requisitos e critérios básicos da sustentabilidade. 

O resultado vai poder ser conferido pelos moradores das cidades de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco e Sorocaba, a partir de maio. 

Em São Paulo, por exemplo, a arquiteta e paisagista Gigi Botelho projetou o “Star da Piscina”. O ambiente, que reúne uma varanda, um cantinho para leitura e uma piscina, é considerado sustentável em uma série de aspectos: a iluminação do lugar é feita através de um sistema de baixíssimo consumo de energia – apenas 3W por ponto, enquanto refletores tradicionais gastam 50W –, a piscina é revestida com material de vinil reutilizável e a decoração do ambiente ainda conta com uma jabuticabeira e outros tipos de vegetação de baixa manutenção. 

Além disso, a arquiteta pesquisou no mercado uma marca de piscina, a Sibrape, que possui sistema de filtragem com descarte de água extremamente reduzido, processo de descontaminação sem o uso de nenhuma substância química e, ainda, motobomba com ventilação que reduz, em até 30%, o consumo de energia. Para aqueles que tem interesse em tornar o ambiente ainda mais sustentável, é possível, também, construir um sistema de coleta de água no lugar, afim de reaproveitar a água da chuva para outras finalidades, como regar o jardim ou limpar o quintal. 

Um outro projeto sustentável que vai chamar a atenção dos visitantes da Mostra é o ambiente “Full Service da Madeira”, idealizado pela Orsa Florestal – empresa produtora de madeira certificada pelo FSC – e pelo ecodesigner Pedro Petry. A proposta, que mostra que é possível utilizar madeira ecológica em diversos itens decorativos – como decks, rodapés e até mesas de jantar –, visa inspirar profissionais da construção civil a criar projetos modernos e, ao mesmo tempo, sustentáveis. 

Outra “novidade verde” da Casa Cor 2009 são os veículos não poluentes que estarão a disposição dos visitantes que queiram circular nos mais de 44 mil m² de exposição. São quatro carros elétricos e várias bicicletas, localizados em pontos estratégicos, para incentivar a mobilidade com sustentabilidade dentro do evento. 

O grande objetivo dos organizadores da mostra, juntamente com o SustentaX – que vai, ainda, ministrar palestras nas cidades em que serão montadas as “casas” –, é unir as últimas tendências da moradia contemporânea com as diversas formas que existem de contribuir para o meio ambiente e, assim, se tornar uma referência mundial no quesito “casas sustentáveis” em 2010. 

“Através da fusão de informações atuais e alinhadas com práticas reconhecidas internacionalmente, os profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo vão poder desenvolver seus projetos de maneira sustentável, mantendo a sofisticação e a originalidade que sempre estiveram presentes nos eventos da Casa Cor”, diz Paola Figueiredo, diretora do Grupo SustentaX e responsável por diversos projetos famosos do setor de empreendimentos verdes.

 

Fonte: Planeta Sustentável

1 Response to "Casa Cor 2009: Moradias contemporâneas podem ser sustentáveis"

  1. natalle Says:

    Olá,
    deixo aqui nosso site para que conheçam um pouco mais de nosso trabalho
    www.natalletecidos.com.br