A pesquisa, realizada em nove diferentes mercados - EUA, Inglaterra, Espanha, Brasil, Alemanha, China, Índia, França e México - e divulgada pela Media Contacts, explora a percepção do consumidor em três níveis: o fenômeno por si só, sua influência em setores-chave e em empresas dominantes desses setores.
Para tal, foram realizados 18 grupos de discussão dirigida e mais de 11 mil entrevistas individuais on-line nesses nove mercados, sobre 200 marcas distintas. Esses mercados representam 53% dos usuários mundiais de Internet. A pesquisa mostrou que os consumidores estão extremamente engajados com o tema das mudanças climáticas e esperam que as empresas sejam condutoras nesse caminho pela busca de uma solução. Isso representa uma grande oportunidade.
O estudo revela que 80% dos consumidores participantes preferem adquirir produtos de empresas que tentam diminuir seu impacto ambiental; que 90% estão inclinados a comprar mais produtos ecologicamente corretos nos próximos 12 meses e que 35% dessas pessoas estão dispostas a pagar mais por esses produtos. Esses dados comprovam a vital necessidade das empresas de investirem em ações e planos de comunicação ambiental se pretendem manter sua participação no mercado.
O objetivo principal da pesquisa, que era entender a visão dos consumidores sobre o impacto das mudanças climáticas, foi atingido. Mais do que isso, o estudo possibilitou um mapeamento detalhado e significativo do comportamento do consumidor nas diferentes localidades, pois, apesar das mudanças climáticas serem um problema global, o tema é percebido pelos consumidores de uma forma local, peculiar.
Fonte: Consumidor Moderno
8 de julho de 2008 às 16:26
Infelizmente, aqui no Brasil ainda não tenho visto consumidores "extremamente engajados", como diz a pesquisa. Prova disso são as sacolas plásticas, a quantidade de lixo que é jogado na rua, as lâmpadas fluorescentes que não são utilizadas por todos, as caminhonetes esportivas a diesel, o desinteresse pela reciclagem do lixo...