Beleza Orgânica: primeira loja de cosméticos naturais e orgânicos do Facebook


Investindo na tecnologia do f-commerce - um conceito inovador de compras online nas redes sociais - com a oferta de itens naturais e orgânicos - surge a Beleza Orgânica, primeira loja de cosméticos naturais e orgânicos do Facebook. Oferece uma seleção de produtos para cabelo, rosto e corpo sem químicas nocivas, como parabenos, fragrâncias e corantes artificiais, derivados petroquímicos, e que não são testados em animais, atendendo à crescente demanda de consumidoras mais conscientes e preocupadas com sua saúde e a do planeta.

“A pele é o maior órgão humano e as substâncias em contato com ela e o couro cabeludo vão direto para a corrente sanguínea. Os cosméticos convencionais contêm milhares de substâncias tóxicas para a saúde das pessoas e do meio ambiente. E a maioria das substâncias usadas na indústria da beleza não é testada para a segurança de uso em humanos” comenta Renata Esteves, a idealizadora do projeto.

Ex-executiva de moda em NY, consultora de e-commerce e marketing digital, Renata também edita o blog Beleza Orgânica, que desvenda a realidade dos cosméticos industriais, ajudando os leitores a aprender a ler os rótulos e encontrar alternativas mais seguras e saudáveis. Isso sem deixar de lado o que interessa - ótimas dicas “verdes” para ficar mais bonita de forma consciente e sustentável.

O Brasil é hoje um dos maiores mercados de cosméticos e o maior fornecedor mundial de matéria-prima do setor de beleza. Diversas marcas de produtos naturais e orgânicos já estão sendo produzidas aqui, e não deixam nada a desejar para as grandes marcas internacionais. Muitos desses produtos são exportados, mas ainda tem uma distribuição limitada no país. Agora, eles podem ser facilmente encontrados na loja virtual.

Osklen se manifesta pela Agenda 21 na SPFW


Oskar Metsavaht propõe com sua coleção de inverno 2012 uma reflexão sobre a Agenda 21. Para refrescar a memória, essa agenda foi o documento que - na Eco 92 - estabeleceu a importância de cada país em se comprometer a refletir sobre como poderiam cooperar no estudo de soluções para as questões socioambientais do mundo. Vinte anos se passaram, pouco se fez, e Oskar decreta que nós somos os guardiões do planeta, depende de nós essa transição entre a morte da nossa terra para um lugar sustentável. Tudo isso e muito mais ele declara em uma carta/convite ao desfile. Para quem conhece o Oskar, sabe que isso tudo vem do fundo do seu coração, que não é um discurso vazio e marqueteiro.



Desta reflexão, surge um manifesto expresso através da coleção, que sob o meu ponto de vista trouxe roupas impregnadas do DNA da marca e com um apelo para as situações extremas, como a falta de água no planeta e temperaturas muito oscilantes. Muitas das peças tinham aspecto de abrigo, no sentido de abrigar e trazer conforto. Alguns macacões poderiam virar um saco de dormir, pois são de lã, trazem uma bolsa cantil e mochilas de couro de pirarucu acopladas as costas. Os casacos e blusões em pele sintética e os tricôs gigantes de gorgorão e seda ecológica são lindos de morrer e seguram a onda em temperaturas congelantes. O camuflado geométrico é lindo e dá um toque de recolher ao passo rápido e forte dos modelos na passarela. A estampa de floresta é impressa nos longos e tradicionais vestidos da marca, que desta vez vem em veludo de seda. Tudo isso com uma cartela de suspirar: verde-militar, azul oceano, vermelho urucum, laranja, preto, cinza e dourado.

Fonte: AsPatrícias

Irmãs Green: natureza, primitivismo e inspiração em Fritjof Capra

16:15 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

A Teia da Vida é o nome da nova coleção da Irmãs Green, assinada pela estilista Hieda Oviar. A inspiração para a criação das novas peças veio do livro “A teia da vida”, de Fritjof Capra, que pensa sobre novas perspectivas de futuro para as próximas gerações.

