Tendência Aquecimento: jeans branco o ano todo

quarta-feira, 5 de setembro de 2007 00:18 by Fernanda Vasconcelos Torres

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Parece que as intempéries (financeiras e climáticas) assumiram mesmo status de ordem do dia nos Estados Unidos. Mas não só de furacões e problemas no mercado imobiliários fazem parte dos noticiários.tailor-360604.jpg


Um dos destaques do The Wall Street Journal do dia 30 de agosto foi (pasmem) a mudança no comportamento de consumo de moda nessa "Era do Degelo".  O texto faz uma brincadeira com a peça curinga no verão americano (o jeans branco - que só uma Victoria consegue ficar magérrima usando), que com todas as maluquices do clima ainda funciona nos looks - em plenas vésperas de outono por lá.

A idéia de atrasar a troca de guarda-roupa (que aqui funciona ao contrário) parece a mais acertada. "Na maioria dos lugares no Hemisfério Norte, o tempo está se tornando mais quente, os invernos mais curtos e menos extremos", de acordo com o Center for Climate Systems Research at Columbia University in New York.opera-length-leather-gloves_0780eb1e.jpg

O climatologista Radley Horton explica que a pouca diferença na variação de temperaturas sazonais provoca mudanças na chegada das estações. A primavera inicia de uma semana a 10 dias atrasada, enquanto o outono aparece cerca de uma semana mais tarde do que o normal.

O jeans é peça escolhida para essa 'transição', eleito como elemento-chave para não errar nas tendências dos termômetros. Uma camiseta ou jaqueta complementam o visual - dependendo da temperatura. Talvez aí more o maior desafio para a indústria da moda (acostumada como o troca-troca a cada 3 meses).peacockfeather.jpg

"O tempo maluco e o aquecimento global estão despertando interesses nos fabricantes da indústria da moda, fazendo com que pensem novas formas de abordagem para o mercado nos Estados Unidos e no exterior, onde os climas são variados". Como exemplo dessa atitude, a tradicional marca de roupas femininas Liz Claiborne convidou o climatologista Mr. Horton para uma conversinha informal com 30 executivos da marca, onde eles falaram dos tecidos às temporadas de quedas nas vendas e distribuição no varejo.

"A grande maioria das revistas de moda de Setembro estão trazendo juntamente o outono assuntos como o retorno da alfaiataria, roupas infantis como ternos e casacos de tricô". Os must haves da estação são as elbow-length leather gloves (luvas compridas - fetiche total - mas nada práticas) e colares de penas (o que já apareceu em muitas golas e vestidos também). Um indicativo que o bom é apostar em trabalhos artesanais e muitos acessórios.

Fica difícil pensar em marcas de luxo defendendo a bandeira verde - principalmente porque seus artigos agregam qualidade, matérias-primas raras e processos nem sempre legais ao meio ambiente. "Alta costura, é claro, é uma extensão do frívolo e fantasioso". Por enquanto, ficamos sonhamos com uma haute couture mais ecológica.

The Wall Street Journal - Teri Agins:
http://online.wsj.com/article/SB118843034338212804.html?mod=hps_us_inside_today

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