Entrevista: Paulo Roberto Sensi

quinta-feira, 14 de junho de 2007 20:53 by Fernanda Vasconcelos Torres

showletter.jpg




Paulo Roberto Sensi é o criador da Eurofios, de Blumenau-SC, uma empresa que não polui, recupera resíduos, não utiliza água nem produtos químicos em seus processos e que promove uma rede de geração de renda para famílias inteiras. A reciclagem de artigos têxteis produz 200 toneladas de fios por mês (75t só de barbantes). “O que era lixo agora virou matéria-prima para novos produtos”, explica o diretor comercial. Confira a entrevista abaixo:



ET&T - Como surgiu a Eurofios?
PRS: Surgiu da idéia de agregar valor a um produto reciclado que é ecologicamente e fio1.jpgsocialmente correto. Os fios produzidos pela Eurofios anteriormente eram vendidos para indústrias que nunca exploraram a questão ecológica e ambiental. Acreditamos que agora, com todo esse apelo mundial, iremos conseguir quebrar o paradigma das pessoas que acham que os produtos reciclados não têm qualidade. Inicialmente nossos concorrentes nos chamaram de loucos em colocar no rótulo que os nossos produtos são reciclados. Hoje temos tecnologia e fio2.jpgqualidade para competir com produtos não-reciclados.

ET&T - Como funciona o processo de produção?
PRS: Nosso processo inicia com a compra destes resíduos de confecção, que são encaminhados a nossa empresa. É feita a conferência do material posteriormente, e encaminhado para as famílias que temos cadastradas, que fazem a separação por cor destes materiais. Aí, coletamos este material já separado e damos início ao processo produtivo, fabricação da fibra, fio, e finalizamos o processo com a retorção. 

ET&T - Há demanda no mercado para fios ecológicos e sustentáveis?fio4.jpg
PRS: O mercado ainda é restrito. Estamos tendo certa dificuldade, mas acreditamos que existe toda uma questão cultural que tem que ser trabalhada, e orientar nossos consumidores que ao comprar nossos fios e barbantes estão comprando um conceito de produto com preço mais acessível, ecologicamente e socialmente correto e de qualidade. 

ET&T - A responsabilidade social é uma das idéias abraçadas pela Eurofios. Quais as ações desenvolvidas pela empresa nesse setor?fio3.jpg 
PRS: 
Temos hoje aproximadamente 20 famílias cadastradas que fazem toda separação e classificação dos nossos materiais, coletados nas confecções. As pessoas que exercem este trabalho para a nossa empresa, são pessoas que têm certa dificuldade para sair de casa por diversos motivos, como por exemplos dificuldade de locomoção, cuidar das crianças enquanto o marido ou a esposa está em outro trabalho, e pessoas de idade mais avançada com certa dificuldade no mercado de trabalho. Estamos também cadastrando nossos(as) consumidores para divulgar os trabalhos feitos e também orientar na formação de preço para que o mercado valorize o trabalho realizado.

ET&T - Quais as aplicações possíveis para os fios em trabalhos têxteis?
PRS:
A partir do barbante, basta ter um pouco de criatividade. Existem muitas aplicações: temos clientes que utilizam em tecelagens para fabricação de diversos tipos de tecidos, tecelagens manuais, tricô, crochê, tapeçaria, vestuário e muitas outras aplicabilidades, na área de artesanatos, que mais uma vez vem contribuir com a renda familiar.

6 Response to "Entrevista: Paulo Roberto Sensi"

  1. Vitor Soares Says:

    Acabo de entrar na industria textil. Estou trabalhando uma grife de moda casual. Como gosto de esportes e natureza gostaria muito de adequar a qualidade do meu produto com a preservação do meio ambiente. E gostaria de saber se o que foi exposto na entrevista com o Paulo Roberto Sensi confere e como poderia entrar em contato com ele.

    Desde já um grande abraço.

    O r i e n - positive flow.

  2. Vania / Alexandro Says:

    Por gentileza, gostaríamos do contato da Eurofios ~Paulo Roberto Sensi
    Nosso email: datricot@yahoo.com.br ou ale.vania@terra.com.br
    Att: Vania / Alexandro

  3. Caroline Says:

    Prezado Paulo Roberto

    Sou aluna de Design, do curso superior de Design de Produto - Cefet/SC, e estou desenvolvendo um trabalho sobre produtos de design sustentável. Achei a sua empresa muito interessante e ficaria grata se pudesse obter o enderesso da empresa, para uma possível visita, afim de conhecer melhor esse processo.

    Agradeço desde já!

  4. Celio Says:

    Oi!!
    Por favor, gostaria do contato da empresa, nós gostamos muito do produto e queriamos conversar. Meu contato é ncarte@yahoo.com.br. Obrigado

  5. beatriz Says:

    BOA IDÉIA! É O FUTURO!
    TENHO CERTEZA QUE SERÁ UMA DAS MAIS IMPORTANTES IMPRESAS DA REGIÃO E POR QUE NÃO DO PAÍS E MUNDO.
    SOU ADEPTA DE TUDO QUE DIZ RESPEITO AO MEIO AMBIENTE.
    CUIDAR DO NOSSO PLANETA É CUIDAR DE NOSSA SOBREVIVÊNCIA E ESSE TIPO DE EMPREENDIMENTO TEM TUDO DE BOMMMMMMMMM!

  6. marks Says:

    tenho residuos para venda se interessar