A marca se preocupa com a preservação da natureza e com a sustentabilidade, por isso apenas materiais ecologicamente corretos foram utilizados, tais como: fibra de bambu mestampada digitalmente através de tecnologia digital limpa, tecidos reciclados de algodão, fibra PET em poliéster e resíduos têxteis de coleções passadas. A seguir, veja o vídeo da campanha:




Fonte: UseFashion

Tavex lança linha ACQUASAVE® que privilegia a economia de água em sua produção

16:02 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 700 milhões de pessoas em 43 países sofrem todos os dias com a escassez de água. Até 2025, 1,8 bilhões de pessoas viverão em países ou regiões com absoluta escassez de água e dois terços da população do mundo poderá viver sob condições extremas em relação à falta de água. Preocupada em se adequar a essas transformações do meio ambiente, a Tavex lança o projeto ACQUASAVE®, baseado em tecidos que usam uma revolucionária tecnologia que reduz substancialmente o consumo de água em seu processo de fabricação.

Os primeiros artigos da linha são o ACQUAFLASH, um puro índigo, e o ACQUA SPIRIT, uma sarja com trama tinta. Ambos são produzidos com tecnologia inovadora que posibilitam processos mais rápidos na lavanderia, privilegiam a economia de água, o reaproveitamento e a redução do consumo de energia térmica. Os itens substituem também os químicos convencionais, que dão lugar aos de baixo impacto ambiental, como o amaciante natural à base de cupuaçu, o Alsoft® Amazontex da Tavex, já conhecido no mercado.

"A indústria do denim é conhecida por seu alto consumo de água e energia. Mas a Tavex tem liderado o desenvolvimento de tecnologias e produtos mais sustentáveis. O Projeto ACQUASAVE® é fruto dessa busca", afirma Maria José Orione, gerente de marketing América do Sul da Tavex. "A redução de água no processo vinda dessas iniciativas pode chegar a um milhão de litros de água por dia", completa.

Além do lançamento do ACQUAFLASH e do ACQUASPIRIT, o projeto traz uma nova maneira de pensar a lavanderia do jeans com a responsabilidade de salientar processos cada vez mais sustentáveis em seu beneficiamento. Por meio da Consultoria Técnica de Lavanderia da Tavex, parceiros e clientes terão acesso a uma coleção desenvolvida sob esta filosofia e a uma série de dicas de como desenvolver lavagens mais sustentáveis.

Dicas para desenvolver lavagens mais sustentáveis:
  • Tingimentos em baixas temperaturas, poupando energia, água e insumos;
  • Desenvolver efeitos especiais com resinas (3D, resinados color) sem utilização de fornos ou utilização de fornos com temperaturas mais brandas;
  • Reutilizar água no processo;
  • Estimular economia no enchimento e esvaziamento da lavadora, diminuindo o tempo dos motores ligados;
  • Reduzir o consumo de água no processo de lavagem;
  • Utilizar tecidos com menor concentração de goma. Exemplo disso é a coleção Denim da Tavex, que já é desenvolvida com menor concentração de goma;
  • Tecidos que desbotem com mais facilidade;
  • Itens que apresentem menor migração e "redeposição" de corante durante a lavagem;
  • Utilizar processos combinados: desengomar e neutralizar no mesmo banho, por exemplo.
  • Utilizar processos com Ozônio
  • Utilizar processos com laser

Sustentabilidade em todo o processo

  • O desenvolvimento de produtos mais sustentáveis é um dos itens presente na lista de ações sustentáveis realizadas pela Tavex em seu processo industrial. Recentemente, a companhia fez um inventário de todas as suas ações de preocupação ambiental e concluiu que suas iniciativas culminam na economia de:
  • 30% de ganho de energia térmica;
  • Reutilização e reaproveitamento de 40% da água no processo:
  • Reuso da água utilizada no resfriamento dos equipamentos;
  • Economia de 30 milhões de litros por mês.


Fonte: Textilia

Caloi lança bicicleta "Cycle chic"


A tendência Cycle chic vem influenciando diversas criações. Pensando nessa inspiração, a Caloi apresenta seu novo modelo, "Konstanz", que une ares sofisticados ao toque retrô. Essa cultura está presente em várias metrópoles ao redor do mundo, e mistura, além do ciclismo, estilo e preocupação ambiental.

