29ª FIT: Setor infantil destaca preocupação ambiental através de moda inventiva

segunda-feira, 2 de julho de 2007 00:07 by Fernanda Vasconcelos Torres












No segundo dia da 29ª edição da Fit (Feira Internacional do Setor Infantil-Juvenil-Bebê), destacamos as iniciativas das marcas preocupadas com o meio ambiente em geral. Sustentabilidade, preservação e paz são algumas das “lições” ensinadas às crianças através do vestuário.A mineira Precoce (foto 1) possui três linhas: bebê, infantil e adolescente, trabalhadas com o tema “Sabores”. E esse sabor não está presente somente nas roupas, que remetem a frutas e doces, mas também propõe saborear a natureza, as férias e a diversão.

Há três anos no mercado, a marca Be Little (foto 2) escolheu o tema “Floresta Tropical”, aplicando simpáticos animais como sapos e borboletas nas peças. Seguindo a temática do meio ambiente, ainda optou por trabalhar com o bambu como matéria-prima, pois esse material degrada em apenas três meses, enquanto o algodão leva cerca de seis meses. As embalagens dos produtos foram alteradas. Eram de plástico e agora vêm em papelão, já que seu processo de reciclagem é mais fácil. E para incentivar o uso de materiais reciclados, a Be Little ainda presenteia os compradores com um porta-lápis feito de garrafas pet, com detalhes em crochê e enfeites que lembram os animais presentes na coleção.

A Vide Bula Baby (foto 3) quer ensinar as crianças para que elas também ensinem seus pais. As roupas trazem estampas de animais e textos sobre a situação em que eles se encontram. Cada peça vem com um envelope de papel com sementes de amor-perfeito, com a proposta de que a criança e seus pais fotografem o processo de plantio e crescimento, para ser postado em um blog da marca.

Já a Pistache e Banana (foto 4), que existe há um ano, foi criada especialmente com o intuito de fazer roupas ecológicas e bem brasileiras. Os elementos nesse estilo vão além de estampas, aparecendo no estande da marca, onde as paredes são feitas de embalagem de pasta de dente, os bancos, de pneu e mangueira, e os cabides, com copos e pratos descartáveis.

Bem didática, a Bicho Comeu (foto 5) trouxe, na lapela dos bolsos, apliques de símbolos de reciclagem. Os enfeites de cabelo foram feitos em plástico de sacolas, e os colares possuem pingentes de papel.

Fonte e Fotos: UseFashion/São Paulo www.usefashion.com

0 Response to "29ª FIT: Setor infantil destaca preocupação ambiental através de moda inventiva"