A bicicleta é feita em alumínio, possuiu quadro rebaixado, que facilita a subida, e acompanha uma cesta removível de vime, acessório que ajuda a transportar diversos objetos, como flores, bolsas e até mesmo animais de estimação.

As rodas têm paredes duplas de aço e o câmbio conta com 7 marchas. Nos detalhes, há os paralamas dianteiro e traseiro, além do descanso lateral. O item deve custar cerca de R$ 1299.

Fonte: UseFashion

TNG aposta no jeans 100% reciclado

domingo, 8 de janeiro de 2012 00:22 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Para o inverno 2012, TNG une duas inspirações que parecem, a princípio, opostas. A marca traz a modernidade da indústria têxtil em sintonia com a sustentabilidade, criando peças que utilizam sobras de fios e garrafas pet. De acordo com os criadores, as texturas remetem à natureza, reinterpretadas através de um olhar urbano.

Conforme os croquis, as saias curtas e os volumes em godê e babado são notáveis. Os vestidos têm modelagem ampla e cintura alta. Calças têm variações de fits, desde skinny até pantalona. Já para os homens, os tricôs ganham força. Os casacos e trench coats têm modelagem slim. Nas estampas, a principal referência é a Art Nouveau, com desenhos de pássaros e folhagens, por exemplo.

A base dos tecidos foi desenvolvida pela denovo. O processo gira em torno do reaproveitamento de tecidos e garrafas pet, que seriam descartados. Também são usados agentes de tratamentos biodegradáveis.

Completando a coleção eco-friendly, a TNG ainda apresenta óculos em acetato 100% reciclado e cintos, bolsas e sapatos criados com raspa de couro.

Fonte: UseFashion

Consumo sustentável será estimulado pelo governo

00:07 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

O governo vai ampliar a integração das políticas ambientais e de desenvolvimento do país. A decisão foi anunciada pela ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que lançou o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). A ideia, segundo ela, é estimular a participação dos cidadãos em todas as ações que visam ao desenvolvimento sustentável e a defesa do meio ambiente.

A ministra acrescentou que o plano vai contar com a participação de vários setores do governo, empresários, organizações não governamentais (ONGs) e cidadãos. O objetivo é incentivar a produção mais eficiente e o consumo responsável.

“Um dos objetivos do plano é o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas, proporcionando uma melhor qualidade de vida, enquanto minimizam os danos ao meio ambiente”, disse Izabella Teixeira, informando que o plano reúne vários programas já em andamento.

A execução do programa inclui a assinatura de pactos setoriais com empresas e entidades de classe, além de campanhas educativas para mobilizar os consumidores. As prioridades são o consumo sustentável no setor varejista e o fortalecimento do sistema de compras públicas sustentáveis, para estimular o mercado a produzir bens e serviços com base em critérios ambientais.

O plano estabelece metas quantitativas e qualitativas, de acordo com o definido por todos os os parceiros, além de diversas ações de governo que foram incorporadas as metas para o período de 2012 a 2015. A proposta servirá de base para as ações do governo, do setor produtivo e da sociedade que direcionam o Brasil para padrões mais sustentáveis de produção de consumo, segundo a ministra.

Na cerimônia de lançamento do plano, Izabella Teixeira assinou uma carta de intenções com representantes de empresas que fabricam eletrodomésticos e produtos de higiene e limpeza. As empresas se dispuseram a substituir o uso de gases nocivos ao meio ambiente por gases que não agridam a camada de ozônio e reduzam o potencial de aquecimento global.

A ministra acrescentou ainda que há uma previsão de mais adesões ao compromisso de cooperar com a redução da emissão de gases tóxicos e de lixo de difícil decomposição. A Associação Brasileira de Embalagem aderiu a esse compromisso hoje. A entidade indicou que pretende reduzir, no mínimo, à metade a fabricação e o uso de sacolas plásticas até 2015.

Fonte: FashionMag